• Carregando...
 | Letícia Akemi/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo/Arquivo

O pré-adolescente Victor D’Ambros, 13 anos, queria escrever um livro. Já tinha o esboço de alguns personagens; escrevia no seu ritmo o projeto de futuro. Mas nem sempre tinha tempo. A descoberta de um tipo de câncer agressivo mudou o seu dia-a-dia nos últimos três anos. Mesmo assim a rotina de hospital e tratamento não impediu que fizesse as coisas que mais gostava: curtir os jogos de computador, assistir às sessões de cinema, séries de televisão, e, principalmente, a leitura de livros - muitos títulos.

Capa do Viver Bem

Em 2013, Victor - na época com 12 anos - foi personagem e capa de uma matéria do Viver Bem. O tema foi “Leitura Terapêutica”.

Até 2012, Victor frequentou a escola regular. Os primeiros anos do Ensino Fundamental foram vividos no Centro de Educação Integral Heitor de Alencar Furtado, no bairro Campo Comprido, em período integral. Alegre e brincalhão, o convívio com a mãe era estreito, mesmo na escola. Kátia era a professora de educação física do CEI, na época. Até pela profissão, ela lembra-se de que incentivava Victor a praticar esportes. O menino fez de tudo um pouco: karatê, capoeira, futebol de salão e atletismo. Em 2012, enquanto frequentava o 6.º ano na Escola Estadual Ivo Zanlorenzi, participou da 1.ª Etapa da Corrida Infantil, no Centro Politécnico.

Era um garoto concentrado, quando ouvia burburinho no cinema ou no teatro, fazia “psiu”, com a maior simplicidade, conta a mãe. Aos sábados, Victor estava acostumado a participar de eventos culturais. Pela manhã, a presença no momento de leitura em uma livraria do shopping do bairro, com suas queridas contadoras de histórias Fauna e Flora, era uma das tantas alegrias.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail

obituario@gazetadopovo.com.br

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Era na leitura de obras de ação – o seu gênero preferido – que Victor viajava e conhecia um mundo que não era só seu. A mãe conta que o filho não gostava de pegar emprestado e ter que devolver. Queria as obras ao seu lado; para folhear nos dias e tempo disponíveis. Entre os favoritos estavam as séries Diário de Banana, Battlefield, Caçadores de Zumbis ou qualquer título com muita ação. Muitos também tinham versões em games. O último que estava lendo, mas enão terminou, foi Mochileiro das Galáxias.

Nas férias de junho de 2012, uma dor no pé levou à descoberta de um nódulo. Victor recebeu o diagnóstico de Sarcoma de Ewing, um tipo de câncer que atinge os ossos. As idas e vindas ao Hospital Erasto Gaertner e o tratamento necessário, o mais agressivo, fizeram com tivesse que sair da escola e buscasse se cuidar. Não podia se machucar em hipótese nenhuma, devido à baixa imunidade.

As aulas passaram a ser dentro do hospital, nos períodos em que precisou ficar internado. Mas a leitura compensava de tal forma que, ao retornar à escola para o 8.º ano, no primeiro bimestre do ano passado, recebeu elogios da professora de Português. Nesse ano terminaria o Ensino Fundamental.

Os livros, o computador e os games ajudaram-no durante o processo terapêutico, acredita a mãe. Victor não gostava de hospital, mas sabia que era necessário para o tratamento. “Meu filho acreditava na cura.” Mas a briga era desleal. Ultimamente, Victor andava mais cansado. Apesar disso, quando lhe perguntavam como estava, abria um sorriso e respondia confiante: “estou bem”.

Em janeiro desse ano, Kátia recebeu a notícia de que o quadro tinha evoluido. “Quando eu soube que não seria possível a cura, implorei a Deus que, quando chegasse a hora do meu filho amado partir, Ele não permitisse que meu anjo sofresse!!!

Para os que conviveram com o jovem Victor, ficou na memória o guerreiro que só deixou lembranças boas e saudades. Deixa a mãe Kátia, as avós, os tios, os primos, os padrinhos.

Dia 20 de fevereiro, aos 13 anos, de câncer, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 02/03/2015

Acacio dos Santos Ferreira, 66 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Pedro Ferreira e Aurora Pires Ferreira. Sepultamento ontem.

Ademir da Silva Santos, 42 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Alfredo Ferreira Santos e Lindalva Maria da Silva Santos. Sepultamento ontem.

Admilton Soares Lopes, 55 anos. Profissão: mecânico. Filiação: João Ernesto Lopes e Elvira Soares Lopes. Sepultamento ontem.

Alecsander de Souza Walter, 18 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Amauri de Souza Walter e Valdenice Aparecid Pereira Pinto. Sepultamento ontem.

Altilia Maria Barbosa, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim José de Oliveira e Elidia Maria de Oliveira. Sepultamento às 10h, no Cemtiério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Ana Maria Reichardt, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Christovam Reichardt e Arletha Reichardt. Sepultamento ontem.

