• Carregando...
Em Curitiba, quase tudo pronto para o desfile da Independência | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Em Curitiba, quase tudo pronto para o desfile da Independência| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Mobilização

No Paraná, 16 mil ativistas prometem se manifestar em dez cidades

Quase 16 mil pessoas confirmaram presença via mídias sociais, até as 20 horas de ontem, nos protestos marcados para amanhã em dez cidades do Paraná. O maior ato deve ocorrer em Curitiba – 9,4 mil ativistas prometem se manifestar. A concentração está prevista para ocorrer às 8h30 na Praça Santos Andrade, no Centro da capital. De lá, os manifestantes vão seguir a partir das 9h30 rumo à Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, onde ocorrerá o desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

A manifestação chamada de "Operação Sete de Setembro" também está prevista para ocorrer em Cascavel, Londrina, Guarapuava, Pinhão, Santa Tereza do Oeste e Paranavaí. Estão marcados atos ainda em Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel e São José dos Pinhais.

Festa da Luz

A programação completa da festa está disponível no site www.festadaluz.org.br.

O Sete de setembro deverá ser marcado por manifestações em todo o Brasil. Atos organizados nas redes sociais já têm adesão de milhares de internautas. Estão previstos protestos amanhã em ao menos 149 cidades de todos os estados – dez são paranaenses, incluindo Curitiba. Na página do "Maior protesto da História do Brasil" no Facebook, que organiza informações sobre as manifestações, aproximadamente 398 mil pessoas confirmaram presença até as 19h30 de ontem.

INFOGRÁFICO: Saiba os serviços que vão funcionar neste feriado em Curitiba

O movimento intitulado "Operação Sete de Setembro", apoiado por grupos como Anonymous Brasil e Brasil Contra Corrupção, se apresenta como apartidário. Entre as principais reivindicações estão o combate à corrupção, a prisão dos condenados no julgamento do mensalão, a reforma tributária e o fim do voto obrigatório. As pautas foram votadas por meio de uma enquete online durante 14 dias e receberam mais de 26 mil votos.

No estado de São Paulo, há 40 cidades com manifestações programadas para manhã. Só na capital paulista, mais de 22 mil pessoas confirmaram presença no ato previsto para as 14 horas, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista.

Pelo menos quatro manifestações estão marcadas em pontos distintos do Distrito Federal, como Congresso e Museu Nacional. Em Brasília, cerca de 28 mil pessoas estão confirmadas em diferentes páginas da rede. No Rio de Janeiro, 16 mil pessoas são esperadas no protesto na Cinelândia. Até mesmo brasileiros que moram na Nova Zelândia e na Bolívia programaram atos em solidariedade às manifestações nas cidades de Christchurch e Santa Cruz de la Sierra.

Segurança

O governo do Distrito Federal vai reforçar a segurança para os eventos do Sete de setembro e deter manifestantes que estiverem mascarados ou escondendo o rosto e recusarem a se identificar, medida já adotada em outros estados. Somente da Polícia Militar haverá um aumento de 4 mil homens para atuar no desfile, no jogo Brasil e Austrália, em shows que ocorrerão na Esplanada dos Ministérios e nos protestos.

A estimativa da PM é que entre 40 mil e 50 mil pessoas participem das manifestações de rua. O secretário de Segurança, Sandro Avelar, afirmou que será pedida a identificação de quem estiver de máscara ou cobrindo o rosto de alguma forma. "Vão ter que se identificar ou serão retirados, será uma detenção para averiguação", disse, ressaltando que a Constituição vedaria o anonimato em manifestações.

Fim de semana terá desfile cívico e festa religiosa

Bruna Komarchesqui

Com expectativa de bom público, o tradicional desfile em comemoração à Independência do Brasil tem início marcado para as 9 horas de amanhã, na Avenida Cândido de Abreu, nas proximidades da Rua Jacy Loureiro, no Centro Cívico. A organização espera superar o público de 8 mil pessoas que foi assistir ao evento no ano passado.

Às 8h15, o governador Beto Richa fará a tradicional revista às tropas, acompanhado do general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, comandante da 5.ª Região Militar do Exército. Em seguida, 13 mil civis – alunos de cinco escolas municipais e 14 estaduais, além de membros das entidades civis Jeep Clube, Banda Racional, Banda Nova Kotekitai, Escoteiros e Mãos que Ajudam – dão início ao desfile cívico.

A programação segue até por volta das 11h30, com o desfile de veículos e soldados do Exército, Marinha, Aeronáutica e da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O encerramento será feito na Praça Dezenove de Dezembro, pela polícia montada. A organização não informou qual o tamanho do efetivo que participará do evento.

Festa da Luz

Já as comemorações do dia de Nossa Senhora da Luz, padroeira de Curitiba, começam hoje, com uma missa presidida pelo arcebispo dom Moacyr Vitti, às 18 horas, na Catedral Basílica. A celebração abre oficialmente a 5.ª Festa da Luz, promovida pela Arquidiocese de Curitiba, que prevê receber mais de 10 mil pessoas de hoje a domingo, no Largo da Ordem.

Após a missa, haverá uma feira com barracas de artesanato e comidas típicas, além de um show com o padre Reginaldo Manzotti, às 20 horas. A festa segue amanhã, com a Feira da Luz, shows de diversos gêneros musicais, apresentações folclóricas e missa às 18 horas. No domingo (dia da padroeira), além da programação cultural, haverá missa em cinco horários (8h, 10 h, 12 h, 15 h e 18 h). Uma procissão em honra à Nossa Senhora da Luz está marcada para as 17 horas, saindo da Paróquia Nossa Senhora do Guadalupe até a Catedral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]