• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Havia um pouco de Nancy na vida social de Ponta Grossa. Seu toque pessoal estava nos vestidos das moças e senhoras que frequentavam os bailes de debutantes, os casamentos e os concursos de misses nos clubes sociais da cidade. Ela costurava vestidos de festa desde a adolescência e só parou o ofício ao se aposentar após os 60 anos de idade.

O pai era ferroviário e a mãe dona de casa. A família era numerosa e Nancy a segunda filha mais velha do casal, que teve nove filhos. Desde cedo, deixou os estudos e começou a trabalhar. Nancy tinha seus 12 anos quando ia, diariamente, à casa de uma vizinha costureira para aprender as técnicas da confecção de roupas. No início, ela só chuleava – costurava as bordas do tecido para evitar que as peças desfiassem – os vestidos e as camisas masculinas feitas pela conhecida da família. Mas, como a aprendiz mostrou seu talento, passou a confeccionar sozinha as peças.

Ela era chamada para trabalhar, por dia, na residência de médicos e advogados de Ponta Grossa. A irmã, Nilcéia, lembra que ela passava o dia costurando para as esposas e os filhos nas casas dos fregueses. Com a experiência, foi contratada por ateliers de alta costura. Há cerca de 10 anos, parou de costurar por causa da idade. Nancy não se casou, nem teve filhos, e seu tempo era todo dedicado à família e aos amigos. "Ela gostava muito de estar na companhia dos irmãos e das amigas, com quem viajava", lembra Nilcéia. Nos passeios, era comedida na alimentação, mas abusava das frutas. "Ela adorava todos os tipos de fruta; eu brincava que parecia um passarinho", comenta. Também havia tempo para os trabalhos voluntários. Nancy era integrante da Pastoral da Terceira Idade e rotariana. Deixa quatro irmãos.

Dia 29 de março, aos 73 anos, de complicações causadas por um acidente de carro.

* * * * CURITIBA

Alfred Hess, 46 anos, pedreiro, filho de Wilhelm Hess e Nerilda da Silva Pinto. Sep. ontem.

Amilton Furtado, 68 anos, corretor, filho de Vicente Marcelino Furtado e Amélia Tavares Furtado. Sep. ontem.

Ana Paula Taborda Pancini, 24 anos, bancária, filha de Vitor Pancini e Dirlene Taborda Iucksch Pancini. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), saindo da capela 2 da Luz.

Aparecida Camargo dos Santos, 63 anos, do lar, filha de João Camargo dos Santos e Rosa Bueno dos Santos. Sep. ontem.

Arno Lemke, 65 anos, empresário, filho de Alziro Lemke e Maria Lemke. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Evangélica Nazareno de Entre Rios, em Guarapuava.

Augusta Falat, 96 anos, do lar, filha de Francisco Falat e Maria Falat. Sep. ontem.

Carlos Machado de Souza, 71 anos, encarregado, filho de Dario Machado de Souza e Aracy Francisca Regis. Viúvo de Benedita Tenoria Silva Souza. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela da Igreja Vera Cruz – CIC.

Delano Ruthenberg, 70 anos, empresário, filho de Fruma Ruthenberg. Sep. às 10 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela Israelita Água Verde.

Diamiro Ramos, 72 anos, pedreiro, filho de Ernestina Maria de Ramos. Viúvo de Beatriz de Lima Ramos. Sep. ontem.

Edite Venâncio Pigaiani, 70 anos, do lar, filha de João Venâncio da Silva e Petronila Luiza de Jesus. Viúva de Sebastião Pigaiani. Sep. ontem.

Elisabete Pazinatto, 56 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Olívio Pazinatto e Inês Vieira Pazinatto. Sep. ontem.

Eponina Tavares Antunes, 82 anos, filha de Eudocio Fortunato e Dorina Tavares Antunes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Antonina.

Fabiano Venturi de Jesus, 20 anos, pedreiro, filho de Edivaldo de Jesus e Carmen Aparecida Venturi. Sep. ontem.

