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A CAB Águas de Paranaguá, empresa subconcessionária dos serviços de água e esgoto da cidade, afirmou que o abastecimento de água no município do litoral paranaense já voltou ao normal. Cerca de 140 mil habitantes da região ficaram sem água desde a noite de quarta-feira (22) até o início da noite de sábado (25). A empresa divulgou a primeira nota oficial sobre os problemas apenas no final da tarde de segunda-feira (27). Neste mesmo dia, os moradores tiveram o sistema de abastecimento interrompido mais uma vez e, no final do dia, foi retomado.

O problema no abastecimento começou por causa da necessidade de manutenção de uma adutora, medida necessária para dar continuidade às obras de duplicação da PR-407, que liga a BR-277 à Pontal do Paraná. “Na semana passada, houve a necessidade de execução de uma intervenção para remanejamento da adutora que distribui água tratada para o Município de Paranaguá”, explica a nota. A adutora é responsável pelo fornecimento de água para 60% do município.

Moradores de Paranaguá estão sem água há três dias

O abastecimento da água em Paranaguá, no Litoral, está prejudicado desde a noite de quarta-feira (22), quando a CAB Águas de Paranaguá, empresa subconcessionária dos serviços de água e esgoto, interrompeu o fornecimento para realizar algumas obras de manutenção

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“Após a execução das obras ocorreram problemas técnicos, sendo que quando do reestabelecimento do fluxo de água em alta pressão, ocorreu o rompimento da tubulação executada pela concessionária de rodovias, necessitando o novo desligamento da rede e atuação das equipes da CAB para efetuar os reparos necessários na tubulação”, acrescenta a nota. Mas, segundo a CAB, os problemas técnicos estenderam a duração dos reparos, que só foram finalizados na madrugada de sexta-feira para sábado.

Por causa da baixa pressão do abastecimento, a água só chegou às torneiras, sem força, no início da noite de sábado. Na manhã de segunda-feira (27), a tubulação voltou a se romper e o fornecimento foi interrompido mais uma vez. Para amenizar a situação, a empresa efetuou alguns reparos emergenciais e o abastecimento foi normalizado ainda na segunda-feira (27). Mas, a

A CAB informou que vai avaliar uma nova data para que o problema seja resolvido definitivamente. “A solução definitiva se dará em momento posterior, sendo que esta passará por obras de maior monta, infelizmente decorrente das obras de melhoria da PR 407”, lembrou.

As casas que registrarem coloração escura na água devem entrar em contato com a CAB através do telefone 0800 6058 115 ou procurar a sede da empresa na Rua Vieira dos Santos, 333 – Campo Grande.

Obras na rodovia

A Ecovia, concessionária responsável pelas obras de duplicação da PR-407, também se posicionou sobre as obras na rodovia, por meio de nota.

“A rodovia estadual está com obras entre os seus primeiros quatro quilômetros, localizados entre os km 0 e 4. Na última semana, foi realizada a troca de uma adutora antiga por uma nova conexão. O trabalho realizado por uma empresa especializada contratada pela Ecovia e homologado junto à CAB Águas de Paranaguá, necessitou de manutenção. Caso seja necessário um segundo fechamento, conforme uma decisão da empresa de fornecimento de água, a Ecovia disponibilizará todo o operacional para solucionar a questão, em parceria com a CAB”, informou a concessionária.

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