• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

O curitibano Ney Regattieri do Nascimento era o filho único de Josephina Regattieri e Agostinho França do Nascimento e cresceu nos arredores da Praça 29 de Março, região em que até hoje mora sua família. Nasceu em 1923 e 19 anos depois entrou para a faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O ano era 1942 e a partir dali fez seu nome. Não que ele se vangloriasse por sua atuação, longe disso. A verdade é que, desde a graduação, Nascimento nunca se esqueceu do juramento que fez como médico. Dedicou-se ao cuidado com o ser humano por mais de 60 anos.

O primeiro emprego foi como clínico-geral da Companhia Seguradora Atalaia, em 1947, época da construção da estrada Rio Negro-Lages. Atendia muitos casos de acidentes com explosivos, que eram comuns na época. A filha, Maria Luiza, conta que ele ainda ficava impressionado com os casos. “Depois de anos, ele ainda contava alguns para nós. Nunca se esqueceu”.

Foi membro da irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. A confraria, que surgiu antes do hospital, reunia os homens – chamados de “irmãos” – que se mobilizavam para ajudar pessoas carentes. Com a experiência, o pai passou muitos exemplos de gratidão para os filhos. “Tinha um agricultor que não tinha recursos e foi atendido de graça. Depois de um tempo, ele apareceu lá [na confraria] para doar uma carga completa de verduras”, conta Maria Luiza. Nascimento ajudou a Santa Casa com recursos e, principalmente, com seu trabalho para manter e ampliar o atendimento da instituição. Trabalhou até completar 85 anos. Até hoje o hospital conta um pouco de sua história – desde os equipamentos doados por ele até a sala com o seu nome.

A filha conta que o pai sempre foi muito discreto, evitava ir a festas e preferia passear com a família. Mas, mesmo nos momentos de lazer, fazia questão de ajudar quando alguém precisava. Um exemplo eram os dias em que ia passear na chácara de seu sogro e acabava atendendo toda a comunidade rural. “As pessoas comentavam ‘o doutor chegou’ e iam logo bater na porta dele. Ele atendia cada um com muito cuidado. A gente já estava até acostumado a isso. Sempre acontecia”.

O doutor Nascimento foi também anestesista-chefe da Maternidade Curitiba, médico-legista do IML – Maria Luiza diz que ele convivia com a vida e a morte –, professor nos cursos de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Conheceu o Brasil viajando a congressos e contribuiu com publicações, principalmente sobre a área de anestesiologia, cuja evolução acompanhou durante sua atuação.

Em sua casa, Nascimento é lembrado como uma pessoa séria, mas muito dedicada. Conheceu a esposa, Luíza Grein, em 1942, ainda “carequinha do vestibular”, como conta a filha. O romance começou na Ilha do Mel, virou namoro e depois casamento, em 1949. Além de Maria Luiza, tiveram outros três filhos: Ney Augusto, Zélia Maria e Jaci. A família cresceu e o casal ganhou oito netos. Ele sempre teve muito orgulho em contar sobre tudo que construiu com a família – o casamento duradouro e os filhos e netos que deram continuidade aos valores que ensinou.

Em 15 de novembro, o médico teve um aneurisma de aorta e não resistiu. Deixa esposa, quatro filhos, três genros, uma nora, cinco netas e três netos.

Dia 15 de novembro, aos 93 anos, por problemas cardíacos, em Curitiba.

-

Lista de falecimentos

Adriana Adão, 44 anos. Profissão: do lar. Filiação: Amauri Casemiro Adão e Catarina da Silva dos Santos. Sepultamento ontem.

Aleixa da Silva Fernandes, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Daniel Fernandes e Ana Amélia da Silva. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da capela da Funerária Bom Jesus, em Palotina.

Alex Aparecido Egídio, 41 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Waldevino Egídio e Olga dos Santos Egídio. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Mortuária do Jardim Adriana, em Colombo.

Almerinda Sampaio Galdino, 81 anos. Filiação: Pedro Antônio da Silva e Sebastiana Sampaio da Silva. Sepultamento ontem.

Amazonas Ribas Neto, 65 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: José Pedro Novaes Ribas e Clélia Tereza Ferreira Ribas. Sepultamento ontem.

Arcênio Puhl, 54 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Wilibaldo Puhl e Ewelina Mucha Puhl. Sepultamento hoje, no Cemitério da Conceição da Meia Lua, no distrito de Bateias, saindo da Igreja Assembleia de Deus, no Centro de Campo Magro.

Carmella Tavelli Manfio, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Tavelli e Concetta Sapecei. Sepultamento ontem.

Carolina de Souza, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Ligeski e Helena de Souza Ligeski. Sepultamento ontem.

Cecília Riezemberg Tavares, 101 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Riezemberg e Maria Riezemberg. Sepultamento ontem.

Célia Aparecida Tiliacki Santos, 51 anos. Profissão: do lar. Filiação: Natalim Tiliacki e Sebastiana de Araújo Tiliacki. Sepultamento ontem.

