• Carregando...
 | Arquivo/ Gazeta do Povo
| Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo

Sua voz entrava muito cedo nas casas princesinas: antes mesmo de o cheiro de café se espalhar pela cozinha, lá estava ele com seus "causos". Assim, Altair Ramalho deu bom dia aos pontagrossenses durante seus 40 anos de profissão. As ondas do rádio que o aproximavam de cada morador agora deixam um eco com sua partida.

Considerado um dos mais influentes jornalistas políticos de Ponta Grossa, Altair Ramalho dedicou sua vida ao rádio. A voz marcante e a postura firme foram algumas das marcas registradas do comunicador que sempre buscava imprimir sua opinião sobre os assuntos de interesse público.

A paixão pela comunicação surgiu muito cedo na vida de Ramalho. Ainda rapaz, aos 17 anos, iniciou sua trajetória na pioneira Rede de Alto-Faltantes (RAF) a partir de um convite de Carlos Afonso Buck.

Amigo pessoal e colega de trabalho, Antonio Laroca lembra que Ramalho sempre foi muito dedicado e profissional. Ele conta que o colega lutou muito para se formar em Jornalismo e, posteriormente, em Direito, ambas as graduações pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). "O primeiro emprego dele, ainda garoto, foi colhendo batatas em uma fazenda em Ventania (interior do Paraná)."

Nos anos 70, já como radialista profissional, Altair recebeu um novo desafio: comandar um programa na Rádio Santana. O convite do então diretor Abib Filho daria início a um caminho sem volta. Ramalho não parou mais. Trabalhou na recém-inaugurada TV Esplanada Canal 7 como locutor de cabine, repórter e apresentador. Laroca lembra que foi Ramalho quem o levou para o rádio. "Eu não sou formado em Jornalismo; ele me acolheu e me ensinou muito", conta o amigo.

Durante anos, foi colunista do extinto jornal Diário da Manhã e chegou a ser diretor de jornalismo da TV Educativa.

Os últimos 15 anos de atividade profissional foram dedicados à locução na Rádio Clube e a seu programa na Rádio T. Além disso, também escrevia para o site Plantão da Cidade, onde tinha uma coluna de política. "Ele foi o mais influente jornalista político de Ponta Grossa e dedicou sua vida ao rádio", comenta o amigo e colega de profissão Nei Costa.

De personalidade forte, Ramalho não fugia de uma boa discussão para defender seus pontos de vista. Laroca conta que, embora tivesse um jeito mais reservado e mantivesse suas convicções, Ramalho era uma pessoa generosa e muito amável. "Ele era blindado e isso, para algumas pessoas, soava como antipatia, mas era apenas uma forma de defesa dele", garante.

Como pai e marido, Ramalho sempre foi dedicado e amoroso. O amor pela música também o fez homenagear seus ídolos nos nomes de dois de seus três filhos, John Elvis e Julie Ellen. Laroca lembra que o amigo adorava músicas da velha guarda e era muito fã de Elvis Presley. Deixa esposa, três filhos e dois netos.

Dia 24 de setembro, aos 59 anos, de infarto, em Ponta Grossa.

* * * * *

CURITIBA

Adir Francisco Rodrigues, 60 anos, zelador, filho de Antônio Rodrigues e Rosalina Rodrigues. Sep. ontem.

Ana Laura Romanowski de Farias, 14 dias, filha de Rodrigo Rodrigues de Farias e Larissa Zarur Romanowski. Sep. ontem.

Antônia Redondo, 72 anos, enfermeira, filha de João Redondo e Isabel Ramos Redondo. Sep. ontem em Franca, SP.

Antônio Adir Ribeiro de Lima, 47 anos, torneiro mecânico, filho de João Ribeiro de Lima e Madalena Alves de Lima. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Tijucas do Sul, saindo da capela do mesmo.

Bento Duarte Callado, 92 anos, lavrador, filho de Joaquim Duarte Callado e Laudelina dos Santos. Viúvo de Rosa Lopes Faria Callado. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de São Carlos, SP.