Felipe Ramalho Rocha, 12 anos, estudante, filho de Mauricio da Silva Rocha e Ana Paula Ramalho. Sep. ontem.

Hildegard Metzner, 90 anos, do lar, filha de Alberto Viabrantz e Clara Viabrantz. Sep. ontem.

Ilda Bueno Restorf, 49 anos, do lar, filha de José Rodrigues Bueno e Margarida Rosa Faria Bueno. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado.

Jamile Hajar, 81 anos, do lar, filha de Youssef Ahmad Hajar e Mariam Abou Mourad. Sep. ontem.

Jeferson Alexandre Millnitz, 31 anos, pedreiro, filho de José Millnitz e Darcy Millnitz. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santo Ângelo (Campo Largo), saindo da capela do cemitério municipal de Campo Largo.

Jeliana Gobette, 38 anos, diarista, filha de Antônio Gobette e Hilda Eugenio Gobette. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela Mortuaria de Sao Gabriel Colombo Pr

João Scheremetta Neto, 66 anos, funcionário público estadual, filho de Brasílio Scheremetta e Angelina Lambertuci Scheremetta. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela Vaticano – Diamante.

José Barbosa, 87 anos, economista, filho de José Barbosa e Juana Gonzalez. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.

José Ceciliano da Rocha, 36 anos, classificador, filho de Francisco Ceciliano da Rocha e Aguineria Carolina da Solidade. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Deus É Amor – Sitio Cercado.

Joseli Aparecida Calderari Brustolim, 48 anos, professora, filha de Aroldo Calderari e Alaíde Santos Calderari. Sep. ontem.

Lauro Baiak, 57 anos, vigilante, filho de Eduardo Baiak e Helena Baiak. Sep. ontem.

Leandro Ferreira da Silveira, 27 anos, pintor, filho de Arismar Colaco da Silveira e Lielza Ferreira da Silveira. Sep. ontem.

Leonel Treml, 78 anos, comerciante, filho de Antônio Treml e Amanda Treml. Sep. às 12 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Lindomar Adriano, 38 anos, agente, filho de Manoel Adriano e Teresa Ortilina da Silva. Sep. ontem.

Lúcia Staben Cochask, 83 anos, do lar, filha de Roberto Staben e Helena Staben. Sep. ontem.

Luciano Marques Teodoro, 58 anos, agricultor, filho de Custódio Teodoro de Souza e Júlia Elvira Marques. Sep. às 11 h, no cemitério municipal de Campo Magro, saindo da Rua Duque de Caxias, 571 – Jardim Água Boa, em Campo Magro.

Luiz Carlos dos Santos, 53 anos, servente, filho de Jandira Maria dos Santos. Sep. ontem.

Manoel Andre Gomes Junior, 37 anos, autônomo, filho de Manoel André Gomes e Inez Pereira Gomes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical.

Margarida Gomes do Amaral, 75 anos, do lar, filha de José Gomes da Silva e Orandina Pereira da Luz. Sep. ontem.

Maria Ilza Kulka, 58 anos, do lar, filha de Leonel Rodrigues Dasilva e Idalvina Rodrigues da Silva. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado

Maria Leondina Burdinheski Bicudo, 83 anos, do lar, filha de João Burdinheski e Joanna Maria da Trindade. Viúva de José Bicudo. Sep. ontem.

Maria Pelagia Tiblier, 73 anos, professora, filha de Vicente Salkoski e Christina Salkoski. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do do mesmo.

Mauricio Peres, 38 anos, motorista, filho de Corina Peres. Sep. ontem.

Mauro Galvão Cobra, 70 anos, comerciante, filho de Augusto Álvaro Cobra e Maria do Carmo Cobra. Sep. ontem.

Moises de Jesus Vaz, 22 anos, operador de máquinas, filho de João Carlos Vaz e Soely Machado de Jesus Vaz. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Nina Pryjmak, 80 anos, do lar, filha de Bezilio Haidiuk e Maria Haidiuk. Sep. ontem.

