• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A família de Paulo Iubel fez questão de criar os filhos com base nos valores cristãos. Sempre muito católicos, João e Bronislava faziam questão de levar à missa os 12 filhos. Paulo, irmão gêmeo de Pedro, foi o último a nascer, mas não o único a seguir o caminho do sacerdócio. Entre os irmãos, um também se tornou padre e duas são freiras. A vocação para servir a Deus surgiu ainda cedo e sempre foi muito apoiada pela família. Aos 5 anos, Paulo apontou para o altar durante uma missa e perguntou para a mãe o que aquele homem fazia lá. Bronislava respondeu que aquele era o padre e que ele estava lá falando ao povo o que Deus queria. Satisfeito, o menino disse que quando crescesse também estaria lá. Aos 10 anos, a promessa começou a se cumprir.

Iniciou os estudos para se tornar sacerdote no começo da década de 1950 e, depois de alguns anos de dedicação, Paulo foi ordenado padre em 1963. Nunca parou de estudar e acreditava que deveria aprofundar seu conhecimento da religião cada vez mais. Mais tarde, foi a Roma e formou-se em Direito Canônico com honras, como consta no diploma. Sempre muito dedicado à leitura, tinha grande domínio de diversos assuntos. Era quase um especialista em latim; os padres sempre recorriam a ele para traduzir textos e documentos.

Boa parte do trabalho na igreja se deu nos arredores de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Tinha iniciado seus estudos na cidade e, depois de retornar da Itália, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, também na “Capital da Louça”. Atualmente Paulo era o pároco da igreja Imaculada Conceição, no bairro Guabirotuba, em Curitiba.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

O sacerdócio foi baseado em três grandes características: a piedade, a vasta cultura nas pregações e a obediência, como definiu o amigo e colega de missão dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba. A piedade vinha de sua admiração pelos papas São Pio X, ao qual atribuía alguns milagres em sua vida, e São João Paulo II, com o qual tinha uma profunda identificação pela origem polonesa. A cultura adquiriu pela grande dedicação aos estudos. Sempre colocava tudo aquilo que aprendeu em suas pregações, mas de uma maneira muito simples. Buscava falar de maneira clara, para que todos entendessem, mesmo nos sermões mais profundos. Por último, a obediência vinha do amor incondicional que tinha por Deus e pela Igreja Católica. Dizia que, se fosse preciso, morreria pela igreja e que “se por algum absurdo” nascesse novamente, mais uma vez escolheria ser padre.

Em seus quase 52 anos de sacerdócio, Paulo foi inspiração para inúmeros novos padres. Era um exemplo de humildade. Na mesa, gostava dos pratos mais simples possíveis. Seu “luxo” se dava com as roupas, pois estava sempre muito bem vestido. Para justificar a boa aparência, dizia sempre que se arrumava para Deus, pois Ele merecia o melhor. Para Paulo, oferecer o melhor para o Pai significava fazer tudo com vontade. O padre não fazia algo se soubesse que não faria bem feito. Era um perfeccionista em sua missão. Tal cobrança podia ser vista nos brasões dos bispos que desenhava. A produção dos escudos era seu grande hobby e refletia a busca pelo melhor de si.

A seriedade que tinha nos trabalhos da igreja contrastava com seu jeito brincalhão entre os familiares e amigos. Sempre com uma piada na ponta da língua, tornou-se uma presença marcante dentro da família. Em todos os anos como padre nunca tirou longas férias, mas separava uma semana para visitar todos seus parentes. Ele era um segundo pai para dois de seus sobrinhos. Maysie e Luís Iubel moravam com ele há 25 e 20 anos, respectivamente.

Além de sua paixão pela igreja, amava também o futebol. Era torcedor do Paraná Clube, enquanto pôde, ia ao estádio assistir aos jogos do Tricolor. Quando não podia acompanhar de perto as partidas, estava sempre atento ao rádio ou à televisão. Também reservava um tempo para outros jogos, pois gostava de sentir a emoção que o esporte proporciona.

Padre Paulo faleceu em 16 de junho, aos 78 anos, em decorrência de um câncer. Segundo a família, ele não teve um diagnóstico preciso. Deixa três irmãos, os sobrinhos Maysie e Luís, demais sobrinhos, os paroquianos e incontáveis amigos.

Dia 16 de junho, aos 78 anos, de câncer, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 19/07/2015

Ademil Sérgio Ribas, 64 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Melquiades Ribas de Andrade e Eulália Bueno de Andrade. Sepultamento ontem.

Alceu Souza de Araújo, 95 anos. Profissão: engenheiro. Filiação: João Nascimento de Araújo e Noêmia Souza Araújo. Sepultamento ontem.

