• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A frase "Eu sou um neurogeriatra e esse é meu diferencial" era dita com orgulho pelo médico Luiz Carlos Benthien toda vez que precisava falar de sua carreira profissional. Formado em Medicina pela Faculdade Evangélica de Curitiba, em 1975, ao longo dos anos foi se especializando em áreas complementares como a medicina interna, a geriatria e a neurologia – por esta última área mantinha uma fascinação especial. "Ele conseguiu combinar as duas especialidades com a geriatria", define o filho Rafael, lembrando que o pai soube fazer bem a ponte entre a experiência do médico de antigamente, o generalista, com o cenário atual devido à larga experiência.

Mesmo diante de tantos títulos e busca constante pelo conhecimento através de cursos, congressos e seminários, Luiz Carlos se identificava com a simplicidade. Nasceu em uma família de imigrantes alemães, com atuação no comércio. Em Blumenau (SC), a família sedimentou um café-restaurante, referência no fim dos anos 40. Assim, era comum ver o jovem atrás do balcão durante a semana ajudando os pais e os tios, ou vendendo pipoca no cinema, durante o fim de semana. Vinha de uma família de trabalhadores. E, para orgulho dos Benthien, Luiz Carlos foi o primeiro deles a alcançar o diploma de curso superior. Ainda mais no curso de Medicina. Era uma ascensão social, diz Rafael.

Nesse período de estudos e formação, conheceu Mara Claudia, em Blumenau. Foram muitas idas e vindas só para manter o relacionamento. Durante o noivado, no entanto, Mara veio atrás de seu amor, assim como toda a família Benthien. Os avós de Luiz Carlos, por parte de mãe, moravam em Curitiba, o que facilitou a transição. Nas lembranças de Rafael, o primogênito, está sempre a figura do pai-herói, trabalhando. Houve uma época que Luiz Carlos atuou em sete empregos, conta o filho. Tudo em função de garantir o bem-estar da família, dizia ele.

Foram anos no Hospital Pilar. Para o diretor-executivo do hospital, Luis Rodrigo Milano, dr. Benthien tinha a fórmula do sucesso. O estudo era hábito obrigatório de todas as manhãs; assim como o atendimento aos pacientes no consultório, à tarde. "A própria opção de ter escolhido a neurologia e a geriatria mostrava uma pessoa preparada para saber ouvir, o que fazia com que a convivência ganhasse ares de amizade." Era referência em doenças como Alzheimer e Parkinson.

Em seu currículo estão títulos como o de membro titular da Academia Brasileira de Neurologia; da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; e a fundação da Fundação de Apoio e Valorização do Idoso (Favi). A implementação possibilitou a criação do programa "Idoso, adote uma criança", campanha voltada para estimular o idoso a adotar e investir na educação de crianças de rua. Foi idealizador, também, do programa de simpósios de dor do Hospital Pilar.

Mas Luiz Carlos tinha sonhos de um homem simples. Em meados dos anos 70, comprou um terreno em Porto Belo (Litoral catarinense) e montou seu rancho "Praia Zimbros". Tinha apreço pelos pescadores e suas histórias; cuidava da saúde de muitos e mantinha a relação de amigo. Toda vez que levantava cedo, pegava o pequeno barco, ia longe para jogar a rede. Na volta, trazia muito peixe. Nesse recanto de paz, usufruía da natureza e do tempo, de que era dono. Nas noites, eram comuns as serestas e rodas de samba, acompanhadas pelo seu violão. Era uma festa. Deixa a viúva Mara Claudia, os filhos Rafael e Patrícia, e a neta, Maria Luiza.

Dia 5, aos 66 anos, em decorrência de um mal estar súbito.

* * * * *

Adão Wieczorkowski, 52 anos. Profissão: almoxarife. Filiação: Constante Wieczorkowski e Barbara Wiezorkowski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária em Nova Laranjeiras (PR).

Albino Setti, 81 anos. Profissão: militar. Filiação: Frederico Setti e Catarina Setti. Sepultamento às 11h, no Cemitério Parque Iguaçu.

Amadeu Valão Barboza dos Santos, 70 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Pedro Barbosa dos Santos e Senka Valão. Sepultamento ontem.

Anita Barros Biscaia, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Barros Filho e Maximiana Kostechki. Sepultamento às 10h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Antônio João Túlio, 66 anos. Filiação: Francisco Anselmo Túlio e Josefina Luca Túlio. Sepultamento ontem.

Ari do Carmo Saidak, 50 anos. Profissão: outros. Filiação: José Saidak Filho e Joanita Saidak. Sepultamento às 9h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Aristides Machado Faria, 61 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Pedro Machado Faria e Maria Conceição Faria. Sepultamento às 9h, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo (PR).

Benjamim Valle, 84 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Egído Valle e Ângela Mocelim Valle. Cerimônia às 9h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano - Diamante.

Celio Boroski, 26 anos. Profissão: garçom. Filiação: João Boroski e Emília Lachman Boroski. Sepultamento ontem.

Celso Ezequiel Estevão da Silva, 51 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Lourival Estevam da Silva e Rosemy Vaz da Silva e Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Djalma Prestes, 66 anos. Profissão: tesoureiro. Filiação: João Maria Prestes e Nair Caos Prestes. Sepultamento ontem.

Djalma da Silva, 35 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Manoel Augusto da Silva e Maria José Espina da Silva. Sepultamento ontem.

Dulcimary Schreiner, 37 anos. Profissão: agente de saúde. Filiação: Paulo Schreiner e Elza Schreiner. Sepultamento ontem.

