• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Ensinar com dedicação o aluno em sala de aula não bastava para a professora Sueli Maria Cozer Bloot, uma catarinense de Pinhalzinho, radicada em Cascavel, no Oeste paranaense. Ela fazia questão de visitá-lo em casa, conversar com a família e prestar todo o auxílio necessário para melhorar o aprendizado. Nessas visitas levava os filhos para a interação com os estudantes.

Começou a trabalhar cedo em sua cidade natal; auxiliava os pais na lavoura. A pequena Sueli viveu boa parte de sua infância e adolescência no campo, colhendo milho de forma manual e realizando outras atividades relacionada à agricultura. Gostava de recordar desse tempo contando as histórias aos filhos. Fez questão de levá-los para conhecer a casa em que passou a infância no interior de Santa Catarina. Foi há oito anos. Também mostrou como eram os trabalhos na lavoura.

Ela começou a trabalhar como doméstica e babá ainda na adolescência. Depois foi vender roupas, atividade que a deixava em contato com as pessoas – algo que gostava muito. Após concluir os estudos, passou a lecionar em Pinhalzinho. Foi lá que Sueli conheceu José Carlos e se apaixonou. Foi correspondida e o amor levou o casal para o altar. O relacionamento durou quatro décadas.

Após o marido ser chamado para um trabalho irrecusável em Cascavel, a família se mudou para o Paraná. Sueli foi aprovada em concurso público e, então, pôde fazer aquilo que mais gostava: ensinar os alunos. Ela era mais do que uma professora, era uma verdadeira mãe para o estudantes. A catarinense chegou até a levar para dentro de casa um aluno considerado “problemático”. Ela aconselhava o estudante como se fosse um filho. Durante um bom tempo o jovem ficou mais na casa da professora do que com os próprios pais. Os conselhos surtiram efeito e hoje o menino é um homem formado, trabalha e deixou para trás a fama de “garoto problema”.

Em Cascavel, ela foi nomeada para ocupar cargos de confiança na Secretaria Municipal de Educação. Quando trabalhou no setor de merenda, descobriu um esquema de desvio que a deixou muito triste. Foi peça fundamental para acabar com a irregularidade. Essa situação a aborreceu tanto que ela decidiu voltar para a sala de aula – mesmo sabendo que teria o salário reduzido em dois terços. Atuante, sempre defendeu a categoria e integrava o Siprovel, o Sindicato dos Professores de Cascavel.

Ligada à Igreja Católica, desenvolvia trabalhos sociais. Recebia todos com um sorriso aberto e ninguém desconfiava que há 16 anos fazia tratamento para depressão.

Evandro, um dos três filhos de Sueli e José Carlos, seguiu os passos da mãe e se tornou professor. O filho conta que sempre ouvia os conselhos dela em relação ao magistério. “Você deve cuidar dos alunos, tratá-los com firmeza, porém, com amor”, costumava ensinar.

O filho lembra -se da primeira vez que a família foi para a praia. “Ela pegou na minha mão e do meu irmão e fomos para a água. Ela brincou com a gente até cansarmos”, relata.

Recentemente, Sueli descobriu que tinha um nódulo benigno em um dos rins. Segundo a família, não era nada grave, mas ela optou pela retirada, após o diagnóstico médico. Sofreu uma parada cardíaca durante a cirurgia, foi reanimada, mas não resistiu à segunda. Deixa o esposo, José Carlos, os filhos Éverson, Evandro e Leandro, além dos netos Daniel e Eloise.

Dia 26 de julho, aos 57 anos, de parada cardíaca, em Cascavel.

Lista de falecimentos - 04/09/2015

Abrão Silva de Oliveira, 67 anos. Filiação: José Maria de Oliveira e Maria Arcidilha da Silva. Sepultamento ontem.

Adilson Farias dos Santos, 39 anos. Profissão: pintor. Filiação: Adir Fernandes Santos e Júlia Farias dos Santos. Sepultamento ontem.

Annita Cardoso da Silva, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Machado Cardoso e Sophia Cardoso. Sepultamento ontem.

Antônio Ferreira Alves, 62 anos. Profissão: empresário. Filiação: Valdomiro Alves e Olinda Ferreira Alves. Sepultamento hoje, Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais.

Celso de Oliveira Pedro, 76 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Francisco Lauro Pedro e Ulda Ruthes Pedro. Sepultamento ontem.

Cirio Gonçalves, 53 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Rubens Gonçalves da Silva e Maria da Silva Gonçalves. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Eleonora Lopes dos Santos, 28 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Lopes dos Santos e Divair Garcia dos Santos. Sepultamento ontem.

Elzi Totini da Silva, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Totini e Jacy Faiete. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo de residência.

Eucleia Kugnoski, 62 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Mário Barboza e Maria Francisca Barboza. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano.

Evilton Elias Carazzai, 79 anos. Filiação: Elias Carazzai e Elvira Carazzai. Sepultamento ontem.

Ezequiel Joares da Silva, 26 anos. Profissão: servente. Filiação: João Joares da Silva e Antônia Bernardina da Silva. Sepultamento ontem.

Fernando Chagas dos Santos, 71 anos. Profissão: empresário. Filiação: Manoel Chagas dos Santos e Maria José dos Santos. Sepultamento ontem.

