• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Aos sábados, Neiy Noeli Hartmann tinha o compromisso – dos tantos que faziam parte de sua agenda semanal – com a Pastoral da Criança da Paróquia Santa Quitéria. O “Pai dos Pobres”, como era conhecido na comunidade religiosa, ajudava na confecção do sopão oferecido para as famílias e crianças atendidas na creche mantida pela igreja. Além de comprar os legumes e ajudar a cortá-los, era ele o responsável por lidar com uma máquina industrial que triturava alimentos. Durante o encontro, promovia a acolhida aos participantes, e cuidava do som e dos microfones - “a sua menina dos olhos”, lembra a companheira Suzi.

A facilidade na comunicação e expansividade nata encantavam quem o conhecesse. Além da atuação na Pastoral da Criança, o aposentado se dividia nas tarefas das pastorais da Ação Social, da Acolhida, dos Vicentinos e da Catequese. O importante era ajudar. “A palavra não era inexistente em seu vocabulário. Não tinha hora nem dia para ajudar quem precisasse ”, conta Suzi. Uma das últimas vezes que saiu de casa para ajudar alguém foi quando uma das casas na comunidade da Portelinha, próxima da igreja, pegou fogo. Além de acudir na tragédia, buscou acolher a família e buscar a doação de móveis para que pudessem reconstruir a vida.

Na Pastoral da Ação Social, lembra o padre José Luiz Sauer, pároco da igreja de Santa Quitéria, o amigo era responsável pela arrecadação dos alimentos e organização das cestas básicas distribuídas mensalmente para 70 famílias cadastradas no bairro. Entre suas tarefas estava o cuidado a validade dos donativos. Nas missas das 19 horas do segundo domingo do mês, ele também preparava as liturgias.

Quando nem existia a Pastoral da Acolhida, Neiy promovia o recebimento dos participantes das missas. Com perfil e empatia, em meados de 2012, foi convidado para coordenar a recém-inaugurada Pastoral da Acolhida. Ele ainda encontrava tempo e disposição para contribuir com a Pastoral da Catequese.

O trato com as pessoas fazia a diferença. Suzi recorda-se das gargalhadas e da felicidade que o companheiro mantinha diariamente. Mesmo que ao acordar o céu estivesse nublado, não deixava de dizer: “hoje o dia vai ser ensolarado”.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Para sua felicidade, depois que se aposentou da indústria química com pouco mais de 45 anos, pode se dedicar mais às ações da igreja. Em paralelo, mantinha o trabalho de pintor e reparador de geladeiras.

No dia 1.º de março, Neiy passou mal enquanto dirigia o carro, na Rua José de Alencar Guimarães, no bairro Santa Quitéria. Ao vê-lo desmaiado, Suzy tomou o volante das suas mãos e jogou o carro na calçada, antes de colidir contra uma árvore. Segundo ela, estavam saindo de um almoço no Pequeno Cotolengo. “O que fica nessa vida são as lembranças”. Deixa a companheira Suzy, uma filha do primeiro casamento, e dois netos.

Dia 1º de março, aos 61 anos, de enfarte agudo no miocárdio, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 19/03/2015

Alcides Suckevicz, 80 anos. Profissão: vendedor. Filiação: João Suckevicz e Elza Suckevicz. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Abranches.

Altair Rodrigues de Melo, 64 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Jorge Rodrigues de Melo e Otília Bueno Rodrigues de Melo. Sepultamento ontem.

Ana Rosalina Barboza, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ernesto Borges Barboza e Lídia Conceição de Ramos. Sepultamento ontem.

Anezio Coqueiro, 90 anos. Profissão: estivador. Filiação: João Benedito Coqueiro e Angelina Alves de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de Salão Comunitário, na Vila São Pedro no Xaxim.

Arlindo Neres de Santana, 46 anos. Profissão: cabeleireiro. Filiação: Juarez Neres de Santana e Angelina Maria de Santana. Sepultamento ontem.

Carlos Donizete dos Santos, 47 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Josias José dos Santos e Alaide de Almeida Santos. Sepultamento ontem.

Cassiana Secundino Ribas, 47 anos. Filiação: Nelson de Souza Ribas e Adélia Maria Secundino Ribas. Sepultamento ontem.

Catarina da Silva Paula, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Theodoro Pedro da Silva e Helena Pereira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Cláudio Vieira do Prado, 67 anos. Profissão: empresário. Filiação: Sebastião Vieira do Prado e Ondina Pavão do Prado. Sepultamento ontem.

Edilberto Cordeiro Machado, 97 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Vicente Machado Júnior e Ondina Cordeiro Machado. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 3.

Edson Luiz Carneiro, 59 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Maria Carneiro e Waltraud Kolb Carneiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Rio Negro (PR).

