• Carregando...
Previsão para o estado é de chuva duradoura no fim de semana. | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Previsão para o estado é de chuva duradoura no fim de semana.| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Os paranaenses experimentaram nesta quinta-feira (9) uma trégua da chuva constante que cai nos últimos dias. Mas o sol não deve durar e o maior volume de água ainda está por vir. O Instituto Tecnológico Simepar alerta para a possibilidade de estragos por causa do grande volume de precipitação para os próximos dias. As chuvas devem vir sem grandes vendavais, porém intermitentes. Isso pode ocasionar deslizamentos e enchentes nos rios paranaenses.

O meteorologista do Simepar Tarcízio Valentin da Costa explica que o principal problema do excesso no acumulado de chuvas é o solo encharcado. “Como já está chovendo bem nos últimos dias, algum problema sempre ocorre. Deve voltar a chover forte a partir de sábado. O problema é que não deve ser chuvas temporais, mas vai chover continuamente vários dias. Provavelmente a causa disso seja uma influência do El Niño.”

A previsão é de que sejam mais de 200 milímetros até terça-feira em quase todas as regiões do estado. A média mensal para o estado geralmente fica nessa faixa dos 100 milímetros e qualquer quantidade de precipitação acima disso costuma causar problemas. O acumulado pode causar enchentes e alagamentos, especialmente na porção Sul do Paraná, segundo o Simepar. As áreas de maior risco são as cidades que ficam no entorno dos rios Iguaçu, Tibagi e Ivaí, que têm histórico de inundações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]