• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Das mãos da costureira Nilza Rodrigues nasciam desde camisetas até trajes mais elaborados, como vestidos e roupas de festa. Ela e os filhos Eliete e Edson sempre usavam as peças que ela mesmo costurava. Era difícil vê-la entrando em uma loja para comprar roupas; trocava as prontas pelos tecidos. Com o passar dos anos e o nascimento dos quatro netos, a produção de Nilza só aumentou.

Natural de Rancharia, interior de São Paulo, Nilza morou primeiro no Norte do Paraná e depois foi para Cianorte, no Noroeste. Foi na “Capital do Vestuário” que conheceu o primeiro marido e teve os dois filhos. Quando chegou a Curitiba, em 1977, já era costureira – exercia a profissão desde muito jovem – e havia se separado. Passou a trabalhar em ateliês e fábricas de confecção de roupas. Mas nunca deixou de produzir peças para a família.

Nilza sempre foi uma mulher vaidosa e gostava de se arrumar. Cuidava muito do cabelo e mantinha os fios sempre penteados e bem pintados. Na aparência, porém, o figurino – sua especialidade – era a maior preocupação. As flores a inspiravam para se arrumar. Ela amava as plantas, principalmente as rosas e as orquídeas que plantava no jardim de casa.

Em Curitiba, fez boas amigas com as quais saía aos fins de semana para dançar. Foi em um baile da terceira idade que conheceu o segundo marido, Alexandre, com quem morou por 11 anos. Após a morte dele, em 2005, ela voltou a morar com a filha.

A casa sempre esteve cheia de vida e de sons. A programação do rádio AM podia ser ouvida todos os dias por quem estivesse na sala de Nilza. Gostava das emissoras que não tocavam somente músicas, mas também tinham conversas, leituras de cartas e tudo aquilo que as faixas do AM proporcionam. As radionovelas também eram uma grande paixão da paulista. Apreciava tanto as histórias que tirou de uma delas o nome da filha, Eliete. Mais tarde as telenovelas também conquistaram um lugar especial no coração da costureira e se tornaram o programa favorito na televisão.

Nilza também buscava estar sempre atualizada. Quando observou que os filhos e netos usavam o computador, quis logo aprender como aquilo funcionava. Passou então a frequentar as aulas de informática para a terceira idade e anotava tudo. Em casa, quando tinha dúvidas, perguntava para a filha. Tinha também um celular e gostava de ficar em dia com as notícias do país.

Para se manter sempre ativa, optou pela ginástica. Todas as semanas frequentava um grupo organizado pela Prefeitura de Curitiba. Nas aulas, tanto as de informática como as de ginástica, fez inúmeros amigos com seu jeito espontâneo e conversador.

Nilza era a mais velha de oito irmãos; seis deles moram em outras cidades. Apesar de estarem distantes fisicamente, nunca perderam o contato e tinham um bom vínculo de amizade. Nair é a única irmã que reside em Curitiba e por isso as duas eram muito próximas. Falavam-se por telefone todas as tardes e se visitavam aos fins de semana.

Ela frequentava também as missas na Paróquia Santa Quitéria e gostava muito de viajar para visitar a família e conhecer paisagens bonitas. Quando seguia para Maringá, matava as saudades do filho, Edson. Mas ela também aproveitava para participar das novenas na cidade. “Ela era muito espontânea e participativa. Todo mundo gostava da sua presença quando estava nas novenas em Maringá . Não ficava apenas como uma visitante”, conta Eliete.

Em 2008, Nilza recebeu o diagnóstico de que sofria de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa, e também já apresentava alguns problemas no coração. Não resistiu à insuficiência cardíaca. Deixa os filhos Eliete e Edson, quatro netos e sete irmãos.

Dia 17 de julho, aos 73 anos, de insuficiência cardíaca, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 27/08/2015

Adelina Gonçalves, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Augusta Pinto. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos.

Admar José Trinkaus, 59 anos. Profissão: montador. Filiação: Carlos Trinkaus e Dalila Ribeiro Trinkaus. Sepultamento ontem.

Alberto da Cruz Filho, 33 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Alberto da Cruz e Cacilda Maba. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Alfredo Ferreira Neto, 78 anos. Profissão: empresário. Filiação: José Bueno de Moraes e Claudiana Ferreira de Moraes. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Alfredo Stawny, 76 anos. Profissão: agricultor. Filiação: João Stawny e Zuzana Stawny. Sepultamento ontem.

Alvir Ferreira, 53 anos. Filiação: Cláudio Ferreira e Iva de Castro Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Antonina.

Aneguia Ferreira Rodrigues, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Ferreira e Francisca Jacob Camp. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Piraí do Sul.

Antônia Izabel de Souza, 75 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Vital José de Andrade e Judith Félix Andrade. Sepultamento ontem.

Arlete Fátima de Souza Bini, 43 anos. Profissão: pedagoga. Filiação: Geraldo Fernandes de Souza e Maria Fernandes de Souza. Sepultamento ontem.

