• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Nazira Maria de Souza Brito gostava de coisas simples. Seu dia perfeito começava cedinho: levantava às 6 horas, acendia o fogão de lenha e colocava a água do chimarrão para esquentar. Como trilha sonora, ouvia músicas evangélicas. As preferidas eram as da dupla Rayssa e Ravel, Talita e o CD de Welington Camargo, presente do neto Wagner. O café da manhã ideal tinha o pão feito por ela, o café quentinho e o leite recém-tirado. No almoço, não poderia faltar o feijão com farinha de milho biju, que também poderia virar uma gostosa farofa com ovos caipiras. Passava o dia intercalando os afazeres de casa com o cuidado com a horta, onde viçavam couves, alfaces e cebolinhas, as orações diárias e as conversas – sempre regadas com chimarrão – com as vizinhas. A família sempre presente completava o dia perfeito de Nazira.

Nascida em Castro, região dos Campos Gerais, numa família de pequenos agricultores, Nazira amava o campo. O cuidado com a terra e os animais de fazenda a acompanharam durante toda a vida. Passou a infância e a adolescência entre as vaquinhas leiteiras e o cultivo de milho, feijão e os demais produtos necessários para a alimentação do dia a dia. Aprendeu a fazer o pão e a farinha de milho biju, a aproveitar o leite para queijos de vários tipos. Seus queijos eram famosos.

Outro talento desenvolvido naquela época foi o de artesã. Fazia com perícia chapéus de palha. Comerciantes encomendavam os produtos trançados artesanalmente e feitos em uma antiga máquina de costura manual – que às vezes quebrava e colocava em risco as entregas. Também sabia manter as roupas em ordem. Nunca havia botões soltos ou remendos malfeitos.

Foi em Castro que Nazira conheceu o marido, Pedro, um homem do campo. O casal deixou os Campos Gerais para trás e seguiu em direção a Curitiba. Foram trabalhar em uma chácara na região do bairro Santa Cândida. O ambiente rural se manteve. Na propriedade também havia vaquinhas para cuidar, leite para tirar e fazer queijo, e horta para plantar tudo o que quisessem. E, claro, um fogão de lenha para manter a água do chimarrão sempre quente. Com essa rotina simples, criaram os oito filhos e ensinaram o valor do trabalho e da vida digna. Nazira cuidava dos seus sem descanso; ela não dormia enquanto não os visse chegar em casa com segurança.

“Ela gostava de manter todos debaixo de suas asas. E foi uma mãe para a maioria dos netos”, conta Wagner. Enquanto os filhos trabalhavam, ela cuidava das crianças com prazer. Nunca brigava com eles e até “broncas” pelas travessuras eram doces. Wagner lembra-se das vezes em que, depois de repreendido pela mãe, buscava o colo da avó Nazira como consolo. “Ela ficava contando histórias de como eram as escolinhas rurais do passado, como se fazia a farinha biju do milho”. Ao longo das narrativas, Nazira mantinha a cuia de chimarrão por perto. Foi assim que muitos netos – incluindo Wagner – aprenderam a apreciar a bebida.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Muito religiosa, frequentava a Assembleia de Deus e costumava orar na casa dos doentes. Levava o conforto da prece a quem precisava. Além do amor às pessoas, os bichos também tinham sua afeição. As vaquinhas eram suas preferidas. Quando cães de guarda da chácara acabaram matando uma bezerrinha, Nazira não conteve as lágrimas de emoção. Os animais pareciam saber desses sentimentos e respeitavam a senhorinha. Em outra ocasião, os cães – da raça dobermann – estavam soltos e cercaram Wagner, na época uma criança pequena. O menino ficou apavorado e chamou pela avó. “Ela chegou e me disse para abraçá-la e ficar quietinho. Os cachorros não fizeram nada.”

Há cinco anos, com o Alzheimer avançado, Nazira ficou acamada. A doença a debilitou ao longo dos anos e, após uma parada cardiorrespiratória, ela não resistiu. Deixa os filhos Esmail, Laurita, Adjair, Úrsula, Hermínio, Ana Maria e Iraide, 18 netos, oito bisnetos e um trineto.

Dia 26 de junho, aos 83 anos, devido a uma parada cardiorrespiratória, em Curitiba.

Lista de Falecimentos - 23/07/2015

Albina Mateus da Porciuncula, 87 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Albino Mateus e Maria dos Santos Silva. Sepultamento ontem.

Antônia Alves de Bonfim Costa, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Alves de Bonfim Costa e Geralda da Costa Bonfim. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da Igreja Evangélica Quadrangular do Fazendinha.

Benedito Soares da Silva, 77 anos. Filiação: Francisco Soares da Silva e Maria Lídia da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Bruno José Servian Ribeiro, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Luciano Ribeiro Domingos e Marilza dos Santos Servian. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela Mortuária no Bairro Uberaba.

Cacilda Dias, 76 anos. Filiação: Maria Dias. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de Igreja Evangélica de Antonina.

Daniella Nichio Cordeiro de Lima, 25 anos. Profissão: estudante. Filiação: Donaldo Cordeiro de Lima e Marilza Aparecida Nichio de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela 01.

Doralice Cardoso dos Santos, 102 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Cardoso e Maria Francisca Cardoso. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela - Rubi.