Carmen Lúcia Guedes de Souza Santos, 44 anos, do lar, filha de Bento dos Santos e Lourdes Elenita Guedes de Souza. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Bom Pastor – Pinhais.

Carmita de Lima, 40 anos, do lar, filha de Euclides Vicente de Lima e Carmita de Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida.

Constantino Jacomel Júnior, 86 anos, advogado, filho de Constantino Jacomel e Leonor de Andrade Jacomel. Sep. ontem.

Dielson Alves de Carvalho, 88 anos, engenheiro civil, filho de Basílio Alves de Carvalho e Inácia Ribeiro de Carvalho. Sep. às 10 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Divair de Oliveira, 68 anos, costureira, filha de Antônio Amaro do Nascimento e Ildgard Grimm Nascimento. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

Enoir Santos Ribas, 30 anos, manobrista, filho de Nicanor Ribas e Alaíde dos Santos Ribas. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.

Eulália Soares dos Santos, 63 anos, doméstica, filha de José Soares Cavalcante e Ergina Cavalcante de Araújo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Francisco Feliciano da Silva, 79 anos, padeiro, filho de Laurindo Feliciano da Silva e Clarinda Romana da Silva. Sep. ontem.

Inês Amoroso, 68 anos, do lar, filha de Fioravante Amoroso e Marcelina Amoroso. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Peabiru.

Jeferson Cardoso, 20 anos, servente, filho de Neiva Aparecida Cardoso. Sep. ontem.

João Batista da Silva, 70 anos, carpinteiro, filho de Messias Ferreira da Silva e Maria Aparecida da Silva. Sep. ontem.

João Carlos Linhares Malucelli, 53 anos, motorista, filho de Wladomiro Malucelli e Simara Linhares Malucelli. Sep. ontem.

João Vítor Bueno Simier Camargo, 1 mês, filho de Hamilton de Paula Camargo e Daniele Bueno Simier. Sep. ontem.

Jonas de Oliveira, 24 anos, motorista, filho de Sérgio Luiz de Oliveira e Dolores de Oliveira. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras).

José Aírton da Cruz Amaral, 48 anos, latoeiro, filho de José Pedro do Amaral e Nair da Cruz Amaral. Sep. às 14 h, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

José Noberto Vieira Rocha, 54 anos, vendedor, filho de José Vieira Rocha e Maria Rocha Baldaia. Sep. ontem.

Juvenil Pereira dos Santos, 74 anos, encanador, filho de Domingos Pereira dos Santos e Maria Barbosa de Oliveira. Sep. ontem.

Konegundes Niepsui, 63 anos, doméstica, filha de Carlos Piepsui e Emília Firacovski. Sep. ontem.

Lilian Emma Prochmann Maravalhas, 86 anos, escrevente, filha de Carlos Prochmann Júnior e Olívia Prochmann. Sep. ontem.

Luiz Fernando dos Santos, 48 anos, coletor, filho de José dos Santos e Ana Rodrigues dos Santos. Sep. às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela do Paroquial do Abranches.

Luiz Gustavo Santos de Oliveira, 11 anos, filho de Celso de Oliveira e Gilceane dos Santos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Araucária.

Luiz Nunes da Rocha, 59 anos, motorista, filho de Benjamim Nunes da Rocha e Albertina da Silva Rocha. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Marco Antônio de Oliveira, 55 anos, motorista, filho de Pedro Elyas de Oliveira e Damiana Costa. Sep. ontem em Campo Mourão.

Maria Aparecida Alves, 47 anos, do lar, filha de Aristides Alves e Lídia Belmira Alves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da Rua José Lautart, 726.

Maria de Fátima Alves, 58 anos, do lar, filha de Cantidio Alves e Cacilda Alves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Maria Simeide Santos Araújo, 51 anos, do lar, filha de Sebastião Alves dos Santos e Arlinda Cassimira da Silva. Sep. no dia 11 de outubro, em horário e cemitério a serem designados.

Marilene de Jesus Rodrigues Silva, 55 anos, do lar, filha de João Gouveia Rodrigues e Auta Maria de Jesus. Sep. ontem.

