• Carregando...
Márcia e Patrícia, moradoras da Colônia Cacatu, criada em 1917, entre Morretes e Antonina. | Antônio More/Gazeta do Povo
Márcia e Patrícia, moradoras da Colônia Cacatu, criada em 1917, entre Morretes e Antonina.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

O mundo passava por transformações no final do século 19. O Japão, após 200 anos de isolamento, abria as portas para o comércio exterior, mas enfrentava uma grave crise econômica. O Brasil, por outro lado, tinha recém abolido a escravidão e proclamado a República, e necessitava de mão de obra para trabalhar na agricultura.

Para atender à necessidade, em novembro de 1895, foi assinado em Paris, o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, pelos ministros plenipotenciários do Brasil na França, Gabriel de Toledo Piza e Almeida, e do Japão, Arasuke Sone. Foi o início das relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

Veja a programação para a celebração dos 103 anos da imigração japonesa no Paraná

Cacatu, no Litoral, foi a primeira colônia de japoneses no estado

O primeiro núcleo nipônico do Paraná nasceu em 1917

Leia a matéria completa

Os primeiros 781 japoneses, trazidos pelo navio Kasato Maru, no entanto, só desembarcaram no porto de Santos em 18 de junho de 1908, após 52 dias em uma viagem de 12 mil milhas, de acordo com a bibliografia de Claudio Seto e Maria Helena Ueda. Ainda no navio, eles ouviram os rojões das festas juninas e acreditaram que os brasileiros estavam lhe desejando boas-vindas.

Conheça a história da colônia Cacatu, localizada em Antonina

Márcia Ito e Patrícia Takassaki são descendentes das famílias que fundaram a primeira colônia de japoneses no Paraná, a colônia Cacatu, localizada em Antonina, no litoral do Paraná. Conheça a história da colônia e a luta das duas para manter viva a história quase 100 depois.

+ VÍDEOS

Os pesquisadores Maria Helena Uyeda e Cláudio Seto registram que momentos antes do desembarque, Shuhei Uetsuka escreveu o primeiro haicai no Brasil, que dizia “Nau imigrante, cortando oceanos: cascata seca”. Mais tarde, Uetsuka seria conhecido como “pai dos imigrantes japoneses no Brasil”.

A vida cultural de Curitiba estava em plena efervescência em 1909. O movimento simbolista – encabeçado por Emiliano Perneta e Dario Velloso – estava em sua época de consagração. Os curitibanos também se preparavam para uma vida moderna – composta por fotografia, gramofones, bicicletas e motocicletas. Conforme os pesquisadores Claudio Seto e Marina Helena Uyeda, os eventos no Passeio Público, as vitrines e diversões do parque Colyseu Curitibano faziam a alegria dos curitibanos na época.

É nesse contexto que três japoneses chegaram aqui em abril de 1909. “Neste ano, três japoneses passam pelo Paraná e encontram uma cidade que vivia momentos de transformação para o mundo moderno. No entanto, eles só passam a morar aqui em 1912, quando é criada uma Casa Japonesa, na Rua XV de Novembro com a Dr. Muricy”, detalha Maria Helena. Ainda naquele ano, outro japonês, Kinsuke Kato, veio trabalhar no cultivo do café em Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro.

Nesse meio tempo, uma campanha contra a presença dos japoneses foi iniciada pelo Diário da Tarde. No dia 14 de abril de 1909, o jornal estampou o artigo ‘Nada de japoneses” na primeira página. Isso, no entanto, não impediu que novas famílias chegassem na Fazenda Monte Claro. Ali, em 12 de dezembro de 1914, nasceria o primeiro nissei paranaense: Massao Nishikawa. No ano seguinte, as famílias Honda e Kuya chegaram em Cambará, na Fazenda Água do Bugre.

Em 1920 foi fundada em Cambará a Vila Japonesa, primeira colônia do Norte do Paraná. Ao mesmo tempo, mais pioneiros chegaram a Jacarezinho, Santa Mariana, Andirá, Bandeirantes e Cornélio Procópio.

A integração entre as raças ocorreu a partir de 1919, na Catedral de Curitiba, quando Shingo Matsuda casou-se com Magdalena Marchiori. Em 1920 nasceu Shingo Matsuda, primeiro mestiço paranaense.

A presença nipônica, no entanto, só se acentuou no Norte do estado a partir da década de 1930, quando Hikoma Udihara incentivou os imigrantes a se mudarem para o Paraná, onde não havia proibição de plantar café e as terras eram mais baratas que em São Paulo. Na região, participaram da fundação de Londrina, Assaí, Rolândia, Arapongas, Uraí, Maringá e outras cidades. “Trabalhando na agricultura, os japoneses deram uma importante contribuição para o desenvolvimento do Paraná, pois além do cultivo do café e do algodão também diversificaram a produção agrícola, implantaram diferentes técnicas e se uniram através de cooperativas”, conta Maria Helena.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]