Edolar Machado Dias, 80 anos. Profissão: bancário. Filiação: Nathias Dias e Francisca Machado Dias. Sepultamento ontem.

Edviges da Silva, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Romão Vojtylak e Francisca Vojtylak. Sepultamento ontem.

Estevão Sequineli Neto, 1 mes. Filiação: Cleverson Estevão Bereza Sequineli e Maressa Kellen Gonçalves Sequineli. Sepultamento ontem.

Euristelice de Oliveira e Silva, 89 anos. Profissão: assistente. Filiação: Agostinho Marques da Silva e Alice Amélia de Jesus. Sepultamento ontem.

Eva Gondek Knopik, 75 anos. Profissão: lavradora. Filiação: Alberto Gondek e Sofia Gondek. Sepultamento ontem.

Fábio da Silva, 31 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: João Carlos da Silva e Tereza Trindade Bueno. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Francisca Schirley Birck, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulino Ferreira Alves e Davelina Maciel Ferreira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de São Mateus do Sul.

Gentil Coimbra da Silva, 60 anos. Profissão: servente. Filiação: Hilario Bernardes da Silva e Maria Joana Coimbra. Sepultamento ontem.

Heloar Enis Weber, 81 anos. Filiação: Helmuth Weber e Dejanira Torres Weber. Sepultamento ontem.

Herondina dos Santos Pontarolli, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benjamim Claudino dos Santos e Maria Claudino Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Hilton Freitas Sampaio, 61 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Dorval Sampaio e Benedita Aparecida Sampaio. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de Salão da Igreja Católica São Sebastião, em Joaquim Távora - PR.

João Jurandir Giacomassi, 81 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Luiz Giacomassi e Catharina Giacomassi. Sepultamento ontem.

Jorge Elias Bittar, 82 anos. Profissão: empresário. Filiação: Elias Abdala Bittar e Labire Abdala Bittar. Sepultamento ontem.

José Carlos de Araújo, 46 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Vaz de Araújo e Maria de Lara Araújo. Sepultamento ontem.

José Inácio, 65 anos. Profissão: militar. Filiação: Aníbal Silvestre Silva e Clarinda Maria Inácio. Sepultamento ontem.

Ketlyn Guerra do Nascimento, 3 dias. Filiação: Ronaldo Pinto do Nascimento e Luciana Guerra Neres. Sepultamento ontem.

Lia Busnardo, 85 anos. Profissão: professora. Filiação: Pedro Lunkmoss de Christo e Oceana Lunkmoss de Christo. Sepultamento ontem.

Lucas Alexandre de Andrade, 22 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Roberto de Andrade e Rosa Zaran. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Mortuária em Almirante Tamandaré .

Maria Eunice de Souza, 49 anos. Profissão: contadora. Filiação: João Ferreira de Souza e Maria Izabel Pimenta. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Do Cemitério Municipal de Borrazópolis - PR.

Maria Neide Godoy Picheth, 69 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Aníbal Godoy e Maria Aparecida Panavelo Godoy. Sepultamento ontem.

Maria da Glória da Roza Romann, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maximo Pereira da Roza e Júlia Vargas da Roza. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Umbará.

Marieta Borges Godoy, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Astacio Manoel Borges e Celeste Legnaghi. Sepultamento ontem.

Mariza Terezinha dos Santos, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Dias e Ana Rosa Marques Dias. Sepultamento ontem.

Natalicio Lucas de Matos, 74 anos. Profissão: militar. Filiação: Miguel Lucas de Matods e Santina Elias de Matos. Sepultamento ontem.

Ondina Cordeiro Wernecke, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: Modesto Cordeiro e Martha Cordeiro. Sepultamento ontem.

Rosalino de Jesus Lima, 42 anos. Profissão: repositor. Filiação: Oleriano de Lima e Erondina Aparecida de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Rubens Daniel Bueno da Silva, 57 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Maria Bueno da Silva e Zeneida de Matos da Silva. Sepultamento ontem.

Saadallah Mehdi Ayoub, 78 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Mehde Ayoub e Watfa Ayoub. Sepultamento ontem.

Sérgio Mendes Acosta, 58 anos. Filiação: Antônio Acosta Fernandes e Deolinda Mendes Acosta. Sepultamento ontem.

Sidney Antônio da Silva, 65 anos. Profissão: publicitário. Filiação: Antônio João da Silva e Malvina da Silva e Silva. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela - Diamante.

Soili de Jesus Rates, 17 anos. Profissão: do lar. Filiação: Valdir Rates e Ernestina Abreu Batista. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Goioxim -PR.

Suelita Barboza Stori, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: André Barboza Sueki e Zelinda Barboza Sueki. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária do Bairro de Campo de Santana.

Thereza Gonçalves Fernandes, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Gonçalves de Lima e Magdalena do Nascimento. Sepultamento ontem.

Toguye Tanaka, 86 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Kenzaburo Tanaka e Oity Tanaka. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 01.

Vanuza Custodio de Souza, 28 anos. Profissão: bacharel em ciência da computação. Filiação: Avelino Custodio e Maurina Virgínia de Souza Custodio. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Colombo.

Wassylina Senczuk, 87 anos. Profissão: enfermeira. Filiação: Jurkosenczuk e Paraska Senczuk. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]