• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

A trajetória do curitibano Piragibe Paraná Bonat foi marcada pela dedicação que tinha em todas as atividades. Com o trabalho, construiu valores sólidos que foram passados para os colegas e clientes. Ajudou na criação e fortalecimento de muitas empresas na região do bairro Portão, em Curitiba. Ele fazia questão de repassar esses valores para seus filhos, que herdaram do pai as lições sobre amor e união e também a paixão pelo Atlético Paranaense.

A filha, Debora Bonat, conta que o pai começou a trabalhar muito cedo. Vendia doces em espetáculos quando as companhias de circo chegavam à cidade. Era ele quem organizava as próprias finanças, função que sempre exerceu com responsabilidade e organização. Aos 14 anos, já era comerciante e, com o passar do tempo, os aprendizados do primeiro emprego só se fortaleceram. Não foi à toa que se tornou contador.

Em 1972, Piragibe abriu as portas do escritório contábil São Pedro pela primeira vez. O endereço ficava na Avenida República Argentina, em frente ao Colégio Estadual Pedro Macedo. O estabelecimento ainda passou pela Avenida Presidente Kennedy até chegar à Rua João Bettega, em 1983, onde se instalou de vez. Dali, o curitibano deu suporte para os colegas de bairro que, junto com ele, tinham o sonho de desenvolver aquela parte da capital paranaense. Ele foi o contador que fomentou e fortaleceu o comércio na região. Empresas que começaram ali se desenvolveram por todo o estado do Paraná.

Piragibe viu a história do bairro Portão acontecer. Enriquecia os passeios na companhia dos filhos com as curiosidades que surgiam pelas ruas da região. Os registros ficaram, em sua maioria, na memória, mas alguns ainda estão disponíveis em fotografias e, principalmente, em recortes de jornal. Esse, aliás, era um hábito frequente do contador. Todos os dias, ele lia a edição impressa da Gazeta do Povo. Destacava as matérias sobre assuntos que seriam de interesse de algum colega ou familiar e entregava em mãos. Era a sua forma carinhosa de mostrar que se importava.

Os destaques, porém, não eram apenas para terceiros. Piragibe preencheu as paredes e sua mesa no escritório com recortes sobre o Clube Atlético Paranaense, seu time do coração. A paixão pelo Furacão ia muito além dos dias de jogo e das carreatas da vitória que fazia com a família quando havia a conquista de um título. Em cada uma de suas propriedades, como a casa da família, a chácara e a casa no Litoral, havia uma bandeira do clube hasteada. Em 1995, ele se orgulhou duas vezes: viu a filha Debora se formar no ensino médio e o Atlético Paranaense ser Campeão Brasileiro da Série B. Para ostentar a alegria, usou a faixa de campeão na hora da valsa de formatura.

O sentimento pelo time transbordou para os outros membros da família. Quando Debora e seus irmãos, Daniele e Cleber, apresentavam os possíveis namorados e namorada para o pai, ele logo perguntava: “É atleticano(a)?”. “A ironia é que o único genro dele é coxa branca”, comenta Debora. Os quatro netos, Guilherme, Pedro, Miguel e João, têm cadeiras reservadas na Arena da Baixada e desfilam com o uniforme que ganharam de presente do avô, que também os ensinou a cantar o hino do time. O único que ainda não sabe cantar é João, que nasceu em 2016, junto com o aniversário de Piragibe.

Mas, de todos os amores do curitibano, aquele que se destacou foi o que ele construiu com a esposa, Neide Regina Bonat, durante os 43 anos de casamento. Debora conta que o pai gravava vídeos para a companheira nunca se esquecer que ele a amava. “Ele não conseguia ficar sem ela. Era um amor e uma cumplicidade muito fortes”. A filha afirma que foi assim, pelo exemplo, que seus pais a ensinaram sobre a importância do casamento. Ele ensinava sobre o amor na forma como trabalhava, na atenção que tinha ao recortar o jornal e ao transmitir conhecimento.

A saúde do contador piorou em novembro de 2015. Devido a complicações de um enfisema pulmonar, passou por diversas internações. Chegou a apresentar melhora e, em março deste ano, pôde comemorar o aniversário e a chegada do quarto neto. O quadro se complicou em outubro e Piragibe não resistiu. Deixa esposa, três filhos, quatro netos e uma irmã.

Dia 14 de outubro, aos 71 anos, por complicações de enfisema pulmonar, em Curitiba.

-

Lista de falecimentos

Agenor Fermino de Negreiro, 87 anos. Filiação: Ana Augusta de Negreiro. Sepultamento ontem.

Alayde Lemberg Vieira, 70 anos. Filiação: Emílio Lemberg e Anália Lemberg. Sepultamento ontem.

Alexandre José Fronza, 41 anos. Profissão: bancário. Filiação: Adilson Fronza e Rosa Kuckla Fronza. Sepultamento ontem.

Ana Maria Carneiro de Almeida, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Plínio Mendes Carneiro e Rosa Duarte Carneiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da Igreja Jerusalém das Missões, no bairro CIC, em Curitiba.

Bellony Santa Broglio Gearrah, 80 anos. Profissão: empresária. Filiação: Antônio Broglio e Thereza Broglio. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela da Funerária Sagrada Família, em Vacaria (RS).

