• Carregando...
 | Reprodução/Facebook
| Foto: Reprodução/Facebook

Um vídeo divulgado no Facebook no último domingo (26) pela Militância em Ambientes Virtuais (MAV-Brasil), em que um morador de rua é abordado por dois policiais na praça Santos Andrade, Centro de Curitiba, levou a Polícia Militar (PM) do Paraná a emitir nota de esclarecimento. Até a manhã desta quinta-feira (30), o vídeo de três minutos tinha mais de 500 mil visualizações e 5,5 mil compartilhamentos. As imagens mostram o momento em que os PMs imobilizam o homem.

De acordo com a PM, o material publicado na rede registra apenas uma parte da abordagem e corresponde a uma solicitação de intervenção em uma briga entre os moradores de rua. O homem abordado teria a descrição apontada por quem denunciou a briga e, segundo a corporação, foi informado aos policiais que o suspeito estaria armado com uma faca. Com a reação do morador de rua, foram implantadas “técnicas de abordagem” e confirmado que ele não estava armado.

Ainda segundo a PM, o procedimento de abordar a população de rua também procura encontrar infiltrados em seu meio, como marginais ou até foragidos da Justiça.

O vídeo foi gravado por um jornalista que passeava no local com a esposa e amigos. Em nota, a MAV-Brasil alega que a publicação do vídeo era de interesse público e houve consenso da equipe sobre o uso de violência desproporcional no caso. Também afirmam que a abordagem revela métodos inadequados e falhas de formação da instituição.

Assista ao vídeo da abordagem:

Cinco amigos andando tranquilamente pelo centro de Curitiba em uma agradável tarde ensolarada. De repente uma viatura...

Posted by MAV on Domingo, 26 de julho de 2015
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]