Moacir Borges de Lima, 69 anos, pedreiro, filho de Manoel Soares de Lima e Maria Borges da Cruz. Sep. ontem.

Olga Nazário Borguesam, 90 anos, do lar, filha de Gustavo Manoel Nazário e Virgilima Isabel. Sep. às 11 h, no Paroquial de Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.

Pedro Nascimento Trindade, 63 anos, funcionário público estadual, filho de Manoel Nascimento Trindade e Maria Odília Trindade. Sep. às 11 h, no Crematório (Ass. Beneficente J. da Saudade), saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade II – Pinhais.

Roberto Carlos Pereira Mazepa, 16 anos, estudante, filho de Samoel Mazepa e Marisa do Rocio Pereira. Sep. às 15 h, em cemitério a ser designado.

Sérgio Demboski, 52 anos, autônomo, filho de Luciano Demboski e Victória Demboski. Sep. ontem.

Vitória da Silva, 70 anos, do lar, filha de José Cselusniak e Francisca Sczypier. Sep. às 16 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela do Paroquial São marcos.

LONDRINA

Antônio Caetano de Lima Neto, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

Caetano Gomes de Oliveira, 77 anos. Sep. às 15 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Dante Marcelo Pinto, 40 anos. Sep. ontem em Jundiaí do Sul.

Ernivaldo Raimundo dos Santos, 48 anos. Sep. ontem em Guaraci.

Gemma Sachi de Oliveira, 75 anos. Sep. ontem em Bela Vista do Paraíso.

Gladeys Boechat Fonseca, 68 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da capela da Igreja Presbiteriana. Rua João XXIII – atrás da Rua Maringá – Londrina.

Helena Leoni Biz, 79 anos. Sep. ontem em Londrina.

Henrique Medeiros Santana, 10 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela do Jardim União da Vitória II – Londrina.

Ivo Luiz de Souza, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

João Bueno de Oliveira, 84 anos. Sep. ontem em Londrina.

João Jankovic, 73 anos. Sep. ontem em Londrina.

Leo Vilera, 85 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Leonora Sallai Sena, 83 anos. Sep. às 8h30, no cemitério municipal de Jaguapitã, saindo da capela 2 do Cemitério Parque das Oliveiras – Londrina.

Maria José Máximo, 56 anos. Sep. às 13 h, no cemitério municipal de São Luiz, distrito de Londrina, saindo da capela 1 do Cemitério Jardim da Saudade.

Maria Teresa Aguera Belo, 64 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Carlópolis.

Oclesia Tasca Peres, 81 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf – Londrina.

Rosa Silva, 61 anos. Sep. ontem em Londrina.

Sílvia Soares de Lemos, 59 anos. Sep. ontem em Rolândia.

MARINGÁ

Antônia Machado da Silva, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Engenheiro Beltrão, saindo da Rua Principal, s/n – Centro – Engenheiro Beltrão.

Dalton Souza da Silva, 41 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Darcy Deitos, 69 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Geraldo Pedro Santana, 85 anos. Sep. às 16h30, no cemitério municipal de Doutor Camargo, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

João Batista da Silva, 81 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Colorado, saindo da capela do mesmo.

Júnior César de Souza Pinto, 23 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Marina Santana da Silva, 84 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Nélson Araújo dos Santos, 66 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Thaís Mara Souza dos Santos, 20 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

FOZ DO IGUAÇU

Araci Laura Fávero Lopes, 76 anos. Sep., no cemitério municipal São João Batista, saindo da capela 2 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Calebi Lima de Oliveira, Sep. no dia 11 de outubro, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo – Foz do Iguaçu.

Fausto Miranda Cáceres, 52 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João Batista, saindo da capela 1 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Ivo Alfredo Rohde Trage, 69 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Medianeira.

José da Mata E. Souza, 61 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Juan Ramon Soto, 70 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Ciudad del Este – Paraguai, PY.

Luís Gonzalo Antônio Fonseca Maldonado, 71 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 4 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Marcos Alves da Rocha, 25 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Maria Paulina Barbosa, Sep., no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 4 do mesmo – Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]