Alfred Lis, 70 anos. Profissão: sapateiro. Filiação: Jozeph Lis e Helena Lis. Sepultamento ontem.

Amauri Piccoli, 65 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Clemente Piccoli e Rosa da Costa Piccoli. Sepultamento ontem.

Anita Soares Resende, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Gomes Pereira e Custodia Soares Maciel. Sepultamento ontem.

Armando Rios, 78 anos. Profissão: relações públicas. Filiação: Carlos Rios e Guira Chagas Rios. Sepultamento ontem.

Bernadete Pscheidt Pedro, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Pscheidt Filho e Maria Pscheidt. Sepultamento ontem.

Duvina Gemma Pierina, 99 anos. Profissão: bordadora. Filiação: Ettori Duvina e Sciolla Maria. Sepultamento ontem.

Edilia Borsoi, 77 anos. Profissão: governanta. Filiação: Idalino Borsoi e Telvina Munghol Borsoi. Sepultamento ontem.

Ercília Alves de Souza Prevedello, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alexandre Juvenal de Souza e Otalia Alves dos Santos. Sepultamento ontem.

Eurico Bandeira Germano, 66 anos. Filiação: Joaquim Germano e Júlia Dias Bandeira. Sepultamento ontem.

Helga Ladehoff Sandre, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Ladehoff e Maria Manfron Ladehoff. Sepultamento ontem.

Irene Bakun Ferreira, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Bakun e Júlia Bakun. Sepultamento ontem.

Isadora Vitória de Campos Pereira, 3 dias. Filiação: José Neus Marinho Pereira e Patricia de Campos. Sepultamento ontem.

Jacy Veras, 95 anos. Filiação: Celenciano de Cene e Neves e Maria Crochinske e Neves. Sepultamento ontem.

Jen Carlos Gonçalves, 34 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Luiz Carlos Gonçalves e Leila Rainerte Gonçalves. Sepultamento ontem.

Jéssica Cristina de Oliveira, 25 anos. Filiação: Luiz Santiago de Oliveira e Sirlei da Conceição Borges. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

José Pereira da Silva, 81 anos. Filiação: Maria Pereira da Silva. Sepultamento ontem.

José Sebastião Prestes de Oliveira, 72 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Benedito Prestes de Oliveira e Felicidade Moraes dos Santos. Sepultamento ontem.

Josepha Ângela Cortese, 86 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Estevam Ferreira e Zulmira Ferreira. Sepultamento ontem.

Leonardo Wojcik, 85 anos. Profissão: militar. Filiação: Gerwasio Wojcik e Leonora Wojcik. Sepultamento ontem.

Lucilian Losana Pereira, 34 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Luiz Caludio Pereira e Cicera Maria do Nascimento. Sepultamento ontem.

Maria Aparecida Prado, 64 anos. Profissão: auxiliar de limpeza. Filiação: Benedito Franco do Prado e Lourdes Paula. Sepultamento ontem.

Maria Muzyka, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Wasyl Gebij e Katarzyna Chiniak. Sepultamento ontem.

Maria Thereza Wirbiski Luz, 96 anos. Filiação: José Wirbiski e Jenoveva Wirbiski. Sepultamento hoje, no Crematório Berti, em São José dos Pinhais.

Nilza Rodrigues, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Santo Augusto Rodrigues e Maria Lazarin Rodrigues. Sepultamento ontem.

Patrick Monteiro Nozykowski, 17 anos. Profissão: pintor. Filiação: Paulo César Nozykowski e Gracielle de Fátima Monteiro Carneiro. Sepultamento ontem.

Raul Soares, 62 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: João Batista Soares e Sara Alves. Sepultamento ontem.

Regina da Costa Coelho, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ary Saldanha da Costa e Zinah Accioly Saldanha da Costa. Sepultamento ontem.

Romerito Charmescky Goya, 60 anos. Filiação: Edu Goya e Myriam Diva Charmescky Goya. Sepultamento ontem.

Sebastião Antônio Sérgio, 85 anos. Profissão: soldador. Filiação: Felippe Antônio Sérgio e Maria Justina de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Terezinha Vieira da Silva, 44 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro de Paula Vieira e Madalena Afonso Vieira. Sepultamento ontem.

Vanir do Rocio Raccheski Slompo, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Bernardi Slompo e Helena Raccheski Ferreira. Sepultamento ontem.

Wingrison Rangel Carneiro Anacleto, 18 anos. Profissão: servente. Filiação: Moisés Vaz Anacleto e Viviane Aparecida Siqueira Carneiro. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]