• Carregando...
Texturas interessam muito aos bebês até o primeiro ano de idade. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Texturas interessam muito aos bebês até o primeiro ano de idade.| Foto:

Brincar com o bebê incentiva o desenvolvimento de uma série de habilidades. O problema é que muitas mães e pais simplesmente não sabem a importância das brincadeiras ou o que podem fazer para interagir com os filhos muito novos, com menos de 1 ano.

Segundo pesquisa de 2012 do instituto Ibope Inteligência em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, apenas 19% das pessoas consideram que brincar é importante para o desenvolvimento das crianças. Quando perguntados sobre o que fazem na prática para estimular o desenvolvimento do filho, 55% dos 2.002 entrevistados disseram que deixam a criança na frente da televisão, para que ela aprenda com desenhos e programas infantis. As brincadeiras nem aparecem nas respostas. Já para 4% deles, a criança de até 1 ano não precisa de estímulos, porque aprende sozinha.

Brincar desenvolve a habilidade motora e a percepção visual, tátil e auditiva.

Andreia Seyr coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Cecília Marques.

Mesmo que o bebê pareça não compreender os pais, é importante interagir. “A criança aos 2 ou 3 anos compreende muito mais palavras do que fala, o quê também ocorre com bebês: eles estão criando sinapses o tempo todo”, diz Maria da Glória Galeb, diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Curitiba.

Objetos do dia a dia, como tampas e latas, de diferentes texturas, podem ser divertidos, apesar de bebês dispersarem rápido. “O tempo de concentração deles é curto”, explica Camilla Oliveira, coordenadora pedagógica do Centro Educacional Marista Curitiba.

Dicas para estimular o bebê

Veja as atividades, do nascimento aos primeiros passos:

Bebês que ficam deitados

Coloque-o em frente do espelho e mostre a ele as partes do corpo. Uma dica é cantar aquela famosa canção que diz “cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé”, tocando a parte citada.

Leve-o embaixo de um “ginásio de atividades”, brinquedo em que se penduram objetos coloridos que se movimentam e fazem sons. Os penduricalhos devem estar próximos o suficiente para que ele possa tocá-los.

Bebês que sentam

Dê revistas e diferentes tipos de papel para o bebê amassar. Outra possibilidade é utilizar papel celofane colorido. O barulho vai atrair o bebê, assim como as cores e a transparência. Faça o bebê olhar pelo celofane amarelo e diga: “olhe, está fazendo sol”

Brinque de se esconder e aparecer por trás da porta ou do sofá. Até os nove meses, quando você se esconde, ele pensa que você sumiu. Quando o bebê percebe que você ainda está ali, ele acha a situação engraçada.

Passe tinta atóxica para pintura a dedo na mão e o ensine a fazer marcas no papel. Cuide para que ele não leve a mão à boca.

Bebês que engatinham

Ponha objetos a certa distância dele e chame a atenção para que tente alcançá-los.

Crie obstáculos para ele ultrapassar, com travesseiros, e faça-o brincar sobre texturas, como cobertores ou a grama. Faça-o engatinhar sobre circuitos espumados, estruturas com lombadinhas e pequenos degraus, fortalecendo pernas e os braços.

Dê um giz de cera grosso ou uma canetinha na mão e deixe fazer seus primeiros rabiscos em um papel grande no chão.

Bebês que andam

Neste momento ele já gosta de ficar embaixo da mesa. Ele vai adorar uma cabana de lençol.

Brinquedos de empurrar auxiliam no desenvolvimento motor do andar. Eles devem sustentar o peso da criança e ter resistência suficiente para ajudar no equilíbrio dos primeiros passos.

Bonecos infláveis, como o João Bobo, são muito atrativos.

Fontes: Brinquedos e Brincadeiras em Creches – Manual de Orientação Pedagógica e especialistas consultadas.

Bibliografia (zinha)

Conheça alguns livros que trazem ideias divertidas para estimular o bebê:

125 brincadeiras para estimular o cérebro do seu bebê

Editora Ground. Traz brincadeiras para estimular o desenvolvimento do cérebro do bebê do nascimento aos 12 meses. Toda sugestão vem acompanhada de informações sobre a pesquisa cerebral e uma discussão sobre a forma como a atividade em pauta promove a capacidade do cérebro do bebê.

Quem canta seus males espanta

Editora Caramelo. Quem não se lembra da música do Boi da cara preta? Ou da letra de Ciranda, cirandinha? As cantigas continuam emocionando diversas gerações, pois cantar ainda é uma das brincadeiras mais divertidas para as crianças (e para os adultos também). O livro vem acompanhado de um CD com 73 músicas infantis do folclore brasileiro.

Ciranda de cantigas: parlendas, quadras e quadras-adivinhas

Editora Ciranda Cultural. Reúne diversas cantigas de rodas, acalantos, parlendas, jogos e poemas de diversas regiões do Brasil. Também sugere brincadeiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]