Osvaldo de Oliveira, 60 anos, pedreiro, filho de Ismael de Oliveira e Maria Henrique de Oliveira. Sep. ontem.

Renaldo Ferreira dos Santos, 49 anos, motorista, filho de Felismino José dos Santos e Lindaura Ferreira de Oliveira. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Santa Inez – Alto Boqueirão.

Rodrigo Giacomel, 19 anos, mecânico, filho de Juraci Giacomel e Maria Gorete de Moraes. Sep. ontem.

Rudi Boslooper, 57 anos, mecânico, filho de Francisco Boslooper e Beti Berta Boslooper. Sep. ontem.

Santinor Borges Cruz, 66 anos, autônomo, filho de Manoel Borges Cruz e Idalina Sidra Pinheiro Cruz. Sep. ontem.

Sérgio Antônio Furman, 54 anos, torneiro mecânico, filho de João Leal Furman e Rosinari Antônia Nadolny. Sep. ontem.

Silvana Eloina Leal, 41 anos, do lar, filha de Aroldo Francisco Leal e Edite Lessa Leal. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

Simauro Luiz de Oliveira, 34 anos, motorista, filho de Mauricio Luiz de Oliveira e Maria Rufino de Souza Oliveira. Sep. ontem.

Valdeci Bijari, 50 anos, vendedor, filho de Vitor Bijari e Ermelinda Pedrozo Bijari. Sep. ontem.

Valdevino Ferreira dos Santos, 62 anos, motorista, filho de Sebastião Ferreira dos Santos e Francisca Nunes dos Anjos. Sep. ontem.

Vicentina Felix de Castro, 95 anos, do lar, filha de Lazaro Felix e Margarida Rodrigues. Viúva de João Messias de Castro. Sep. às 16 h, no Crematório Vaticano, no Cemitério Vertical

Victor Hugo Kohlbach, 26 anos, auxiliar administrativo, filho de Antônio Deodato Kohlbach e Terezinha Beninga Kohlbach. Sep. ontem.

FOZ DO IGUAÇU

Antônio Ferreira dos Santos, 88 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da Rua Araponga, 237 – Portal da Foz, em Foz do Iguaçu.

Emília Hans, 37 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em São Miguel do Iguaçu.

Gabriel Gomes Martinez, 21 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.

Helena Schultz Sarter, 91 anos. Sep. ontem em Cascavel.

Janete Bueno, 32 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

José Firmino Guazzi, 62 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Josefa de Quadros Alcântara, 81 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela 1 do Cemitério São João Batista, em Foz do Iguaçu.

Luiz William Silva, 18 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela 4 do mesmo, em Foz do Iguaçu.

Marina Camargos de Magalhães Pinto, 88 anos. Sep. ontem em Belo Horizonte, MG.

Nelson Pinnow, 63 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Três Lagoas – Novo, saindo da capela do mesmo, em Foz do Iguaçu.

Ormindo de Brito Lima, 72 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Valmir Cavalheiro, 70 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 2 do Cemitério São João Batista, em Foz do Iguaçu.

LONDRINA

Ademir Romero, 67 anos. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo das capela 3 do mesmo, em Londrina.

Adventino Nunes de Sá, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rolandia.

Alzira Caprioli, 61 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Primeiro de Maio.

Austro Luiz Belarmino, 64 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Jaguapita.

Carlos Kiyoshi Furuya, 64 anos. Sep. às 14 h, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da capela 1 do mesmo, em Londrina.

Daniel Emilio de Mello, 60 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Sertanópolis, saindo de capela do mesmo.

Darcy Teodoro da Silva, 64 anos. Sep. ontem em Londrina.

Domingos Guedes, 57 anos. Sep. ontem em Assai.

Eliana Aparecida de Paula, 36 anos. Sep. ontem em Cambe.

* * * * *As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]