Cercelina da Silva Gonçalves, 71 anos. Filiação: Crispim Gonçalves e Margarida da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Anjo da Guarda, em Almirante Tamandaré.

Cláudio Antônio Pasqualin, 54 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Sílvio Pasqualin e Carolina Gabardo Pasqualin. Sepultamento ontem.

Cornélio Braz de Proença, 65 anos. Profissão: estofador. Filiação: Nelson Ricardo de Proença e Alzira Braz de Proença. Sepultamento ontem.

Dilson da Luz Lima, 73 anos. Filiação: Pedro Jordão de Lima e Emiliana Ribas da Cruz Lima. Sepultamento ontem.

Felinto Vaz da Silva, 90 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Elizario Vaz da Silva e Pedra de Souza Vaz. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária Municipal de Salto do Itararé (PR).

Felipe Eduardo Ribeiro, 22 anos. Profissão: açougueiro. Filiação: Shirley Cristina Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Jardim Taiza, em Almirante Tamandaré.

Francisco Gadonski Iarek, 80 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Antônio Iarek e Valéria Gadonski Iarek. Sepultamento ontem.

Genny Roter Lopes, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adolfo Roter e Maria Rodrigues Roter. Sepultamento ontem.

Giliardi de Souza Cruz, 33 anos. Profissão: segurança. Filiação: Evaldo de Souza Cruz e Ilda de Souza Cruz. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária Municipal de Lucélia (SP).

Hamilton Bassani Júnior, 38 anos. Profissão: empresário. Filiação: Hamilton Bassani e Sílvia Druzik Bassani. Sepultamento ontem.

Helena Kintope, 69 anos. Profissão: confeiteira. Filiação: José Krasniak e Carolina Krasniak. Sepultamento ontem.

João Gonçalves da Cruz, 72 anos. Profissão: zelador. Filiação: José Gonçalves da Cruz e Oliva Alves de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Santa Bernadete, no bairro Lindoia.

João Marcello Oliveira Basso, 19 anos. Profissão: editor. Filiação: Marcelo Basso e Jeane de Cássia Oliveira. Cerimônia hoje, no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo, saindo da Capela da Luz.

José Maria Alves da Silva, 72 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: José Sebastião Alves da Silva e Bernardina Alves da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul, saindo da capela mortuária do local.

Júlia Cavaiao Perdomo, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Júlio Cavaiao e Vergínia Perdomo Cavaiao. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo de Paroquial Umbará.

Lizias de Andrade Ribas, 63 anos. Filiação: Leônidas Ribas e Elzira de Andrade Ribas. Sepultamento ontem.

Luana Aparecida Uniewski Schipanski, 11 anos. Profissão: estudante. Filiação: Elizio Miguel Kovalski e Joana Otília Uniewski Schipanski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da residência.

Luciano Júlio Cerda Arriagada, 62 anos. Profissão: corretor. Filiação: Gustavo Cerda Parker e Filonila Arriagada Burgos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.

Lucy Thereza, 83 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Francisco Thereza e Celina Cordeiro Thereza. Sepultamento ontem.

Luís Guilherme Guerra de Melo, 23 anos. Profissão: técnico em informática. Filiação: Marciano Alves de Melo e Luciana Guerra Pereira. Sepultamento ontem.

Márcio de Souza Santos, 36 anos. Filiação: Elias da Silva Santos e Maria Helena de Souza Brito. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da residência.

Mitiko Okimura Fujii, 84 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Okimura Shuti e Okiuco Itei. Sepultamento ontem.

Nadir Farias Delgado, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Valentim Farias e Ramona Gonçalves Farias. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de local a ser designado.

Pablo Vitor Biquetti dos Santos, 16 anos. Profissão: estudante. Filiação: Paulo Eduardo dos Santos e Daniele Biquetti. Sepultamento ontem.

Regina Correia Alves, 51 anos. Profissão: do lar. Filiação: Tereza Correia. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Evangélica do Cajuru, em Curitiba.

Rosalina de Fátima Vieira, 49 anos. Profissão: diarista. Filiação: Antônio Domingues Vieira e Ana Aparecida Vieira. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Araucária.

Rui Araújo, 51 anos. Profissão: segurança. Filiação: David Araújo e Ruth Araújo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Igreja Adventista da Vila Osternack.

Saul Luiz Uliana, 68 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Afonso Uliana e Adele Carolina Uliana. Sepultamento ontem.

Severino Marquesi, 87 anos. Profissão: motorista. Filiação: Victório Marquesi e Rosa Marquesi. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da capela mortuária do local.

Siloel Pires Ramos, 65 anos. Profissão: empresário. Filiação: Ubaldino Vieira Ramos e Palmira Pires Ramos. Sepultamento ontem.

Tânia Mara da Silveira Paiva de Macedo Bertoli, 63 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Dilmar José Moreira Paiva e Leni da Silveira Paiva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela número 04.

Ubiraci Ribeiro, 52 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Ubirajara Ribeiro e Dirce Ribeiro. Sepultamento ontem.

Wilson Salvaro, 63 anos. Profissão: motorista. Filiação: Constante Gregório Salvaro e Rosa Straiotto Salvaro. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]