• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Em 97 anos de vida, foram raros os momentos em que o seu Agostinho não estava cercado de familiares. Nascido em Pinhais, mudou-se, com a família, ainda pequeno, para Rebouças (nos Campos Gerais), onde, desde cedo, aprendeu a trabalhar na roça. A cidade onde cresceu foi, também, onde batalhou pelo sustento da família. Lá conheceu Rosa, a moça pela qual se apaixonou e com quem teve os seus 14 filhos. As dificuldades não foram poucas, já que a produção da sua propriedade era quase totalmente voltada à subsistência da família. O feijão e o milho do prato, as verduras da salada vinham da lavoura da qual ele cuidava todos os dias. Apesar de tudo, a filha Bernadete conta que a família jamais passou fome. Em 1981, já aposentado, veio para Ponta Grossa (Campos Gerais), com a família, em busca de uma melhor perspectiva de vida e acertou na escolha. Ele tinha orgulho de ver os filhos trabalhando, alguns com diploma universitário. Desde a mudança para Ponta Grossa, Bernadete nunca deixou de morar com o pai. Ela conta que, apesar da idade, Agostinho tinha boa memória e gostava de acompanhar os noticiários. A cada quatro anos, vibrava com as vitórias da "Azzurra" (seleção italiana de futebol) – time do coração – nos jogos da Copa do Mundo. Durante a vida, enfrentou a perda da filha mais velha, em 1982, e da esposa, em 2007. Segundo Bernadete, o pai só superou a dor devido ao apoio e à companhia dos filhos. Nos últimos anos, uma pequena multidão se reunia a cada 2 de janeiro para comemorar o aniversário do ‘vovô’. Deixa 13 filhos, mais de 20 netos e mais de 10 bisnetos.Dia 31 de outubro, aos 97 anos, de acidente vascular cerebral, em Ponta Grossa.

* * * * *

Curitiba

Adenílson Cabral, 29 anos, frentista, filho de Claudimir Cabral e Lucila dos Anjos Cabral. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Vila Rural – Rio da Várzea – Campo do Tenente.

Ágata Gabriele Lemes Ribeiro, filha de Jonathan Batista Ribeiro e Kátia Lemes Raul. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão.

Amélia Pinto de Queiroz Guimarães, 87 anos, costureira, filha de Alfredo P. de Queiroz e Inácia E. R. de Queiroz. Viúva de Ruy Mallet Guimarães. Sep. ontem.

Andressa Menezes, 16 anos, estudante, filha de Marcelo de Menezes e Jacira Armestrong da Silva Menezes. Sep. às 15 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do Cemitério Água Verde.

Bento Martins, 95 anos, estivador, filho de Quirino Bento Martins e Anna Martins. Viúvo de Nícia Pinto Martins. Sep. ontem.

Célio de Azevedo, 52 anos, filho de João Benedito de Azevedo e Maria Alves de Azevedo. Sep. ontem.

Cláudio Romano, 40 anos, eletricista, filho de Ari Fagundes Romano e Zósima Cordeiro Romano. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rio Branco do Sul.

Eduardo Dias Palmeiro, 1 ano, filho de Marlos César Palmeiro e Rita de Cássia Dias. Sep. ontem.

Elisabeth Mazuryk, 84 anos, do lar, filha de August Gunzel e Sophie Gunzel. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida.

Elisabeth Roesner, 41 anos, médica veterinária, filha de Ronald Roesner e Marlene Simões da Mota. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Elvira Moreira Ribas, 83 anos, filha de Athanázio Moreira Ribas e Ana Batista de Siqueira. Sep. ontem.

Emailton Alves Duarte, 17 anos, estudante, filho de Antônio Francisco Duarte e Josefa Alves Duarte. Sep. ontem.

Eziquiel Bueno da Silva, 56 anos, pedreiro, filho de Sebastião Bueno da Silva e Cecília Bueno da Silva. Sep. ontem.

Fabiano Heptácio Veiga, 27 anos, autônomo, filho de Leonídio Honório Veiga e Ana Francelino da Silva Veiga. Sep. ontem.

Felipe Innoncêncio da Costa, 24 anos, auxiliar de produção, filho de Florisvaldo Innoncêncio da Costa e Rosicler da Silva. Sep. ontem.

Helena de Souza Müller, 70 anos, do lar, filha de Sebastião Martins de Souza e Júlia Padilha de Souza. Viúva de Vazito de Souza Müller. Sep. ontem.

Helton Gabriel Paiva Nery da Silva, filho de Giselle Paiva Nery da Silva. Sep. ontem.

Inês Maria Cordeiro Linhares Calixto, 57 anos, professora, filha de Lauro Ribas Linhares e Inah Cordeiro de Linhares. Sep. ontem.

Izabelly Ramos de Lima, 5 anos, filha de Valdineia Ramos de Lima. Sep. ontem.

Izadora Artigas Veras, 17 anos, estudante, filha de Rubens Veras Júnior e Luzimar Artigas M. Veras. Sep. ontem.

João Maria Machado, 53 anos, pedreiro, filho de João José Machado e Clodomira Soares da Cruz. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela da Igreja Batista. Rua Toledo, 126 – Alto Tarumã.

João Paulo Camargo França, 19 anos, estudante, filho de João Batista de França e Laurinda Soares de Camargo Ferreira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santo Ângelo (Campo Largo), saindo da capela do mesmo.

