• Carregando...
Temperaturas amenas predominam principalmente nos Campos Gerais e em Curitiba e Região Metropolitana,onde há variação de de 12ºC a 24ºC . | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Temperaturas amenas predominam principalmente nos Campos Gerais e em Curitiba e Região Metropolitana,onde há variação de de 12ºC a 24ºC .| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Depois de um fim de semana com clima de outono no Paraná, a estação das folhas secas começa oficialmente nesta segunda-feira (20), trazendo um tempo ameno ao estado. Em todas as regiões, o céu permanece encoberto em níveis variados ao longo do dia, de acordo com o Instituto Simepar.

No Litoral, a presença de chuviscos deve ocorrer principalmente durante a manhã. Já a temperatura deve variar de 20ºC a 26ºC, por causa de uma frente vinda do oceano. A variação é maior em Curitiba e Região Metropolitana, onde os termômetros devem ir de 12ºC a 22ºC .

O interior deve contar com a presença do sol, ocultado em alguns momentos por poucas nuvens. A região Norte do estado terá variação entre 15ºC e 27ºC, a Sul de 13ºC a 25ºC, e o Oeste de 16ºC a 28ºC.

Com o passar da semana, a previsão é de que as temperaturas subam gradualmente. As regiões Norte e Oeste terão tardes quentes mais para o fim da semana. Já no Leste, a transição acaba sendo mais lenta,ainda por causa da influência dos ventos do oceano, conforme explica Fernando Mendes, meteorologista do Simepar.

Outono 2017

As condições amenas devem se repetir com frequência durante o outono, que tem como característica a mistura de dias quentes e frios – padrão que deve acontecer novamente em 2017, segundo o meteorologista Cezar Duquia.

Também é comum que o Paraná tenha uma redução das chuvas durante a estação, segundo o Simepar. Apenas a região Oeste tem probabilidade de chuvas mais alta que o normal. Os dias quentes, enquanto isso, estarão presentes em intervalos mais espaçados, já que as massas de ar frio ficam mais persistentes sobre o continente e impendem mudanças bruscas nas condições do tempo.

Em maio, a chegada de massas polares no estado traz o risco de geadas. Por isso, dependendo da intensidade, há risco de danos à culturas como as do milho e do café, de acordo com Heverly Morais, pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]