• Carregando...
Manifestante segura cartaz durante protesto em Paris. | Eric Gaillard/Reuters
Manifestante segura cartaz durante protesto em Paris.| Foto: Eric Gaillard/Reuters

A secretária-executiva da COP 21, a costa-riquenha Christiana Figueres, disse no domingo (29) que pontos do acordo sobre mudanças climáticas serão “legalmente vinculantes”, ou seja, terão força de lei entre países que participam da conferência da ONU em Paris.

“É claro que vai ser um acordo legalmente vinculante”, afirmou. “Mas é muito simplista achar que será da mesma maneira do Protocolo de Kyoto (1997). Isso é muito mais complexo. Nós temos diferentes níveis, natureza, de um acordo legalmente vinculante. O desafio é reunir todos esses aspectos. Não há um mais complicado que o outro”, ressaltou a dirigente da conferência que começa em Paris nesta segunda (30).

A expectativa é de que cerca de 150 chefes de Estado estejam na capital francesa para a abertura da COP 21. O evento termina oficialmente no dia 11 de dezembro.

Manifestações

Milhares de pessoas por todo o mundo participaram no domingo de uma série de manifestações contra o aquecimento global. O objetivo era para por pressão sobre os líderes mundiais reunidos em Paris.

No centro da capital francesa, a polícia lançou gás lacrimogêneo contra manifestantes, perto de onde os ativistas mais cedo formaram uma corrente humana. Mais de 200 foram detidos após confrontos com a polícia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]