• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A professora Rita do Carmo Polli da Silva era apaixonada por ensinar. Desde criança, já sonhava com uma longa carreira na educação. A família, o pôr-do-sol e o mar eram seus pontos de paz na rotina corrida, quase sempre ocupada pela escola e pela universidade.

Nascida em Bocaiuva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, veio morar na capital, ainda criança, para que seu pai pudesse trabalhar. Era a filha mais velha de Hilton e Genoefa. Teve duas irmãs e estabeleceu uma ligação muito forte com todos da família.

Ainda criança, Rita já manifestava o desejo de ser educadora. Desde então, dizia a todos que seu sonho era fazer o doutorado. Em meados de 1985, iniciou o curso de Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR); havia dado o primeiro passo em seu caminho para se tornar doutora. Depois de formada, a paixão pela docência passou a ditar ainda mais o seu ritmo de vida. Começou a dar aulas pela manhã, corrigia provas e trabalhos no período da tarde, e continuou os estudos durante à noite. Foi também na UFPR que concluiu mestrado e doutorado, ambos na área de estudos linguísticos. Finalmente havia conseguido realizar seu grande sonho como educadora.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Manteve a dedicação às salas de aula sempre se dividindo entre as escolas estaduais e a universidade. Nos últimos anos, trabalhou no Colégio Estadual Dona Branca, no Tingui, em Curitiba, e no Centro Universitário Uninter, também na capital. Em pouco menos de 30 anos de carreira, publicou três livros – todos falando sobre linguística e a didática em língua portuguesa.

Deixou grandes amizades entre os alunos, pois era uma professora muito querida. Os estudantes costumavam dizer que ela era muito elegante; sempre estava vestida com terninho e sapato social. Entre os colegas de trabalho também fez diversos amigos. Ana Maria e Myrian foram as duas professoras que se tornaram suas grandes parceiras. Juntas, além das aulas, costumavam sair para cafés e padarias.

Todas as semanas também tinha o compromisso de se encontrar com as irmãs. Se reuniam sempre para um café, uma semana em cada casa, e lá botavam a conversa em dia. Pela diferença de 15 anos em relação à irmã Keli, a mais nova, tornou-se praticamente uma segunda mãe, pois sempre foi muito protetora. Com Rosemeri, a irmã do meio, tinha uma relação de grande cumplicidade. Ela e Rita eram conhecidas pelos traços físicos muito semelhantes. As irmãs também eram parecidas na maneira como levavam a vida. Os pensamentos e a forma como tratavam os filhos, sempre muito carinhosas, também aproximava ainda mais as duas.

Rita casou-se duas vezes. O primeiro casamento aconteceu ainda no período de faculdade, em 1987, e durou aproximadamente cinco anos. Casou-se com seu segundo marido, Darci, no começo dos anos 1990. A união durou até 2009, quando eles se divorciaram. A filha, Mayara, é fruto do segundo casamento. Rita tinha verdadeira paixão por ela. O relacionamento entre mãe e filha era dos melhores possíveis. Elas tinham uma grande amizade, confiança e cumplicidade. “Ela gostava de dizer que eu era seu presente de Deus, justamente por ter nascido no dia dos professores”, conta a filha.

Quando não estava dando aulas ou passando o tempo com seus familiares, a professora estava na praia. Amava verdadeiramente o mar e o pôr-do-sol. Essas paisagens eram o seus pontos de paz e de reflexão. Junto com a filha, passava o máximo de tempo que podia no Litoral do Paraná, onde chegou a comprar uma casa. Em 2013, recebeu uma grande surpresa da irmã do meio e de seu sobrinho, Luan, em uma das suas últimas idas à praia. Ganhou uma grande reforma na casa. Para ela, foi mais um sonho realizado.

Os últimos anos foram de luta intensa para Rita. Em 2012, ela descobriu um câncer no pulmão, o qual foi evoluindo pouco a pouco. No ano seguinte recebeu a notícia de que também estava com um tumor no cérebro. Lutou contra a doença por quase três anos. Teve uma parada respiratória na tarde de 7 de maio. Deixa os pais, Hilton e Genoefa, a filha, Mayara, duas irmãs, três sobrinhos e muitos alunos e colegas de profissão.

Dia 7 de maio, aos 49 anos, de parada respiratória, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 21/05/2015

Adir Cavalli Poli, 61 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: José Cavalli e Aurora Cavalli Poli. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.

Amanda Morgenstern Westerlon, 10 anos. Filiação: Claudemir Westerlon e Silmara Machado Morgenstern. Sepultamento ontem.

Ana Cecília de Jesus Souza, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joana de Campos e Maria Joana de Campos. Sepultamento ontem.

Anna Wagner, 81 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Nicolau Bach e Rosa Schmidt. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Antônio Gallina Cossi, 69 anos. Profissão: pintor. Filiação: Pascoal Fioravante Gallina Cossi e Lídia Galina Cossi. Sepultamento ontem.

Argeu Correia Souza, 36 anos. Profissão: policial militar. Filiação: João Manoel de Souza Filho e Clarice Correia Souza. Sepultamento ontem.

Ariel Cordeiro da Silva, 35 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Terezinha de Jesus Cordeiro da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Arlindo Bernardes, 63 anos. Profissão: motorista. Filiação: Artur Bernardes e Erica Bernardes. Sepultamento ontem.

Ary Marodin, 82 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Luiz Marodin e Izaura Marodin. Sepultamento ontem.

Carlos Assumpcao Anastácio de Lima, 43 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Marilene Anastácio de Lima. Sepultamento ontem.

