• Carregando...
 | Thomas Samson/AFP
| Foto: Thomas Samson/AFP

Goste ou não, é preciso admitir que o jogo Pokémon Go é uma das maiores febres dos últimos tempos. Disponível no Brasil desde a última quarta-feira (3), o aplicativo da Niantic lança mão da realidade aumentada e leva os usuários – crianças, adolescentes e adultos – a caçar os “monstros de bolso” utilizando a câmera do celular e a duelar com outros jogadores.

Para ajudar o usuário a se tornar um verdadeiro mestre Pokémon, a Gazeta do Povo selecionou algumas dicas bastante úteis na hora de se aventurar pelo app. Confira:

1. Foque no comum

Embora a lista de Pokémons seja imensa, alguns deles são mais comuns que outros no jogo. A dica é que o usuário foque na captura dos primeiros, como Pidgey e Caterpie, pois eles evoluem mais rápido e fazem com que o jogador suba de level rapidamente.

2. Comece como Ash Ketchum

Por mais que haja uma infinidade de Pokémons, a vontade de iniciar o jogo com um Pikachu, como faz Ash Ketchum no desenho animado, é muito grande. Acontece que o monstrinho só poderá ser o primeiro do usuário se for utilizado um pequeno truque.

Logo que o jogador inicia sua jornada aparecem três bichos: Squirtle, Charmander e Bulbasaur. Ignore o trio e continue andando. Caso eles reapareçam, ignore mais uma vez. Depois de um tempo, aparecerá um Pikachu. Pronto!

Confira o vídeo produzido pelo site Game Informer que explica a tática:

3. Invista nos ovos e ande em linha reta

Às vezes, o usuário ganha ovos surpresa nas pokéstops – paradas espalhadas pela cidade e indicadas no mapa. Para chocar o item, é preciso andar dois, cinco ou 10 quilômetros, sendo que a raridade do Pokémon que vai nascer aumenta conforme a distância caminhada.

É importante que o usuário caminhe em linha reta. O progresso é maior se o jogador não dobrar esquinas.

4. Pontualidade

Embora sejam japoneses e não britânicos, os Pokémons costumam ser pontuais e aparecem com mais facilidade em horários “redondos” – como 15h, 15h30, etc.

Eevee, um dos Pokémons mais versáteisReprodução

5. Fique atento na evolução do Eevee

Versátil, o Eevee pode evoluir para três Pokémons diferentes: Flareon, Jolteon e Vaporeon. Em tese, não é possível escolher, e a transformação acontece como uma surpresa, após o usuário recolher o número necessário de candies para a evolução.

Há, porém, um truque. Se o nome o Eevee for trocado para Pyro, ele se transformará em um Flareon. Já se a troca for por Sparky, a evolução virá em forma de Jolteon. Por fim, o nome Rainer o fará se transformar em Vaporeon – um dos Pokémons mais raros de se capturar.

6. O ambiente importa

O sistema de localização do aplicativo é bastante inteligente. Caso você esteja em uma praia, aparecerão mais Pokémons de água. Já em parques bastante arborizados, haverá mais bichinhos dos tipos inseto e planta disponíveis.

7. Pode repetir

Pokémons repetidos podem ser bastante úteis. O jogador pode trocá-los por candies, itens que ajudam na evolução.

8. Conquiste um ginásio

Quando o jogador atinge o nível 5, ele consegue batalhar e conquistar um ginásio Pokémon. Para isso, é preciso ir aos locais indicados no mapa e desafiar o líder atual. Caso o ginásio esteja vazio, basta entrar e tomar o controle.

9. Preste atenção no círculo de captura

Quando o usuário encontra um Pokémon, o monstrinho aparece com um círculo colorido ao redor, que não está ali à toa. As cores indicam o grau de dificuldade que o jogador terá na captura e manutenção do bicho.

O círculo verde indica que o Pokémon permanecerá com facilidade dentro da pokébola, enquanto o amarelo simboliza uma dificuldade maior e o vermelho é para alertar que o bichinho dará trabalho.

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]