• Carregando...
 | Reprodução/
| Foto: Reprodução/

Apesar dos esforços que têm sido feitos para tornar o universo dos emojis – rostos e símbolos que ajudam a expressar sentimentos nas mensagens virtuais -– mais inclusivo para o público feminino, a adolescente saudita Rayouf Alhumedhi, 15 anos, achou que as mulheres muçulmanas estavam pouco representadas pelos bonequinhos.

Para mudar a situação, a jovem criou figuras que utilizam o hijab, o véu islâmico e submeteu suas criações ao Unicode Consortium, organização sem fins lucrativos que fornece códigos pictográficos de emojis às empresas. Além dos emojis femininos, Rayouf, que reside na Alemanha, criou um masculino que porta o keffiyeh, lenço utilizado pelos homens no Oriente Médio. Atualmente, o mais próximo disso é uma figurinha de um homem com turbante.

“A adição de um emoji com hijab será um passo importante no campo da tolerância e da diversidade”, escreveu a jovem em um comunicado. “A peça carrega um significado espiritual muito forte para milhões de mulheres ao redor do globo. Reconhecer sua importância demonstrará que há apreço pela comunidade muçulmana”.

Na última terça-feira (13), Rayouf participou de um chat ao vivo na rede social Reddit, onde respondeu a dúvidas de internautas. No bate-papo, a garota falou sobre seu sentimento em relação ao uso do hijab.

“Pode soar estranho, mas quando uso o véu eu me sinto livre, pois estou no controle do que eu quero ou não mostrar [do meu corpo]”, afirmou. “Sei que algumas mulheres são forçadas a usá-lo, mas é uma minoria em relação às que usam porque veem beleza no ato”.

A ideia da adolescente surgiu quando ela quis representar seu grupo de amigas muçulmanas no iPhone, mas não encontrou nenhum emoji para isso. Rayouf afirma que chegou a escrever para a Apple relatando o problema, mas não obteve retorno.

O processo de aprovação do Unicode demora cerca de um ano e meio, de acordo com estimativas do grupo.

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]