• Carregando...
Aplicativos para fazer exercícios, fazer compras, entreter-se... | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Aplicativos para fazer exercícios, fazer compras, entreter-se...| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Graças ao advento tecnológico e, devemos reconhecer, à vocação social do homem, o mundo está hoje mais acessível – mais precisamente a alguns toques de distância. Com um smartphone em mãos é possível comunicar-se e manter-se informado, fazer exercícios ou compras, trabalhar ou entreter-se. E se, há quem diga, ele criou demandas e hábitos desnecessários, também desenvolveu uma série de ferramentas que podem tornar o cotidiano mais simples.

Pensando nisso, a Gazeta do Povo selecionou alguns aplicativos para celular realmente úteis para o seu dia-a-dia:

Waze é um serviço de mapas e GPS alternativo ao Google Maps. O grande diferencial são as rotas adicionadas pelos próprios usuários, o que confere à ferramenta um quê de rede social. Assim, ao pesquisar por um trajeto no Waze, você pode interagir com outros usuários, enviar ou receber alertas e trocar informações sobre o caminho escolhido e o trânsito naquele trecho. Além disso, o aplicativo informa sobre o preço do combustível, acidentes, obras e bloqueios na estrada. Bônus: o Waze consome pouca bateria e espaço de armazenamento do seu aparelho porque boa parte da transmissão de dados acontece pelo GPS do celular.

Disponibilidade: gratuito para Android, iOS e Windows Phone.

Esse é um dos melhores aplicativos fitness disponíveis, com avaliação de 4,4 (de 5,0) no Google Play Store. O Endomondo possibilita o monitoramento de diversos parâmetros quando praticamos qualquer exercício físico (de corrida e ciclismo a dança e equitação). Como se assumisse o papel de personal trainer, o aplicativo permite que você acompanhe os resultados da atividade realizada, como distância, velocidade, calorias gastas e frequência cardíaca. Quer uma motivação para manter uma rotina de exercícios? Com o Endomondo você pode manter um diário de treinos, definir objetivos e participar de desafios compartilhados por outros usuários. Em seu perfil no site do aplicativo, é possível consultar suas estatísticas e acompanhar o progresso, além de trocar informações com os 25 milhões de usuários.

Disponibilidade: Gratuito para Android, iOS e Windows Phone.

O aplicativo é considerado um dos melhores serviços gratuitos para o aprendizado de idiomas. Ele oferece exercícios em Inglês, Francês e Espanhol e o usuário exercita seu conhecimento através de lições de conversação, compreensão de texto, tradução e desafios – o conteúdo é separado por temáticas, como escola, trânsito, natureza, trabalho ou lugares. Ao responder os questionários, cada resposta errada gera uma explicação. Graças à sua proposta de ensinar idiomas através de jogos, o aplicativo já conta com mais de 70 milhões de usuários em todo o mundo. Desde o ano passado, o Duolingo começou a desenvolver uma plataforma destinada às escolas que queiram incorporar a ferramenta em sala de aula.

Disponibilidade: Gratuito para Android, iOS e Windows Phone.

Muitas vezes conseguir um táxi é um tormento: ou não há táxis disponíveis na região onde você está ou a longa espera resulta em atrasos e outros inconvenientes. A ideia do 99Táxis é facilitar a vida do passageiro direcionando os pedidos para os cinco carros que se encontram mais próximos à região de onde o pedido foi feito. Dos taxistas que aceitarem o pedido, leva a corrida o que estiver mais próximo do local. Outra vantagem do aplicativo é a segurança: os taxistas são cadastrados mediante apresentação de documentação pessoal e do carro, enquanto os passageiros também são validados pelo número de telefone; além disso, o pagamento pode ser realizado previamente com PayPal.

Disponibilidade: Gratuito para Android, iOS e Windows Phone.

Esse é para quem tem o hábito de fazer compras pela internet e não aguenta desconhecer o caminho tortuoso do pacote até suas mãos: o Muambator é um rastreador e notificador de pacotes e encomendas. É fácil: após registrar sua compra no aplicativo, você pode verificar quando suas encomendas serão tributadas ou quando irão atrasar; acompanhar o trajeto percorrido pelo seu pacote também é mais simples, pois o sistema envia notificações a cada atualização, assim não é mais necessário consultar sistemas de tracking a todo momento. Com mais de 600 mil usuários, o Muambator já acompanhou mais de 10 milhões de pacotes no caminho para casa.

Disponibilidade: Gratuito para Android, iOS e Windows Phone.

Como o nome sugere, esse aplicativo cuida do seu precioso dinheirinho e ajuda a controlar as finanças pessoais. Muito bem avaliado no Google Play, o Money Lover permite separar despesas e receitas por categorias editáveis (casa, escola, cinema, supermercado etc.), gerenciando o fluxo do dinheiro. Além disso, o usuário também pode cadastrar lembretes sobre contas a serem pagas ou transações futuras. Outro ponto positivo é a ferramenta ‘Gestão de dívidas’, através da qual é possível organizar credores e devedores. Para quem tem dificuldade em cuidar do orçamento, o Money Lover pode ser um bom começo: o aplicativo é fácil de usar e tem funções práticas para o dia-a-dia.

D isponibilidade: Gratuito para Android, iOS e Windows Phone.

Duo de aplicativos para garantir maior autonomia no trânsito e mobilidade. Tem coisa mais chata do que caçar vaga de estacionamento na rua? O Let´s Park mostra quais estacionamentos estão mais próximos de você, indica a rota para chegar até o local e ainda informa os valores cobrados. Já o Moovit é um ótimo aplicativo para quem utiliza o transporte público (ônibus, trem ou metrô). Além dos horários de saída e chegada dos ônibus, o serviço mostra onde está o ônibus e que horas ele vai passar pelo ponto onde você aguarda. Não sabe como chegar a determinado lugar? O Moovit também oferece opções para trajetos pré-definidos, informando a distância e quanto tempo levará.

Disponibilidade: Gratuitos para Android, iOS e Windows Phone.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]