• Carregando...
Matthias Bungart | Arquivo da família
Matthias Bungart| Foto: Arquivo da família

A humanidade do professor Matthias Bungart impressionava a todos que o conheciam. Sempre disposto a ajudar as pessoas, ficou conhecido por sua grande solidariedade. O alemão não teve filhos, mas deixou seu legado para uma infinidade de alunos e professores que o conheceram.

Para fugir da guerra, a família de Matthias encontrou no Brasil uma oportunidade de uma nova vida. Com apenas 6 anos, ele se instalou com os pais e irmãos em Minas Gerais. A família depois morou no Rio de Janeiro, mas foi no Paraná que encontraram o verdadeiro lar. Instalados em Londrina, na Região Norte do estado, o jovem pode completar seus estudos na cidade.

Professor Matthias Bungart da PUCPRArquivo da família

A década de 1960 marcaria uma revolução na vida do alemão. Em 1962, ele veio para Curitiba estudar História Natural na PUCPR, curso que garantiu não só uma longa carreira como professor, mas também trouxe a mulher de sua vida. Conheceu Maria Elizabeth, também estudante de História Natural, em 1963,e, desde então, nunca mais se separaram. Eles se casaram logo após a formatura da esposa, em 1968. Sempre muito atencioso e carinhoso, garantiu ótimas lembranças da relação. O casal viajava quase todos os anos. Juntos, conheceram diferentes paisagens pelo mundo, mas gostavam mesmo dos destinos litorâneos.

A vocação para a docência foi conhecida ainda cedo. Recém-formado, Matthias iniciou a carreira como professor, em 1968, na PUCPR e no Colégio Martinus, onde também foi diretor. Passou por diversos outras escolas, nas quais sempre lecionou para estudantes do Ensino Médio. Tornou-se uma referência para o curso de Ciências Biológicas da universidade. Aos alunos, dedicava-se de corpo e alma. A pontualidade era uma das suas principais características. Era conhecido entre os colegas por sua extrema organização, não só com seus materiais, mas também na sua maneira de ensinar. Como compreendia os universos do Ensino Superior e também do Ensino Médio, conseguia fazer uma “ponte” entre os dois períodos, o que facilitava a vida dos alunos.

Em 1974, ganhou uma bolsa de estudos em Geologia, na Freie Universität Berlin, na Alemanha. Acompanhado da esposa, morou durante um ano na sua terra natal. Foi um período de extrema felicidade para os dois. Muito estudioso, adorou a temporada na Europa, pois pode ampliar seus conhecimentos. Gostaram tanto do país que voltaram diversas vezes para visitá-lo.

Sua vontade de ajudar e guiar as pessoas no caminho da educação marcaram sua longa carreira. Comprava livros e revistas para aqueles alunos que não tinham condições de adquirir as publicações. Foi homenageado em inúmeras formaturas. Desde 2002 foi eleito o professor homenageado nas turmas de licenciatura em Biologia, fruto de seu bom relacionamento com os estudantes. “Sempre incentivava os alunos, ele era um homem muito motivador. Cativava todos, pois nunca estava desanimado”, conta Ana Cristina Greca, coordenadora do curso de Biologia na PUCPR e ex-aluna de Matthias.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

A paixão pela profissão era tanta que mesmo não trabalhando mais, ainda sonhava com as aulas que dava. Poucos dias antes de falecer, já no hospital, dormia e sonhou que estava lecionando. “Ele sentou na cama, com os olhos fechados, ergueu bem a voz e falou por alguns instantes sobre zoologia, como se estivesse em sala”, lembra-se a esposa.

Nos últimos dias, Matthias esteve internado por complicações de um câncer. No dia 28 de abril, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Deixa a esposa Maria Elizabeth S. Bungart, cinco irmãos e muitos alunos e colegas de profissão.

Dia 28 de abril, de parada cardiorrespiratória, aos 71 anos, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 16/05/2015

Adair Amélia de Souza, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Valdemiro Ciprino de Souza e Sebastiana Amélia de Souza. Sepultamento ontem.

Alan Jhonatas Soares, 21 anos. Profissão: encanador. Filiação: Devanir Silva Soares e Viviane do Nascimento Azevedo Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Ipê, em São José dos Pinhais.

Alberto Salles de Carvalho Júnior, 89 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Alberto Salles de Carvalho e Francisca Pacheco Salles de Carvalho. Sepultamento ontem.

Alionor Bueno de Oliveira, 78 anos. Profissão: militar. Filiação: Alberto Bueno de Oliveira e Marta Falkcvics. Sepultamento ontem.

Amarildo Carvalho de Franca, 49 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Pedro Batista de Franca e Diva Carvalho de Franca. Sepultamento ontem.

Antônio Matias de Carvalho, 60 anos. Profissão: taxista. Filiação: Agenor Matiaas de Carvalho e Ana Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Benedita Ilydia de Jesus, 84 anos. Filiação: João Moreira da Silva e Ilydia de Jsus. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Bronislava Kochanski, 73 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Casimiro Roman e Maria Roman. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Comunidade Povoado Lustosa, em Ipiranga.