José Carlos Coelho de Souza, 80 anos, publicitário, filho de João Galdino de Souza e Sílvia Coelho de Souza. Sep. ontem.

José Igor Rodrigues da Silva, 21 anos, repositor, filho de José Rodrigues da Silva e Rosângela Pereira da Silva. Sep. em horário a ser designado, em cemitério a ser designado.

Luan de Oliveira Santos, 18 anos, filho de Getúlio Francisco dos Santos e Nadir de Oliveira. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela Nossa Senhora. do Perpétuo Socorro – Xaxim.

Lúcia Júlia Stavinski, 72 anos, enfermeira, filha de Carlos Stavinski e Helena Stavinski. Sep. ontem.

Luciana Barbosa Pires, 35 anos, do lar, filha de Raimundo Barbosa Pires e Aparecida Sena Pires. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Luiz Carlos Barbosa Filho, 44 anos, filho de Luiz Carlos Barbosa e Santina Margarida de França Barbosa. Sep. ontem.

Maria Amaral de Morais Mendonça, 84 anos, do lar, filha de Gregório Ferreira de Morais e Bernarda Cândida do Amaral. Sep. ontem.

Maria Jordelina Padilha, 103 anos, do lar, filha de Maria de Oliveira Padilha. Viúva de João Esperança Filho. Sep. ontem.

Maria Madalena Milla Rodrigues, 77 anos, do lar, filha de Joaquim Pereira Milla e Madalena Pereira Barboza. Sep. às 10h30, em cemitério a ser designado.

Marilza do Rocio Moro de Proença, 58 anos, do lar, filha de Eugênio Moro e Rosalina Moro. Sep. ontem.

Miguel Gomes Pereira de Souza, filho de Jaques Luís de Souza e Fernanda Gomes Pereira. Sep. no dia 9 de novembro, em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Miguel Henrique Gama dos Santos, 2 dias, filho de Adriano Rodrigo dos Santos e Ana Paula do Rosário Gama. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da capela Adriana – Colombo.

Miguel Menon, 66 anos, lavrador, filho de Francisco Lino Menon e Izabel Menon. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Imbituva.

Nathan Kauê Carneiro Santana, 9 meses, filho de Juliano Santana dos Santos e Vanessa dos Santos Carneiro. Sep. ontem.

Noêmia Barboza Rosado, 73 anos, governanta, filha de Pedro Lino Barboza e Jacobina de Camargo. Sep. às 16h30, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Rua João Dembinski, 805 – Campo Comprido.

Onofre Algeu Pinheiro, 63 anos, estofador, filho de Eurides Cândido Pinheiro e Maria de Jesus Souza Martins. Sep. às 17 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Regina Maria da Conceição, 75 anos, do lar, filha de Tertulino da Silva e Avelina Maria da Conceição. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Richard Pereira Oliveira de Cristo, 29 anos, cozinheiro, filho de Salvador Costa de Cristo e Sueli Pereira de Oliveira de Cristo. Sep. ontem.

Rosa Jacques da Silva, 76 anos, filha de Antônio Jacques da Silva e Juliana Amélia de Miranda e Silva. Sep. ontem.

Vicente de Morais, 67 anos, carpinteiro, filho de José Ribeiro de Morais e Rita Maria de Morais. Sep. às 10 h, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela do mesmo.

Vinícius Pereira, 28 anos, auxiliar de almoxarifado, filho de Antônio Pereira e Bernadete Albergoni Pereira. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação de Moradores do Jardim Paranaense. Rua Benedito Siqueira Branco, 470.

Wiliam Felipe Franco Novakowski, 20 anos, pintor, filho de Antônio Carlos Franco Novakowski e Maria Lúcia Novakowski. Sep. às 13 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Funerária Bom Jesus – São Mateus do Sul.

Zenir Biscaia, 57 anos, do lar, filha de José Corrêa do Nascimento e Silvínia Schork. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Berti – São José dos Pinhais.

Maringá

André Cristiano Gomes Jerônimo da Silva, 20 anos. Sep. ontem em Maringá.

Ângelo Rodrigues, 83 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 5 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 n- Zona 2 – Maringá.

Anilzira Oliveira Pinto, 79 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da Chácara N. Sra. Aparecida – Zona Rural – Arapongas.

Cecília Faccio Dansiguer, 85 anos. Sep. ontem em Pérola.

Devanir de Barros, 43 anos. Sep. ontem em Maringá.

Horácio Macedo, 82 anos. Sep. ontem em Maringá.

José Francisco de Carvalho, 71 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 7 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Maria Josefa da Silva, 90 anos. Sep. ontem em Paranacity.

Maria Lúcia Freitas Retrovato, 55 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Marlene Berti Ferreira, 55 anos. Sep. ontem em Astorga.

Mateus Dias Soares, 89 anos. Sep. ontem em Marabá.

Osvaldo Rodrigues Ramos, 80 anos. Sep. ontem em Pérola.

Yatiyo Marcelino, 73 anos. Sep. às 13 h, no cemitério municipal de Marialva, saindo da capela 1 da Prever. Rua Mohamed Kalil, 49 – Centro – Marialva.

Foz do Iguaçu

Fabrício Manoel de Campos, 34 anos. Sep. ontem em Medianeira.

João Henrique Glienki, 52 anos. Sep. ontem em Missal.

Zilda Carvalho Rospirski, 44 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]