Antônio Carvalho de Souza, 84 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Sebastião Carvalho de Souza e Emília Maria do Amaral. Sepultamento hoje, no Cemitério Tranqueira, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Abranches.

Antônio Damarate, 88 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Damarate e Izabel Damarate. Sepultamento ontem.

Antônio Dirceu Guimarães, 70 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Pedro Afonso Guimarães e Matilde Ferreira da Silva. Sepultamento às 10h, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério de Água Azul, na Lapa.

Aparecida Antônia Leonel de Aguiar, 64 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Lázaro Salvador Leonel e Olivia Sonego Leonel. Sepultamento ontem.

Arlindo Américo Farias, 64 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Manoel Américo Farias e Cipriana Maria Farias. Sepultamento às 10h, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Benedicta Tiozo de Carvalho, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Salveiro Tioso e Elvira Baratella. Sepultamento às 9h, no Cemitério Paroquial Umbará.

Benvindo Vaz Torres, 71 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Elpidio Vaz Torres e Nair de Lima. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Araucária.

Cristian Turra de Freitas, 20 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Pedro Andrade de Freitas e Zenilda Terezinha Turra de Freitas. Sepultamento ontem.

Cristiane Roman, 38 anos. Filiação: Arnaldo Roman e Adebora Gonzaga Roman. Sepultamento ontem.

Denise Lúcia Medeiros Bonierski, 34 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Ari Alves Medeiros e Nerci Maria de Aguiar Medeiros. Sepultamento ontem.

Devanir Elias, 54 anos. Profissão: pintor. Filiação: Antônio Elias e Orlanda da Costa Brisola. Sepultamento às 9h, no Cemitério Memorial da Vida, São José dos Pinhais, saindo da Capela Berti.

Dirce Marques de Abreu, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Marques e Josefa Marques. Sepultamento ontem.

Domingos Augusto Nazario, 67 anos. Profissão: analista de sistemas. Filiação: Felipe Nazario e Geny Pires de Camargo Nazario. Sepultamento ontem.

Eliza Nines Dionizio, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Fermino Nunes da Silva e Maria Rosário. Sepultamento às 14h, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Elizabeth Nejm Ribas, 59 anos. Profissão: professora. Filiação: Cyrton Ribas e Adelina Nejm Ribas. Sepultamento às 17h, no Cemitério Municipal Água Verde.

Elza Soares Guimarães, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Rausino Soares da Silva e Gertrudes Bernardino da Silveira. Sepultamento ontem.

Francisca Irene Neves, 78 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Angelino Neves e Sinhorinha Maria de Jesus Neves. Sepultamento ontem.

Francisco Brásílio, 52 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Roberto Brásílio e Santina Modesto. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Paranaguá.

Francisco Henrique de Albuquerque Maranhão, 67 anos. Profissão: gerente. Filiação: Eurico de Albuquerque Maranhão e Marina Faria de Albuquerque Maranhão. Sepultamento ontem.

Francisco Joel de Lima, 58 anos. Profissão: porteiro Filiação: Carlos Pinto de Lima e Elvira Ferreira de Lima. Sepultamento ontem.

Geraldo Manoel dos Reis, 57 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Manoel Minervina e Inês dos Reis Minervina. Sepultamento às 10h, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Imaruí, em Santa Catarina.

Islia Lobo de Andrade, 72 anos. Profissão: professora. Filiação: João Lobo de Andrade e Otília de Araújo Andrade. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Cemitério Municipal de Apucarana.

Ivanil Pereira Madruga, 61 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Ataliba Pereira de Jesus e Maria dos Praseres Madruga. Sepultamento ontem.

Ivone Niedzielski, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Froelich e Ludovina Froelich. Sepultamento ontem.

João Caetano da Silva, 70 anos. Profissão: motorista. Filiação: Francisco Caetano da Silva e Maria Ribeiro. Sepultamento às 10h30, no Cemitério Parque São Pedro.

João Machado de Oliveira, 71 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Aldivino Machado de Oliveira e Izilha Rodrigues. Sepultamento ontem.

Johann Kramer Kaffer, 27 dias. Filiação: Helton Jhon Kaffer e Francis Loren Kramer. Sepultamento ontem.

Jorge Luiz Ferreira Maciel, 48 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Maria Maciel e Francisca Ferreira Maciel. Sepultamento ontem.

José Antônio Bevilacqua Ponzi, 64 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Mário Arnaldo Ponzi e Maria Francisca Bevilacqua Ponzi. Sepultamento ontem.

José Carlos Ribeiro, 62 anos. Profissão: contador. Filiação: José Ribeiro da Silva e Elvira Maria Mendes. Sepultamento ontem.

José Maria de Oliveira, 52 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Roque de Oliveira e Donaria Oliveira dos Santos. Sepultamento ontem.

José de Assis Ribeiro, 69 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Francisco de Assis Ribeiro e Otília de Campos Ribeiro. Sepultamento às 16h30, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Condolências
Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]