• Carregando...
No dia 16 de fevereiro, cerca de 7 mil pessoas circularam pela Quadra Cultural: moradores reclamam do barulho e da sujeira | Walter Alves/Gazeta do Povo
No dia 16 de fevereiro, cerca de 7 mil pessoas circularam pela Quadra Cultural: moradores reclamam do barulho e da sujeira| Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo

Documento

"Assinei achando que era outra coisa", diz comerciante da região

O abaixo-assinado pedindo a transferência de local da Quadra Cultural foi enviado às secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, Fundação Cultural, Corpo de Bombeiros e Ministério Público. O próprio documento, porém, também é alvo de contestações. O organizador do evento, Arlindo Ventura afirma que houve má-fé dos responsáveis pela mobilização, que teriam coletado assinaturas dizendo que se tratava de um abaixo-assinado contra pichações na região.

O mal-entendido foi confirmado por comerciantes ouvidos pela Gazeta do Povo. Proprietária de uma padaria na Rua Carlos Cavalcanti, Andrea Engelhardt reconhece que assinou o documento achando se tratar de um movimento contra a pichação. "Assinei achando que era outra coisa. Eu até acho que, nesse movimento de revitalização da região, a Quadra Cultural só acrescenta. E como é um evento que ocorre só uma vez ao ano, não incomoda tanto", diz.

O aposentado Adelino Zanella, que mora em um prédio na Rua Paula Gomes, foi um dos organizadores do abaixo-assinado. Ele nega que o documento tenha sido alterado. "Fizemos dois abaixo-assinados. Um especificamente por causa da Quadra Cultural e outro ainda está rodando, para pedir melhorias para o bairro. Em hipótese alguma agimos de má-fé", garante Zanella. (RW)

Mudança

Réveillon Fora de Época troca a Praça da Espanha pelo Largo da Ordem

O Largo da Ordem irá receber, na próxima sexta-feira, o Réveillon Fora de Época, encontro improvisado via internet que nasceu na Praça da Espanha, no Bigorrilho. Oficialmente, a mudança de local ocorre devido às obras no entorno da praça (mais precisamente na Avenida Vicente Machado) "o que torna a região inviável pois coloca em risco a segurança dos participantes", segundo os organizadores.

A mobilização para o Réveillon Fora de Época ocorre pelas redes sociais. Mais de 9 mil pessoas haviam confirmado presença na página do evento no Facebook até as 19 horas de ontem. No ano passado, cerca de 20 mil "foliões" participaram do evento. Segundo a organização, ontem à tarde houve uma reunião com órgãos da prefeitura, que irão auxiliar com a infraestrutura de apoio, com o fornecimento de banheiros químicos, equipes de limpeza, ambulâncias e agentes de trânsito. O encontro está marcado para as 22 horas. (RW)

Dê sua opinião

Você acha que a Quadra Cultural, realizada no São Francisco, deve mudar de lugar?

Clique aqui e deixe seu comentário ou escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

Leia as regras para a participação nas interatividades da Gazeta do Povo.

As mensagens selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

  • A empresária Carla diz que a região não comporta o evento

A Quadra Cultural, evento que completou cinco edições neste ano, está no centro de uma polêmica. Folhetos produzidos por moradores e espalhados nas imediações da Rua Paula Gomes, no bairro São Francisco, onde ocorre a festa, dão como certa a transferência da Quadra, que leva apresentações musicais e teatrais à região, para outro local no próximo ano. Segundo o comunicado, a decisão foi tomada após um abaixo-assinado feito por moradores e comerciantes e já teria, inclusive, apoio da prefeitura.

A possível mudança, porém, ainda está cercada de impasses e um consenso entre os principais envolvidos – moradores, organizadores e prefeitura – parece distante. A Fundação Cultural de Curitiba nega que já haja uma decisão sobre a troca, mas reconhece que outras alternativas para a realização do evento serão buscadas.

