• Carregando...
 | Reprodução/Pixabay
| Foto: Reprodução/Pixabay

Você já teve a sensação de que sua Internet está mais lenta do que deveria? Para tirar a prova se a velocidade contratada equivale à velocidade real, o usuário pode contar com a ajuda de alguns sites e aplicativos que mostram a quantos megabits por segundo são realizados os downloads e uploads na máquina.

É sempre bom ressaltar que um megabit (Mbps) é diferente de um megabyte (MB). Embora seja possível utilizar a denominação “mega” para ambos, um byte é composto por oito bits.

A transmissão de dados, em termos de velocidade de Internet, tem como unidade o megabit. Se a sua Internet tem velocidade de 50 Mbps, por exemplo, a taxa de download de MB por segundo será de 6,25.

Confira sites e aplicativos em que você pode medir a velocidade de sua rede:

OpenSignal

O app gratuito está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. O teste é bastante simples: basta instalar o aplicativo e pressionar o botão indicado.

Speedtest

É possível utilizar o Speedtest de duas formas distintas. A primeira, é com a extensão do navegador Google Chrome, com design limpo e funcionamento intuitivo. Caso o usuário não seja adepto do Chrome, pode acessar diretamente o site Speedtest.net para fazer a medição.

Copel

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) também disponibiliza um teste de velocidade em seu site. Basta acessar a página e clicar em “iniciar teste”.

Netflix

O serviço de streaming de filmes e séries tem seu próprio site para medir a velocidade da Internet do usuário. No fast.com não há sequer a necessidade de clicar um botão. Basta acessar a página que a medição será iniciada automaticamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]