Élcio Francisco Pires de Lima, 44 anos. Filiação: Francisco de Lima e Maria Aparecida Pires de Lima. Sepultamento ontem.

Eliani Haiske Jeziorny, 43 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Adolfo Haiske e Venturina Haiske. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Elmari de Lima Bahniuk, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Carlos de Lima e Leonor Beghetto Lima. Sepultamento ontem.

Eulália Guedes Ferreira, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Guedes de Carvalho e Maria Alves de Franca. Sepultamento ontem.

Evaldo Dezonet, 78 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Ricardo Dezonet e Frida Dezonet. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da capela 1.

Fernando Lauriano Godoy, 22 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Jenesis Godoy e Maria de Lourdes Lauriano Godoy. Sepultamento ontem.

Francisca Amélia Pereira, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Francisco dos Santos e Thereza Amélia. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Memorial Graciosa, em Quatro Barras, saindo de residência.

Francisco Sabino, 47 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Sebastião Sabino e Maria Eugenia Sabino. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Engenheiro Beltrão (PR).

Francisco Tarciso Rocha, 83 anos. Profissão: barbeiro. Filiação: Benedito da Rocha e Pureza Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Capela do Bairro Novo, Rua Gabriel Ribeiro , 98.

Germano Ruppel, 77 anos. Profissão: garçom. Filiação: Jacob Ruppel e Maria Catharina Ruppel. Sepultamento ontem.

Irena Strzemieczny Cordeiro, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sygmunt Strzemieczny e Jadviga Strzemieczny. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Ivan Francisco Pereira Santander, 21 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: José Francisco Santander e Cristina Cavalini Pereira Santander. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da Capela do Cemitério de Ourinhos (SP).

Ivani Pedroso, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Leonel Pedroso e Gabriela Leonel Pedroso. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária do Uberaba.

Ivone Maria Gonçalves Porto, 55 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Emília Gonçalves. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro, saindo de igreja evangélica, na Rua Ferndinande Otto Muller , no Tatuquara.

João Batista Brum, 93 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Constante Brum e Rosa Brum. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.

José Dutra da Silva, 80 anos. Filiação: João Dutra da Silva e Conceição de Azevedo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Tijucas do Sul (PR).

José Pedro Marafigo Matias, 2 dias. Filiação: Thiago Matias e Adriana de Fátima Marafigo Matias. Sepultamento ontem.

Jubiane da Silva, 29 anos. Profissão: enfermeira. Filiação: Ivanir Roberto da Silva e Noêmia de Melo da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Júlia Rosalta Komuschina, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Komuschina e Wladislana Wypych. Sepultamento ontem.

Lindamir Tallignani Gusso, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Fermino Tallignani e Helena Schreiber Tallignani. Sepultamento ontem.

Mafalda Cechelero Petiz, 90 anos. Profissão: comerciante. Filiação: José Cechelero e Marcelina Fachini Cechelero. Sepultamento ontem.

Marcemina Emília da Silva Camargo, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Fidélis da Silva e Francelina Maria Sebastiana. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Márcia Burzichelli, 57 anos. Profissão: professora. Filiação: Sidney Burzichelli e Vera Dutra Burzichelli. Sepultamento ontem.

Maria Marlene Cavalheiro Pinto, 53 anos. Profissão: diarista. Filiação: Sebastião Carneiro Pinto e Odília Cavalheiro Pinto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela 2.

Mário Sureck, 65 anos. Profissão: técnico de laboratório. Filiação: Pedro Sureck e Paulina Augustin Sureck. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Miguel Agrelli Doria, 1 mês. Filiação: Diogo de Miranda e Doria e Arielli Luíza Agrelli Gregio. Sepultamento ontem.

Ricardo Machado Verssao, 29 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Celso dos Santos Verssao e Serminia Machado Verssao. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da Capela do Cemitério São Benedito, em Paranaguá.

Rita Aparecida de Souza, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Lázaro Ezequiel de Souza e Laura de Melo e Souza. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Orleans.

Rodrigo Fogaça Carlos, 30 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Joel Carlos e Maria Isabel Fogaça Carlos. Sepultamento ontem.

Rui Ribeiro de Azevedo, 63 anos. Filiação: Francisco Ribeiro de Azevedo e Aparecida Silveira Azevedo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela 1.

Selma Haddad, 66 anos. Profissão: artesã. Filiação: Fuad Pedro Haddad e Olga Perez Haddad. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela 4.

Sílvio Rodrigues Cruz, 66 anos. Profissão: motorista. Filiação: Pedro Rodrigues da Cruz e Ana Gomes dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Zeferina do Nascimento Guedes, 89 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Alfredo Nunes do Nascimento e Geraldina Maria do Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela 1.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]