De acordo com os moradores que organizaram o abaixo-assinado, foram coletadas cerca de 130 assinaturas, incluindo pessoas que moram e trabalham na região. Eles afirmam que não há estrutura para continuar recebendo o evento na Paula Gomes e reclamam do barulho e do lixo deixado por pessoas que estariam entre os frequentadores da Quadra Cultural, além de supostas pichações causadas após as apresentações. Uma alternativa, defendida por alguns moradores, é a transferência para as Ruínas de São Francisco.

"Não somos contra o evento. Queremos que ele continue, mas num lugar que comporte essa quantidade de pessoas", resume a empresária Carla Regina Bertoldi de Lima, proprietária de uma empresa de comunicação visual na Rua Trajano Reis.

"Brutalidade"

O organizador da Quadra e proprietário do tradicional O Torto Bar, Arlindo Ventura – o Magrão – se mostra irredutível quanto à permanência das apresentações no local onde tudo começou. "Não vou sair de um formato em que estamos valorizando a presença das famílias, tomando todo o cuidado e respeito com as pessoas. É uma brutalidade com a cultura local jogar um projeto desses no lixo."

Neste ano, a Quadra ocorreu no último dia 16 e recebeu cerca de 7 mil pessoas, segundo a organização. Entre as atrações, estava o cantor Jerry Adriani, um dos precursores da Jovem Guarda. "A Quadra Cultural é um patrimônio da cidade e precisa ser mantida. Mas entendemos que as reivindicações dos moradores são legítimas. Se trata de um evento privado que causa impacto na região. Vamos trabalhar para chegar numa solução com consenso", afirma o presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli.

Queda de braço

A pressão de moradores, que defendem seus espaços privados, já prejudicou outros eventos culturais e públicos em Curitiba. Acompanhe:

Desfile de carnaval

Nas décadas de 80 e 90, o desfile de blocos e escolas de samba de Curitiba ocorria na Avenida Marechal Deodoro e era sucesso de público, por se tratar de um local central e de fácil acesso. Mas o barulho e o uso de portas de lojas como mictório irritaram a vizinhança. O último desfile nesse local ocorreu em 1996. O evento foi transferido para a Rua João e Negrão e, posteriormente, para a Avenida Cândido de Abreu, onde permanece até hoje.

Pedreira Paulo Leminski

Utilizada para eventos culturais a partir de 1989, a Pedreira já recebeu atrações internacionais como Paul McCartney, David Bowie e Pearl Jam. No entanto, não recebe um show desde agosto de 2008. O lugar foi "congelado" depois que moradores do Abranches recorreram ao Ministério Público para reclamar do barulho dos show durante a madrugada e dos transtornos causados pelo público nas imediações. Depois de um longo impasse na Justiça, o espaço acabou sendo concedido para a empresa DC Set Eventos, que atualmente faz obras no local para que a Pedreira volte a receber shows.

Revéillon Fora de Época

O controverso evento pós-carnaval surgiu pela primeira vez há dois anos, na Praça da Espanha, no Bigorrilho, e logo suscitou discussões sobre a ocupação improvisada de espaços públicos, sem a intermediação da prefeitura. Comerciantes e moradores locais não economizaram nas críticas ao barulho e à sujeira na região. Este ano, o encontro será no Largo da Ordem e contará com o apoio formal de órgãos da prefeitura, como a Guarda Municipal e Setran.

Pré-Carnaval

Fundado em 1999, o bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis ganhou espaço ao longo dos anos e passou a reunir cerca de 15 mil pessoas no Largo da Ordem. Ano passado, um tumulto que acabou com quatro pessoas hospitalizadas e várias feridas após uma intervenção das polícias Civil e Militar trouxe à tona discussões sobre a organização e estrutura do evento. O bloco virou a página e, neste ano, um reforço no aparato de segurança garantiu que a festa ocorresse sem problemas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]