A decisão foi tomada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após ter sido alertado pela reportagem do Estado de S.Paulo sobre a quebra do sigilo do exame. Prova deve ser aplicada em 45 dias
01/10/2009 | 07:45 | Agência Estado atualizado em 01/10/2009 às 10:06Na tarde de quarta-feira (30) o jornal foi procurado por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado e no domingo. Propôs entregá-las à reportagem em troca de R$ 500 mil. "Isto aqui é muito sério, derruba o ministério", afirmou o homem.
Em todo do Paraná, 219.854 estudantes estão inscritos para fazer a prova do Enem, segundo dados consolidados do Inep. O exame seria aplicado em 594 diferentes locais em 98 dos 399 municípios do estado.
Quatro universidades paranaenses adotarão já neste ano a nota do Enem, de forma parcial ou integral, como critério de seleção para ingresso na graduação. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a nota do exame terá peso de 10% na nota final do vestibular. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Enem substituirá totalmente o processo seletivo, assim como na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), de Foz do Iguaçu. Já a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava, usará o Enem apenas para a seleção de candidatos para vagas remanescentes.
O diretor do Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Raul von der Heyde, afirmou na manhã desta quinta-feira (1º) que não haverá mudanças no vestibular da instituição por conta do adiamento das provas do Enem. A instituição usará a nota do exame nacional com peso de 10% na constituição da nota final do vestibular.
Segundo ele, se os prazos forem cumpridos dentro da estimativa do MEC, as notas do exame devem ser divulgadas ainda antes da divulgação do resultado do processo seletivo da instituição. “O adiamento, a princípio, é de 45 dias, o que deve jogar o Enem para os dias 14 e 15 de novembro”, explica Heyde. “Como o MEC dá um prazo de 60 dias para a divulgação das notas, teremos os resultados até o dia 15 de janeiro, uma semana antes da convocação dos aprovados, que está prevista para o dia 22”, diz.
No caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que este ano substitui totalmente o vestibular pela prova do Enem no processo de seleção, a convocação dos aprovados deve atrasar, segundo a assessoria de imprensa da instituição. A universidade informou nesta manhã que deve divulgar mais tarde um posicionamento oficial sobre as mudanças.
O Estado consultou rapidamente o material, para checar sua veracidade, sem se comprometer com a compra. Haddad, que diz nunca ter tido acesso ao conteúdo da prova, confirmou o vazamento ao consultar técnicos do Inep, órgão do ministério responsável pelo Enem. A comprovação da fraude se baseou em elementos repassados ao ministro pela reportagem, via telefone e e-mail. As questões originais estavam guardadas em um cofre, que foi aberto quarta-feira à noite para confirmar a informação.
O encontro no qual o Estado viu trechos da prova aconteceu quarta à noite, na zona oeste de São Paulo. O homem que telefonou para a redação estava acompanhado de outra pessoa. Eles disseram ter recebido o material na segunda-feira, de um funcionário do Inep. Afirmaram que o esquema de fraude tinha cinco pessoas.
"Ninguém aqui é bandido, ninguém tem ficha na polícia, nós dois temos emprego", disse o homem. Ele afirmou que recebeu o material "de Brasília, de gente do Inep, do MEC (Ministério da Educação)". Disse que viu na situação a oportunidade de ganhar dinheiro. "Não tenho motivação política." Ele afirmou que procurou um advogado para orientá-lo. "Registramos em cartório cópias das provas.
Seu companheiro, mais incisivo, cobrou o tempo todo da reportagem uma posição sobre o pagamento dos R$ 500 mil. "Isto aqui é muito grande, eu não quero correr o risco de morrer por nada." Diante da negativa da reportagem, ele se impacientou. "A gente vende isto aqui até por mais dinheiro", disse, revelando a intenção de procurar emissoras de TV.
Novo exame
O MEC tem uma outra versão da prova do Enem pronta para substituir a que foi cancelada. A expectativa do ministério é realizar o exame em 45 dias. Como a metodologia do Enem exige que as questões sejam pré-testadas, o Inep tem um banco com cerca de 1,8 mil delas. O exame mudou este ano para funcionar como vestibular unificado nacional: 24 universidades federais tinham abolido seus processos seletivos em favor do novo Enem.
Clique aqui e acompanhe as novidades sobre o vestibular unificado do Ministério da Educação
Os melhores preços estão aqui, clique e compare!
Powered by: Buscapé