• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Ninguém saía da casa de Palmyra Martins de Oliveira Gavloski, a vó Mila – era raro conhecê-la pelo nome de batismo – sem os cinco minutos de despedida. Do ritual faziam parte o recebimento do beijo na testa, que era seguido da ladainha de que a pessoa fosse bem acompanhada com a proteção e carinho. Quando algum dos filhos, netos e bisnetos batiam em sua porta, na casa do Sítio Cercado, as chegadas eram comemoradas com efusão. A frase certeira era: “chegaram meus elixir da vida”.

Para ela, a família era tudo. Quando alguém brigava, não se contentava enquanto a pessoa não fizesse as pazes. Sem união, a vida não estava completa, dizia ela, conta a neta Luciana. O café da tarde, com o pão feito em casa, servia de desculpa para uma ligação. E era nos almoços de fim de semana que deixava fluir a nostalgia.

Tinha o relacionamento dos pais como um exemplo. Eram seus mestres. Nesses momentos de lembranças afirmava que um dia iria encontrar o ‘papai’ e a ‘mamãe’, como ainda os chamava. Para ela, tinham alma gêmea, pois morreram no mesmo dia, com pouca diferença de horário, e foram enterrados juntos. Por isso ressaltava a necessidade de união entre os seus. Era o momento de dizer aos quatro ventos do orgulho de ter convivido com outras quatro gerações. Teve nove filhos e estava na fase dos trinetos. Há um ano e dez meses nasceu Jennifer, seu xodó. A pequena tinha sempre um pirulito de presente para a “bisa”, como a trineta chamava-a.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Recentemente, a família soube que a vó Mila, na mocidade, tinha conduzido o vapor que fazia o percurso de São Mateus do Sul a Porto Amazonas, cidades ao Sul do estado. “Era muito moderno para a época, o que deixava todo mundo de boca aberta”, ri Luciana.

Mila também tocava cavaquinho e acompanhava os amigos pelas ruas de São Mateus do Sul durante as serenatas noturnas.

Conheceu o marido Antonio no porto de São Mateus do Sul no tempo em que trabalhou com os vapores. Tinha 18 anos. No início não se interessou pelo rapaz. Dizia que não gostava de “polaco”. Mila era descendente de índios. Mas Antonio foi tão persistente que ganhou o coração “marrento”. “Virou o amor da vida toda”, conta a neta. Foram morar juntos em 1938 e oficializaram a união 40 anos depois, em 1978, por insistência de Antonio. Ele dizia que não queria deixar a esposa desamparada. Partiu em 1989.

Curitiba surgiu na vida da família na década de 1950. Queriam tentar uma vida melhor. Mila virou dona de casa; Antonio foi trabalhar em um madeireira. A simplicidade seguiu adiante na Vila Guaíra. Mila não fazia amigos, conta Luciana, ganhava parentes. Os vizinhos e amigos dos amigos eram “adotados” pela mãezona.

Não media esforços para cuidar dos seus. A neta conta que a vó a Mila “tinha cheirinho de pão e de baunilha”, recorda-se. O aroma era sentido cada vez que os familiares chegavam e davam uma passadinha na cama da avó para ganhar um colinho. O creme no corpo com essência de baunilha era uma das poucas vaidades que mantinha.

Ela armava barraca no meio da sala; assistia aos filmes infantis na cama e criava pintinhos como bichinho de estimação.

No dia que Mila faleceu, a neta Luciana foi escolhida para separar a roupa. Lembrou-se que, há um ano, a avó havia lhe avisado que tinha preparado um traje especial para esse dia. Depois de muita procura, os netos encontraram um pacotinho, bem guardado, com um jogo completo de roupa: anágua, meia calça e um vestido de cor azul, costurado à mão. Produziu a peça mesmo com a deficiência visual que tinha nos últimos tempos. “Parecia uma roupa de anjo”. Deixa os filhos Marli, Dina e Osni, nove netos, 13 bisnetos e uma trineta.

Dia 12 de maio, aos 97 anos, de pneumonia, em Curitiba.

Lista de Falecimentos - 20/05/2015

André Cordeiro da Rocha, 79 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Joaquim Cordeiro da Rocha e Joaquina Ferreira Prestes. Sepultamento ontem.

Cassiano Andrade de Moura, 28 anos. Profissão: açougueiro. Filiação: Adolfo de Moura e Maria da Conceição Andrade de Moura. Sepultamento ontem.

Celso Pires Ramos, 50 anos. Profissão: servente. Filiação: Ubaldino Vieira Ramos e Palmira Pires Ramos. Sepultamento ontem.

