Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

DADOS

Proteja e compartilhe os arquivos do seu computador usando a nuvem

Saiba como funcionam os serviços de backup e quais as opções gratuitas para você armazenar seus documentos

  • Cinthia Scheffer
Conheça algumas opções de armazenamento e compartilhamento de arquivos |
Conheça algumas opções de armazenamento e compartilhamento de arquivos
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Proteja e compartilhe os arquivos do seu computador usando a nuvem

Sabe todas aquelas fotos e músicas que você adora e aqueles documentos importantes que você guarda no disco rígido do seu computador? Eles estão sob ameaça. Pouca gente se dá conta disso, mas as má­­quinas estão sujeitas a roubos, curto circuitos, problemas técnicos, milhares de vírus e ou­­tros incidentes que, de uma ho­­ra para outra, podem acabar com toda a sua “memória digital”. Mas a proteção não é tão complicada quanto pode parecer – e o melhor, há muita opção de graça.

Com o crescimento da oferta de opções de armazenamento de dados on-line, grande par­­te dos arquivos de um computador pode ser guardada, sem custo, em servidores de empresas especializadas nisso – algo que já é muito comum para o mundo corporativo, mas que também pode ser apro­­veitado pelos usuários domésticos. Grande parte dos serviços utiliza a chamada “com­­putação em nuvem”: os dados ficam armazenados em servidores e podem ser acessados via internet de qualquer can­­to. Ou seja, benefício du­­plo: você guarda seus dados e ainda pode compartilhá-los.

“Backup é imprescindível. As máquinas estão sujeitas a problemas e alguns deles independem de ações do usuário”, alerta Rodrigo Ghedin, colunista do site TechTudo e editor da rede de tecnologia Gemind. “Vo­­cê faz seguro do carro e protege a casa. Mas a maioria das pessoas não se preocupa com a proteção dos conteúdos, embora possa estar a um clique de per­­der todos os seus dados”, aler­­ta o empresário Marco de Mello, presidente da Xangô, em­­presa especializada em se­­gurança digital que prepara um serviço de armazenamento de dados chamado de Lockbox, que deve ser lançado ainda este mês.

A nuvem é uma opção segura e relativamente barata de se fazer backup, defende Ghedin. “Hoje existem muitos serviços destinados a usuários domésticos, todos fáceis de usar. Vários deles oferecem cotas limitadas gratuitamente. Quando há cobrança pelo espaço extra, o va­­lor costuma ser baixo”, ex­­plica. Os sites Windows Live Mesh, Dropbox e Sugar Sync são algumas das opções mais populares (veja mais detalhes no box).

Sincronia e interatividade

Mantendo os arquivos na nu­­vem, eles também podem ser acessados de qualquer lugar – em alguns casos, até mesmo de aparelhos smart­phones. “As modificações feitas localmente são salvas em tem­­­­po real e os ar­­quivos passam a ser aces­­sí­­veis de qual­­quer com­­putador conectado à internet”, explica Ghedin.

O empresário Paulo César Albuquerque usa o DropBox há cerca de 2 anos – tem ba­­ckup de todos os arquivos im­­por­tantes do seu computador e ainda compartilha dados com parentes e amigos. Assim, ainda garante mais espaço grátis na nuvem. “Normalmente o ser­­vi­ço gratuito é para 2 GB. Mas cada vez que você convida amigos para compartilhar, ganha mais espaço. Hoje tenho quase 10 GB”, conta.

Uma das suas pastas é compartilhada com outros 47 amigos. “Por ela, compartilhamos vídeos e músicas, por exemplo. Mas você escolhe o que quer compartilha. O restante fico guardado e bem seguro.”

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Tecnologia

PUBLICIDADE