• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Alunos, professores e servidores técnicos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciaram nesta terça-feira (27) a votação para a escolha do novo reitor da instituição. O pleito ocorre até quarta-feira (28). Cerca de 43 mil pessoas da comunidade universitária têm direito a voto. A maioria, em torno de 30 mil, é composta por universitários. Dois candidatos estão na disputa.

Segundo a Comissão Paritária de Consulta, organizadora da eleição, o pleito segue sem tumultos. Até esta tarde, a comissão ainda não tinha um balanço sobre quantos votos já foram realizados. As urnas utilizadas nesta eleição são de lona.

O chefe do setor de Ciências Exatas, Marcos Sunye, e o chefe do setor de Ciências Jurídicas, Ricardo Marcelo FonsecaDaniel Castellano/Gazeta do Povo

Dois candidatos concorrem ao cargo de reitor. Na Chapa 1 (UFPR que queremos), o representante é o professor Marcos Sunye, chefe do setor de Ciências Exatas. Ele tem como vice a pedagoga Andrea Caldas. Já na Chapa 2 (UFPR é nossa vida), quem encabeça a candidatura é o chefe do setor de Ciências Jurídicas, Ricardo Marcelo Fonseca. A candidata a vice é a professora Graciela Muniz, do setor de Engenharia Florestal.

Além dos campus em Curitiba e o complexo do Hospital de Clínicas, há urnas disponíveis nas sedes da UFPR dos municípios de Jandaia do Sul, Toledo, Palotina, Mirassol, Paranaguá e Pontal do Paraná. O horário de votação segue de acordo com o funcionamento de cada local. A maioria iniciou o processo às 8h e deve fechar às urnas às 22h. Confira todos os locais de votação da eleição.

A contagem dos votos deve ter início na noite desta quarta-feira, após o fechamento das urnas e transporte dos recipientes até o Teatro da Reitoria, o local da apuração. Todo o processo é manual e deve se estender durante a madrugada.

As eleições diretas para reitor da UFPR acontecem há três décadas. De acordo com a Comissão Paritária de Consulta, os votos das três categorias envolvidas na universidade – alunos, professores e técnicos, têm o mesmo peso de um terço da soma total.

Leia as entrevistas com os candidatos Marcos Sunye e Ricardo Fonseca.

Confira como foi o debate entre os dois candidatos na Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]