• Carregando...
As estudantes Aline e Maria: uma rede social para cada uso | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
As estudantes Aline e Maria: uma rede social para cada uso| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

WhatsApp

Muitos jovens estão trocando o uso do email por mensagens mais rápidas, como as do WhatsApp. "Acho que o email está sendo extinto também. Porque tudo que posso fazer por email dá pra fazer por whats. Mas tem uma desvantagem, por email não tem que compactar os vídeos. Se acabar eu teria mais dificuldade de mandar arquivos, teria que usar mais o pen drive", afirma Aline Balhes, 14 anos.

Quase a metade (47%) dos brasileiros entre 9 e 16 anos usam a internet todos os dias ou quase todos os dias no Brasil. A maioria dos acessos ocorre na escola (42%), em casa (40%), na lan house (35%) e pelo celular (18%). E a atividade preferida da turma é acessar as redes sociais – mais de 70% têm perfil próprio em pelo menos uma delas. Os dados são da primeira pesquisa TIC Kids Online Brasil, feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Quanto mais velhos, maior a presença das crianças e adolescentes nessas redes. O porcentual de usuários com perfil próprio passa de 42% (9 a 10 anos) para 83% na faixa etária de 15 a 16 anos. O que a maioria argumenta é que as redes são um ponto de encontro entre os amigos. "Cada rede social é usada para uma coisa. Hoje eu uso Facebook mais para falar com a família e pessoas que estão longe. O Instagram é para ver as fotos dos meus amigos, o WhatsApp para mensagens rápidas e o Twitter, para contar o que estou fazendo agora", afirma a estudante Aline Balhes, 14 anos.

A migração entre as redes também é visível. Os jovens vão onde estão os amigos. O que pode significar, em médio prazo, a extinção do Facebook, como aconteceu com o Orkut. Pesquisa recente, realizada pelo banco de investimentos Piper Jaffray, mostra redução de 10% na presença dos adolescentes no Facebook na comparação dos números de março deste ano com o mesmo mês de 2012.

Entre as principais reclamações dos adolescentes que estão abandonando o perfil do Facebook estão a presença dos pais e familiares na mesma rede, o tédio, a quantidade de propagandas, o excesso de mensagens de amigos e o spam de jogos. "Já ouvi colegas reclamarem que agora os tios estão entrando muito no face e toda foto que a gente posta eles comentam", explica Isabella Carrilho, 14 anos.

A mesma pesquisa mostra que o número de mães com perfil no Facebook aumentou 22% entre 2010 e 2012. Metade dos pais assume que entra no Facebook para "cuidar dos filhos", 74% costumam conferir a timeline dos jovens. O destino preferido dos adolescentes que estão migrando do Facebook é o Tumblr. Hoje, 61% deles afirmam ser essa a sua rede social principal. Também foram citados como preferidos o Instagram e o Twitter. "Tem muito daquela rede social estar na moda, mas a gente gosta mesmo é de novidade, estamos sempre esperando coisas novas", conta a estudante Maria Luiza Mundim, 15 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]