Celeste Giacon Marcondes, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Amadeu Giacon e Luíza Thereza Vinco. Sepultamento ontem.

Cyrene Roedel Zacharias, 99 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leopoldo Roedel e Hulda Roedel. Sepultamento ontem.

Dalva Konfidera Vieira, 78 anos. Profissão: professora. Filiação: José Konfidera e Carolina Konfidera. Sepultamento ontem.

Deise Alves Pires, 33 anos. Profissão: gerente. Filiação: Miguel Arcanjo Pires e Enedina Alves Pires. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal de Santa Cecília - SC.

Dionísio Tokarski, 62 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Francisco Tokarski e Francisca Tokarski. Sepultamento ontem.

Edson Soares Pereira, 43 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Soares Pereira e Eufrásia Soares Pereira. Sepultamento sábado, 23 de maio de 2015, às 10h, em local a definir.

Eduardo Lopez, 62 anos. Profissão: artesão. Filiação: Geraldo Lopez e Celeste Paulina Lopez. Sepultamento ontem.

Elizete Pereira dos Santos, 47 anos. Profissão: cabeleireira. Filiação: Generoso Pereira dos Santos e Rosa Pereira dos Santos. Sepultamento ontem.

Evanir Marinho, 65 anos. Filiação: Norvalina da Cruz. Sepultamento ontem.

Hellyn Vitória Nieszborski, 1 anos. Filiação: Antony Nieszborski e Claudiele Aparecida Carvalho Nieszborski. Sepultamento ontem.

Hildegard Siemon, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Emílio Jahrig e Helene Jahrig. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

João de Lima, 87 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Porfírio de Lima e Benvinda Maria Barbosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Joaquim Moreira dos Santos, 59 anos. Profissão: empresário. Filiação: Angelino Moreira Teixeira e Leontina Moreira da Silva. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo de Vertical.

Jorge Lúcio Salomão, 64 anos. Filiação: Munir Salomão e Suzana Christina Salomão. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo de residência.

José Cardoso de Lima, 87 anos. Filiação: Honório Lima e Tertuliana Cardoso de Lima. Sepultamento ontem.

José Carlos Ramos, 71 anos. Profissão: empresário. Filiação: Benedita Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela da Comunidade Vista Alegre.

José Vieira, 55 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Lindolfo Vieira e Juvina Gonçalves da Luz Vieira. Sepultamento ontem.

José de Sateli Pereira, 86 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Pereira e Izabel Francisca de Sateli. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, São José dos Pinhais, saindo da Igreja Evangélica Visão Plena, no Tatuquara.

Kazutake Endo, 93 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Kakitaro Endo e Yoshie Endo. Sepultamento ontem.

Leonilda Pereira Bulle, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adolfo Antônio Pereira e Edilia Soares Pereira. Sepultamento ontem.

Lucila de Araújo Faria, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Braselino Alves de Araújo e Olga Stocchero Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Tranqueira.

Luzmari Schuartz, 69 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Estevam Inocêncio Picetskei e Maria Emi Picetskei. Sepultamento ontem.

Manoel do Carmo Moraes, 53 anos. Profissão: motorista. Filiação: Sebastião Moraes e Maria da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Muncipal de Campo Largo.

Márcio Antunes de Paula, 28 anos. Filiação: José Carlos de Paula Lopes e Angelina Antunes de Paula. Sepultamento ontem.

Marco Antônio Steves, 70 anos. Profissão: economista. Filiação: Antônio Esteves e Elonda Moritz Esteves. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela da Igreja Batista do Bacacheri .

Maria Elizabete Morais, 57 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: José Evangelista Cotinho e Maria Isolina da Silva Coutinho. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Maria de Lourdes Marcelo dos Santos, 67 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Tiago Pereira Marcelo e Joana Maria de Jesus Marcelo. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Assembleia de Deus, na CIC.

Matilde Jauer Fagundes, 59 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Carlos Jauer e Frida Jauer. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Miguel Bernardo de Souza, 4 meses. Filiação: Aparecida de Fátima Gomes de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Ferraria, em Campo Largo.

Olga Jurcszycszyn, 77 anos. Profissão: copeira. Filiação: Pedro Jurcszycszyn e Maria Kruzkevsict. Sepultamento ontem.

Onilia de Oliveira, 78 anos. Profissão: religiosa. Filiação: João Baptista de Oliveira e Agripina de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Raphael Garcia, 92 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Matheus Garcia e Dorothea Gallarreta. Sepultamento ontem.

Rosa Kurudz, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pisto Piringer e Maria Piringer. Sepultamento ontem.

Rosa Stancheski, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gregório Chascos e Maria Chascos. Sepultamento ontem.

Sebastião dos Santos, 84 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Leonel Simplicio dos Santos e Benicia Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Serafina Marczak, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: José de Melo Lemos e Amanda Bertha Luíza Lemos. Sepultamento ontem.

Sérgio Barbosa de Lima, 60 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Antônio de Lima e Araides Barbosa de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Sidney Prochno Gaona, 77 anos. Profissão: orçamentista. Filiação: José Peres Gaona e Ida Prochno. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Sirlene Deodato da Silva, 48 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Arauto Linhares da Silva e Anita Amâncio Deodato da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Sônia Victória Pisarek Luiz, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Pisarek e Bronislawa Pisarek. Sepultamento ontem.

Vitorino Soares Fragozo, 71 anos. Profissão: taxista. Filiação: Cezar Soares Fragozo e Celvina Gonçalves da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo de residência.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]