Domingos da Conceição da Silveira, 57 anos. Profissão: servente. Filiação: Domingos da Silveira e Maria da Luz Portela da Silveira. Sepultamento ontem.

Eglacy Paulino, 59 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Américo Paulino e Venina Leite Paulino. Sepultamento ontem.

Elizabete do Rocio Santos Taborda, 40 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Pedro Ferreira Taborda e Juvelina Santos Taborda. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Felomena Augusta Aparecida Ferreira, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Augusto Paixão e Ana Tiburcia Moraes. Sepultamento ontem.

Gastão Luz Sentone, 61 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: David Martins Sentone e Maria Luz Santone. Sepultamento ontem.

Gustavo Kamiya Garbato, 13 dias. Filiação: Carlos Eduardo Shimizu Garbato e Carmen Naomi Kamiya. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

Inês Gazola Weber, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos Gazola e Angelina Gazola. Sepultamento ontem.

Irma Coelho de Souza, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vicente Coelho e Apolônia da Cruz Coelho. Sepultamento ontem.

Isauldo Saldanha Caillet, 60 anos. Profissão: frentista. Filiação: José da Silva Caillet e Ester Saldanha Caillet. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

João Leopoldo Fernandes, 52 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Benedito Ribeiro Fernandes e Júlia Pereira Fernandes. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

João da Silva Ferreira, 71 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Ramos Ferreira e Maria Silvana Gomes da Silva. Sepultamento ontem.

Jorge Alves Martins, 77 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Alfredo Alves Martins e Eulália Nunes Martins. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela 02.

José Ricardo da Silva, 43 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Caetano da Silva e Helena Costa da Silva. Sepultamento ontem.

Juliane Karine Baciuk, 26 anos. Profissão: atendente. Filiação: Vanilda Sônia Baciuk. Sepultamento ontem.

Júlio Maria Berto Gilabel, 58 anos. Profissão: servente. Filiação: Clovis Gilabel e Antônia Berto Gilabel. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Juventino Faustino Dambroz, 86 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Francisco Dambroz e Ardemia Dambroz. Sepultamento ontem.

Lilian Mariano da Silva, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Mariano e Maria Cardoso de Lima. Sepultamento ontem.

Luiz Evaldo Veiga Júnior, 40 anos. Profissão: contadora. Filiação: Luiz Evaldo Veiga e Maria Ivanilda Bueno Veiga. Sepultamento ontem.

Marcos Antônio Bertoncelo, 44 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Avelino Bertoncelo e Anísia da Conceição Domingos Bertoncelo. Sepultamento hoje, no Cemitério Colônia Farias, em Colombo, saindo de residência.

Maria Aparecida de Almeida, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Cordeiro de Lima e Maria Cordeiro de Abreu. Sepultamento ontem.

Maria Lizete Gonçalves Bandeirinha Pereira, 84 anos. Filiação: Germana Bandeirinha. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Turquesa.

Maria de Jesus Pereira, 63 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Sebastião Pereira da Luz e Maria Borges Machado. Sepultamento ontem.

Maria de Jesus da Luz, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Erminio da Luz e Izabel Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Natanael Batista de Camargo, 68 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Pesro Batista de Camargo e Paulina Garcia de Camargo. Sepultamento ontem.

Nelson Soares, 73 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Maria Bernardina Soares. Sepultamento ontem.

Pedro Geraldo Vasco, 79 anos. Profissão: laboratorista. Filiação: Miguel Vasco Filho e Ângela Ceschin Vasco. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Pedro Magni, 70 anos. Filiação: Teolindo Magni e Maria Magni. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela 01.

Rafael Lucindo Marcondes, 68 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Ismael Marcondes de Oliveira e Maria Lucinda de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Rosa Barbosa, 85 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Theodoro Barbosa e Ana Maria Gonçalves. Sepultamento ontem.

Serafim Sausen, 82 anos. Profissão: motorista. Filiação: Elisabeth Sausen. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela 01.

Terezinha de Jesus Vieira, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leonardo Vieira e Albina Rita Vieira. Sepultamento ontem.

Valdir Campos, 65 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Francisco Pedroso de Campos e Paulina Pedroso de Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de origem, saindo da Capela Mortuária de Campos Novos - SC.

Valmir do Carmo Soares de Franca, 46 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Francisco Valdemiro de Franca e Avanir Soares. Sepultamento ontem.

Vera Lúcia Koinczeski Manica, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Florindo Koinczeski e Maria de Lourdes Koinczeski. Sepultamento ontem.

Vitor Manuel Pinto Martinez, 88 anos. Filiação: Henrique Pinto da Conceição Martinez e Idalina Martinez Vasquez. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]