Clarice Nunes de Azevedo, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Nunes da Rosa e Antônia Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Claudinei Martim de Lima, 19 anos. Profissão: estudante. Filiação: Carlos Alberto de Lima e Neiva Martim. Sepultamento ontem.

Cristiano Rogério Alves Cardozo, 37 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Alceu Alves Cardozo e Vera Lúcia Martins Cardozo. Sepultamento ontem.

Daisly Guasque Rocha, 63 anos. Profissão: professora. Filiação: João Guasque Rocha e Maria Aparecida Nascimento Rocha. Sepultamento ontem.

Deborah Cardoso Pimenta Russo, 56 anos. Profissão: cirurgiã. Filiação: Oswaldo Pimenta e Nadir Cardoso Pimenta. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano.

Diogo Moreira Aleixo, 27 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Dilvimar dos Santos Aleixo e Yara do Rocio Moreira Aleixo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Santa Mônica, em Campina Grande do Sul.

Edson Francisco Mance Júnior, 30 anos. Profissão: técnico. Filiação: Edson Francisco Mance e Janaina Lopes Mance. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Eduardo Matos, 21 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Rogério Andrade Matos e Hilda da Aparecida Matos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela da Fazenda Rio Grande.

Eguinalda do Nascimento Nunes, 52 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Nunes do Carmo e Carmelita Vargas do Nascimento. Sepultamento ontem.

Francisco Piekarski, 88 anos. Filiação: Miguel Piekarski e Maria Piekarski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches.

Genoveva Rigloski, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Rigloski e Marta Bogenski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Geracina de Oliveira Pereira, 85 anos. Filiação: Germanio Benedito de Oliveira e Eulália Pedrina de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Gerson Ostroski, 26 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Oscar Ostroski e Lídia Zielinski Ostroski. Sepultamento hoje, em local a definir.

Ida Pombeiro, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luís Maurício Jordão e Rosa Fabrin Jordão. Sepultamento ontem.

Ismael William Wagner Pinto, 23 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: José Carlos Pinto e Luciane Wagner Pinto. Sepultamento ontem.

Joaninha Aglaci dos Santos, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Franco Bastos e Júlia Quirino de Bastos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo de residência.

Jocélia Martins de Oliveira, 38 anos. Profissão: operadora. Filiação: José Martins de Oliveira e Marlene de Souza Oliveira. Sepultamento ontem.

José Ciro Lopes Jordão, 42 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: José Jordão e Rita Conceição Jordão. Sepultamento ontem.

José Gonçalves, 78 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Francisca Maria Gonçalves. Sepultamento ontem.

José Luiz de Oliveira, 69 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: José Dionizio Luiz e Cidália Vidal de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida.

Jussara Aparecida Marcondes Neiva, 63 anos. Profissão: administradora. Filiação: João da Rocha Marcondes e Maria do Belém Pacheco Marcondes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal de Guarapuava.

Leocadia Kanopa Marchioro, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Albino Kanopa e Ana Kanopa. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Metropolitano, em Fazenda Rio Grande, saindo da Capela Municipal do Boqueirão.

Livete de Andrade, 58 anos. Profissão: técnico. Filiação: Júlio de Andrade e Olivia Graciano de Andrade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Lygia Lúcio Pimpao, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Lúcio e Judith Martorano Lúcio. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Marcelo Adriano Nagel, 46 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Pedro Nagel e Elizabeth Nagel. Sepultamento hoje, em local a definir.

Marcos Antônio Santana, 29 anos. Profissão: motorista. Filiação: Antônio Santana e Mari Noeli de Góes Santana. Sepultamento ontem.

Maria Catarina da Silva Bueno, 52 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Benvinda Pereira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Católica do Tatuquara.

Maria José Ferreira Santos, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Placidino Ferreira e Idalina Ferreira. Sepultamento ontem.

Maria Maia Miranda dos Santos, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Maia Miranda e Felisbina Ribeiro Mendes. Sepultamento ontem.

Maria Neuza da Silva, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Gonvalves Vieira e Dominga Pereira de Meira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de local a ser designado.

Maria Saladim Oliveira, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Saladim e Amélia Cabral. Sepultamento ontem.

Maria Vitória Ramos Mulhembruch, 1 mês. Filiação: Evaldo Mulhembruch e Jéssica Aparecida Ramos. Sepultamento ontem.

Neide das Gracas Garcia Ogata, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Garcia e Tereza Barbosa de Almeida. Sepultamento ontem.

Odete Ferreira da Silva, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Ferreira da Silva e Marciria Ferreira da Silva. Sepultamento ontem.

Raul Paula de Senas, 69 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Querino de Oliveira Senas e Francisca de Paula. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Ricardo Lisboa Pereira, 27 anos. Profissão: montador. Filiação: Pedro Danivetti Pereira e Eva Lisboa Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Campina Grande do Sul.

Sandro Diovane Camilo, 48 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Guiomar Camilo e Odete de Oliveira Camilo. Sepultamento ontem.

Ubirajara Ipira Braga, 80 anos. Profissão: dentista. Filiação: Juvêncio Duarte Braga e Consuelo Nunes Braga. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Valdomiro Dries, 62 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Francisco Dries e Luíza Graeff. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]