• Carregando...
 | Divulgação/
| Foto: Divulgação/

O Apontador lança nesta quinta-feira (3) o aplicativo Findrix, que permite ao usuário escolher pessoas para receberem mensagens de texto sobre seu paradeiro.

“Todo mundo já recebeu uma mensagem de alguém perguntando só ‘onde você está?’; algumas pessoas recebem o tempo todo”, diz Rafael Siqueira, diretor tecnológico do Apontador.

O app funciona como um mensageiro, à la Whatsapp, com grupos em que todos os participantes são atualizados dos locais cadastrados a que os demais chegaram. “Se eu quero falar para a minha mãe se já saí do trabalho e já cheguei em casa, não há necessidade de ela saber sobre outros lugares.”

Não é possível, por outro lado, escolher compartilhar a localização exata em tempo real (como fazem os aplicativos Glympse e Pathshare, a título de privacidade). “Queremos que a pessoa tenha controle sobre tudo o que quer compartilhar e com quem”. A princípio estará disponível só para iPhone -uma versão para Android deve chegar em dois meses, diz a empresa. O lançamento, que é global, já foi testado na Austrália.

Quem não tem iPhone pode ser cadastrado por um usuário do Findrix para que seja notificado por meio de mensagens SMS. Assim, mesmo quem não tem smartphone pode receber os alarmes.

Segundo o executivo, a ideia é que o app seja usado não só por quem quer tranquilizar parentes ou cônjuges, mas também por grupos de amigos durante viagens ou combinando saídas.

“Nos testes, as pessoas criavam grandes grupos e cadastravam bares da cidade. Assim, notificavam-se uns aos outros sobre onde estavam acontecendo as reuniões”, diz. “Também é muito legal para quem tem interesses em comum [com diversos locais de encontro], como esportes coletivos.”

Segundo ele, a empresa está em negociação com agências de viagens para que, por exemplo, pais possam ser notificados todas as vezes que o filho deixar ou chegar ao hotel ou ir a um parque de diversões.

O app é integrado a aplicativos de direção, como Apple Maps e Waze, para que quem é notificado possa ver facilmente o melhor caminho até o lugar notificado. Também dá para compartilhar uma notificação especifica por outros aplicativos, incluindo o WhatsApp, mas isso tem de ser feito manualmente, todas as vezes.

Siqueira diz que a Movile, empresa que controla o Apontador, têm como principais alvos os mercados brasileiro e americano. “Por isso que escolhemos a Austrália, cujo povo é descontraído, amigável, quase brasileiro, só que fala inglês.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]