Glenice Pierri da Silva, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Agenor Pierri e Maria Pierri. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde.

Guiomar Mares Neumann, 83 anos. Profissão: professora. Filiação: Santiago Mares e Herculana Quadros Mares. Sepultamento ontem.

Isidoro Zacarchuka, 69 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Estefano Zacarchuka e Maria Zacarchuka. Sepultamento ontem.

Ivanise Carneiro Leão Hyuda, 91 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Adolpho Gouveia Careiro Leão e Guiomar Vaz Carneiro Leão. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Ivonete Pavoni, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gregório Otto e Philomena Muraski Otto. Sepultamento ontem.

Jackson Vargas, 26 anos. Profissão: montador. Filiação: Valdecir Liria Vargas e Terezinha Vargas. Sepultamento ontem.

Jandira Gomes Pereira da Silva, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Arlindo Gomes e Lídia Kruleski. Sepultamento ontem.

João Maria Pereira, 64 anos. Profissão: agente penitenciário. Filiação: João Luiz Pereira e Purcina Rodrigues dos Santos. Sepultamento ontem.

João de Souza, 83 anos. Filiação: Lauro Evaristo de Souza e Maria Izabel de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Joaquim Ricardo dos Santos, 77 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Leodoro Ricardo dos Santos e Alcina Veloso dos Santos. Sepultamento ontem.

Joel Evangelista, 62 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Evangelista e Maria Joana Evangelista. Sepultamento ontem.

Joelsom José Soares, 60 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Arcilia do Carmo Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Quitandinha, saindo de residência.

Jorge Leal Pereira, 69 anos. Profissão: contador. Filiação: José Caetano Pereira Júnior e Juca de Souza Pereira. Sepultamento hoje, em local a definir.

José Borges, 72 anos. Profissão: motorista. Filiação: Izabel Borges. Sepultamento ontem.

José Marques, 74 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Manoel Marques e Irene de Jesus. Sepultamento ontem.

Josiane Delfine Malaquias, 35 anos. Profissão: fisioterapeuta. Filiação: Genesio Malaquias e Maria Elza Delfine Malaquias. Sepultamento hoje, em local a definir.

Karlo Buric, 89 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Bartul Buric e Damina Radman. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Laurita Quicheski, 52 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Quicheski e Ignez Quicheski. Sepultamento ontem.

Leopoldo Taborda, 87 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Verginio Taborda e Maria Luíza Taborda. Sepultamento ontem.

Luiz Rodrigues, 62 anos. Profissão: motorista. Filiação: Damas Rodrigues e Nair Augusta Rodrigues. Sepultamento ontem.

Luíza Lemes de Melo, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Lemes da Silva e Maria Astrogilda do Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Marco Antônio de Freitas, 68 anos. Profissão: garçom. Filiação: Carmo Antônio de Freitas e Violeta Strongowski de Freitas. Sepultamento ontem.

Maria Carmelita Nogozzeki, 57 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: João Leoniz Nogozeki e Alaide Maria Nogozzeki. Sepultamento ontem.

Maria Picao Escudero dos Santos, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Picao Escudero e Maria Sobradiel Escudero. Sepultamento hoje, em local a definir.

Maria da Glória Peixer, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gaudencio Martins Silveira e Glória Paulina Silveira. Sepultamento ontem.

Miguel da Mata Ribeiro, 60 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Maximino da Mata Ribeiro e Dejanira Maria de Oliveira. Sepultamento ontem.

Myrian Clodomira Portugal Bacellar, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Clotario de Macedo Portugal e Annita de Macedo Portugal. Sepultamento ontem.

Namuko Katahira, 93 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Yohiti Tozuka e Komoto Tozuka. Sepultamento ontem.

Orlando Branco Garcia, 88 anos. Filiação: Francisco Garcia e Francisca Pereira Branco Garcia. Sepultamento ontem.

Osmar Linhares de Oliveira, 38 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Aparecido de Oliveira e Rita de Cássia Linhares de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Paulino Benedito da Silva, 71 anos. Profissão: servente. Filiação: João Benedito da Silva e Adelina Barros da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Rachel Pinto Czelusniak, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ildefonso Costa Pinto e Deomira Machado Pinto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Rosana Granja Lessa, 55 anos. Profissão: auxiliar de laboratório. Filiação: Ciro Silva Lessa e Dulce Granja Lessa. Sepultamento ontem.

Sueli Maria de Oliveira, 51 anos. Profissão: agente. Filiação: Lourival da Silva e Elza Vieira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Tereza de Jesus dos Santos, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Barbosa e Zilia Barbosa. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim Independência, em Araucária.

Terezinha Magalhães Teles, 89 anos. Filiação: João Militão de Magalhães Filho e Raimunda Coelho Magalhães. Sepultamento ontem.

Terezinha de Jesus Evangelista de Souza, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio José Evangelista e Izabel Maria de Jesus Evangelista. Sepultamento ontem.

Therezinha Tessutti Dividino, 72 anos. Profissão: professora. Filiação: Antônio Tessutti e Artemide Soligo Tessutti. Sepultamento ontem.

Yosuyo Uemura Ico, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Susumu Uemura e Kioko Uemura. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]