Claudemir de Lima, 42 anos. Profissão: técnico em eletrônica. Filiação: Valdomiro Lisboa de Lima e Divina Maria de Lima. Sepultamento ontem.

Danielle Cláudia Soares, 39 anos. Profissão: manicure. Filiação: Antônio Pereira Soares e Antônia Constatina Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias do bairro Boqueirão.

Denigelson Lopes de Lara, 36 anos. Profissão: cabeleireiro. Filiação: Jesuel de Lara e Eliene Lopes de Lara. Sepultamento ontem.

Derike Kaleu Vaz de Souza, 3 anos. Filiação: Jeniffer Kathellin Camargo Vaz de Sousa. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Igreja Missão Missionária do Atuba, em Pinhais.

Diamantino Bandeira, 79 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Provino Bandeira e Angelina Bandeira. Sepultamento ontem.

Dolores Molina Pereira, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alfonso Molina e Maria Benitez. Sepultamento ontem.

Elegantina Gonçalves, 94 anos. Filiação: Flora Helena Rodrigues. Sepultamento ontem.

Evadir José de Carvalho, 59 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Francisco Ranolfo de Carvalho e Liversina Lina de Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Fazenda Rio Grande, saindo da Capela Mortuária de Salto do Itararé.

Felícia Kocan Correia, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Kocan e Francisca Kocan. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Ponta Grossa, saindo da capela mortuária do local.

Ismael Dobijenski, 65 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Miguel Dobijenski e Iracema Dobijenski. Sepultamento ontem.

Janete do Rocio Soares dos Anjos, 48 anos. Profissão: técnica em enfermagem. Filiação: Francisco Meira dos Anjos e Leonor Soares dos Anjos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Municipal da Lapa.

Jaroslau Manchur, 80 anos. Filiação: João Manchur e Ana Tzitzura. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da residência.

Jefferson Luís Janzen, 39 anos. Profissão: empresário. Filiação: João Dietrich Janzen e Karin Janzen. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela da Igreja Evangélica Menonita do bairro Água Verde.

Jessé Eliseu de Lima, 51 anos. Filiação: Derny de Lima e Aparecida de Jesus de Lima. Sepultamento ontem.

João Pereira da Silva, 70 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Sebastião Pereira da Silva e Alzira Pereira da Silva. Sepultamento ontem.

Jorge Leonart, 76 anos. Filiação: Ignácio Leonart e Emília Leonart. Sepultamento ontem.

José dos Santos, 72 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Orlando dos Santos e Maria Caetano dos Santos. Sepultamento ontem.

Katharina Seidl, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Josef Gessler e Juliana Stapfer. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos da Silva, 38 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Eulália Ribeiro da Silva. Sepultamento ontem.

Luiz Gonzaga Diniz, 67 anos. Filiação: José Diniz da Penha e Antônia Tergino da Penha. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Mortuária do Tatuquara.

Marcela Aparecida Elias da Rocha, 35 anos. Profissão: vigilante. Filiação: José Jorge Elias e Marli Bueno da Silva Elias. Sepultamento ontem.

Maria Monteiro dos Anjos, 87 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Laura Prestatina dos Anjos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.

Maria Rita Pimentel, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Siqueira e Julieta Marques de Siqueira. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Marilena Massaro Rodrigues, 62 anos. Profissão: comerciante. Filiação: José Paulo Massaro e Dina Andrione Massaro. Sepultamento no dia 10 de dezembro de 2017, em local a definir, saindo do Colégio Marista Paranaense, no bairro Batel.

Martinha Pimentel Monteiro, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Idalina Henrique Pimentel. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do local.

Mônica Damm, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Damm e Maria Fidler Damm. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Santa Bárbara, em União da Vitória.

Onofre da Silva, 81 anos. Profissão: servente. Filiação: João Lubino Pinto e Ignácia Moreira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela São Rafael, no bairro CIC.

Osires Vitório da Rocha, 71 anos. Profissão: impressor. Filiação: Theotonio Pinto da Rocha e Berbelina Brandt da Rocha. Sepultamento ontem.

Pedro Henrique Lindbech da Silva, 7 anos. Filiação: Luís Carlos Vaz da Silva e Luciani da Silva Lindbech. Sepultamento ontem.

Ronaldo Rafael da Luz, 30 anos. Profissão: gerente. Filiação: Cremilda Pereira da Luz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 02.

Sandra Regina Leite, 43 anos. Profissão: diarista. Filiação: Nelson Ivo Leite e Maria Elisabete Leite. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo de Santa Felicidade.

Sebastião Cachiolo, 80 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Dante Cachiolo e Maria Camilo Cachiolo. Sepultamento ontem.

Sérgio Cardoso, 59 anos. Profissão: vidraceiro. Filiação: Bernardino Vardoso e Evanir Custodio Maciel. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Waldyr da Silva Martins, 91 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Francisco José Martins e Florisbella Rodrigues da Silva. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]