Azemir Matoso da Silva, 59 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Tomas da Silva e Maria Rosa Matoso da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária do Cemitério São Benedito, em Paranaguá.

Cândido de Moura e Costa Rosa, 97 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Dionísio Costa Rosa e Mercedes Casagrande. Sepultamento ontem.

Catarina Cristiano Schimitd, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Victório Cristiano e Maria Vanin Cristiano. Sepultamento ontem.

Cecília Gorczyca, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: André Gorczyca e Franciszka Gorczyca. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Eduardo Rodrigues Ferreira, 72 anos. Filiação: Hely Rodrigues Ferreiraq e Artemia de Peoli Rodrigues. Sepultamento ontem.

Elizabeth Molinet Matias, 55 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Osvaldo Carneiro dos Santos e Cecília Molinet dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de local a ser designado.

Eloise Aparecida Chagas, 36 anos. Filiação: Gastão Luiz Soares Chagas e Amália Pscheidt Soares Chagas. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Eron Felipe Lacerda, 22 anos. Profissão: coletor. Filiação: José Casturino Lacerda e Mara Simone de Souza. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Tibagi.

Estanislau Sdroinski Filho, 73 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Stanislau Sdroinski e Malvina Sampaio Sdroinski. Sepultamento ontem.

Francisco Carlos de Souza, 60 anos. Profissão: comerciante. Filiação: José Urias de Souza e Leontina Vieira de Souza. Sepultamento ontem.

Francisco de Almeida, 72 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: José Francisco de Almeida e Claudina Pereira de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Gilberto Ferreira da Costa, 49 anos. Filiação: Geraldo Ferreira da Costa e Maria Cruz da Costa. Sepultamento ontem.

Giovane dos Santos Graminho, 52 anos. Profissão: agenciador. Filiação: Maria dos Santos Graminho. Sepultamento ontem.

João Gonsalves, 84 anos. Profissão: vigilante. Filiação: José Gonsalves e Lucinda Xavier. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

João da Luz, 57 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Eurides da Luz e Carminda da Luz. Sepultamento ontem.

Joaquim Alvarez Filho, 67 anos. Filiação: Joaqum Alvarez e Aurora Ferreira Alvarez. Sepultamento ontem.

José Damaceno Braga Filho, 57 anos. Profissão: pintor. Filiação: José Damaceno Braga e Oliolina Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

José Pereira, 71 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Cecília Pereira Frutuosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

José Vitor de Mendonça, 82 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Augusto Francisco de Mendonça e Ana César da Rocha. Sepultamento ontem.

Josefa Ovsiany da Silva, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Félix Ovsiany e Maria Cherpinski Ovsiany. Cerimônia hoje, no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo.

Leontina Maria Charavara, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Victório Sameli Quindani e Juliana Deolina Quindani. Sepultamento hoje, em local a definir.

Luíza Stoco Cantelle, 89 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Fioreto Artur Stoco e Olímpia Gonçalves Stoco. Sepultamento ontem.

Manoel João Soares Pereira, 62 anos. Profissão: corretor. Filiação: Pedro Rodrigues Pereira e Enedina Rodrigues Soares. Sepultamento ontem.

Maria Iaschevitz, 60 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Pedro Iaschevitz e Flora Iaschevitz. Sepultamento ontem.

Marta Gerak dos Santos, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alberto Gerak e Francisca Jacoboski. Sepultamento hoje, no Cemitério Santo Expedito.

Mayloini Camargo Taveira, 28 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Rezende Taveira e Narciza Camargo da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério da Sede.

Miquelina Kusman, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Semko e Tecla Semko. Sepultamento ontem.

Nelson Jorge Fujarra, 64 anos. Filiação: Estelino dos Santos Fujarra e Maria Vilas Boas Fujarra. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Nozora Machado, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gregório Fernandes Dias e Maria Pedro Fernandes. Sepultamento ontem.

Paulo Generoso Dias, 53 anos. Filiação: Waldomiro Pereira Dias e Ângela Generoso Bicudo Dias. Sepultamento ontem.

Principe Aron de Samorim Cores, 85 anos. Profissão: advogado. Filiação: Alcides Cores e Pautila Machado Cores. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Rebeca Vitória dos Santos de Paiva, 17 dias. Filiação: Antônio Félix de Paiva e Tatiane Alves dos Santos. Sepultamento sexta-feira, 28 de agosto, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Alvorada do Oeste.

Rosinha Adão Rutelionis, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Augusto Adão e Luíza Adão. Sepultamento ontem.

Rubens Gusso, 92 anos. Profissão: contador. Filiação: Marcos Gusso e Ângela Gusso. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Victor Hugo de Oliveira, 38 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Luiz Antônio de Oliveira e Eriedenes de Oliveira. Sepultamento ontem.

Walter Nascimento, 94 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: José Thomaz do Nascimento e Conceição Moreira Nascimento. Sepultamento ontem.

Yolanda Cunha Knechtel, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bento Ferreira da Cunha e Lavínia Conti Cunha. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]