Geraldo Brasílio Pereira, 78 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Manoel Brasílio Pereira e Maria Libãnia Pereira. Sepultamento às 10h, em local a definir, saindo de residência.

Gilda Maria Muraro, 68 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Dalos Carbonar e Catarina Fracaro Carbonar. Sepultamento ontem.

Gildo de Quadros, 59 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Dorival José de Quadros e Helena Firek de Quadros. Sepultamento ontem.

Giulliana Carine Cavalli, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Maciel Antônio Cavalli e Dayse Christine Loureiro Ferro Cavalli. Sepultamento às 16h, no Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul, saindo de residência.

Gladis Terezinha de Oliveira Ribeiro, 68 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Acácio Ribeiro de Oliveira e Juraci Ceci Maia de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Helena dos Santos Lopes, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Aristides dos Santos e Domerinda Rodrigues dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Irineu Silva, 63 anos. Profissão: vigilante. Filiação: José Antônio Silva e Olga Afonso Silva. Sepultamento ontem.

Jacir Gomes da Silva, 48 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Renato Gomes da Silva e Dorvalina de Lima Silva. Sepultamento ontem.

Joanina Mendes de Araújo Braga, 84 anos. Profissão: farmacêutica. Filiação: Arlindo Alves de Araújo Sobrinho e Maria Mendes de Araújo. Sepultamento ontem.

Joaniva Vasconcelos Miranda, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antenor Alves Vasconcelos e Maria Alves Vasconcelos. Sepultamento às 16h, em local a definir, saindo da Capela Berti, São José dos Pinhais (PR).

João Vieira de Castro, 80 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Paulo Ribeiro de Castro e Francisca Vieira de Castro. Sepultamento ontem.

João dos Santos, 79 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Maria Helena dos Santos. Sepultamento às 9h, no Cemitério Municipal Boqueirão.

José da Silva, 35 anos. Profissão: açougueiro. Filiação: José Pedro da Silva e Ana Adrian da Silva. Sepultamento ontem.

Lehi Davet Alves, 53 anos. Profissão: engenheiro eletricista. Filiação: Lino Linhares Alves e Iolanda Davet Alves. Sepultamento às 11h, no Cemitério Parque Iguaçu.

Leia Sílvia Cruz Barboza, 55 anos. Profissão: chefe de cozinha. Filiação: Leocádia Rosa da Cruz . Sepultamento às 11h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, em Colombo (PR).

Maiorino Bartolini, 94 anos. Profissão: professor. Filiação: Temisto Bortolini e Carmella de Ros. Sepultamento ontem.

Maria Cecília da Silva Wysotchanski, 83 anos. Profissão: artesã. Filiação: Porfírio Rabelo da Silva e Messias Brigida de Jesus. Sepultamento ontem.

Maria Luiza Ferreira de Oliveira, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Salvador Domingues de Oliveira e Maria José Vidal. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo de residência.

Maria Ribeiro de Oliveira, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: André Ribeiro e Faustina Vieira de Souza. Sepultamento às 9h, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Iretama (PR).

Maria da Aparecida de Oliveira Lima, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jorge de Oliveira Antunes e Quintina Salustiana Antunes. Sepultamento às 14h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo do Cemitério Boqueirão , capela 1.

Moyses Negrão Cacho, 70 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Francisco Cacho e Thereza Negrão Cacho. Sepultamento ontem.

Nadyr Dias Frazão Martins, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Graciano Dias Filho e Leontina Frazão. Sepultamento às 10h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, em Colombo (PR), saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Nage Tacla, 85 anos. Profissão: advogado. Filiação: Salim Tacla e Anice Tacla. Sepultamento ontem.

Noely Longhi, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Zulmir Longhi e Adércia Ramos Nunes. Sepultamento ontem.

Orlando Cedron, 46 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Augusto Cedron e Helena Cedron. Sepultamento às 9h, em local a definir, saindo da Igreja Católica da Comunidade São Sebastião da Bela Vista, Manfrinópolis (PR)

Paulino Gil dos Santos, 17 anos. Profissão: operador de caixa. Filiação: Paulo Sérgio Pinto dos Santos e Carolinda Elísio de Lara. Sepultamento às 9h, no Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul, saindo de residência.

Reginaldo Rocha, 37 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Zélia Rocha. Sepultamento ontem.

Romilda Moreno Paulo, 68 anos. Profissão: técnico em enfermagem. Filiação: Armando Moreno e Maria das Dores. Sepultamento às 15h, Cemitério São Roque, em Piraquara, saindo do Cemitério Municipal Boqueirão, capela 2.

Rosa Santos de Lima, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Ferreira Alves e Francisca Maciel Santos. Sepultamento ontem.

Rosa Streitemberger Alonso, 78 anos. Profissão: professora. Filiação: Affonso Streitemberger e Placedina Pereira Streitemberger. Sepultamento ontem.

Sisaque Barbosa, 42 anos. Profissão: operador. Filiação: José Bento Barbosa Filho e Maria Gabriela Vieira Barbosa. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Alvorada do Sul (PR).

Tânia Donaide Delayr Iurk, 81 anos. Profissão: telefonista. Filiação: João Martins Iurk e Christina Kanitz Iurk. Sepultamento ontem.

Thereza Alves da Silva, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Alves Martins e Florinda Baptista Alves. Sepultamento às 9h, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela São Pedro, em Colombo (PR).

Waldemiro Lanski, 85 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Miguel Lanski e Magdalena Lanski. Sepultamento ontem.

Wanda Plocharski, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Boleslau Plocharski e Ladislava Plocharski. Sepultamento ontem.

Wanderlei Cardoso, 40 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Benedito Cardoso e Maria dos Santos Cardoso. Sepultamento ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]