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| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Pela sétima vez, o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, foi escolhido como o melhor do Brasil. A pesquisa é feita trimestralmente, desde 2013, e mostra que o principal terminal do Paraná se mantem no topo de satisfação entre os usuários. A nota chegou ao mais alto patamar desde que a pesquisa começou a ser feita: ficou em 4,72, numa escala que vai até 5.

Foram avaliados 15 dos maiores aeroportos do país, responsáveis pela movimentação de 80% dos passageiros. A cada trimestre, cerca de 14 mil usuários respondem aos questionamentos dos pesquisadores. A série histórica aponta que, ao longo dos últimos quatro anos, em geral a percepção é de que a infraestrutura dos aeroportos brasileiros melhorou significativamente, com 11% de evolução na nota média.

Apesar de ter liderado em onze dos 37 quesitos avaliados – e ter ficado em segundo lugar em outros 12 critérios –, o Afonso Pena decepciona muito quando o assunto é conexão de internet. A qualidade do serviço de wi-fi recebeu nota 2,58 – abaixo dos 3,42 da média nacional e que coloca o aeroporto paranaense na quarta pior posição. A limpeza, a cordialidade dos funcionários, a sinalização e a rapidez para a entrega de bagagens foram alguns dos destaques positivos.

O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, esteve no Afonso Pena na manhã desta terça-feira (24), para divulgar o resultado da pesquisa. Ele disse que, a título de reconhecimento, o anúncio dos números trimestrais da avaliação será feito no aeroporto vencedor.

Governador Beto Richa e o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, em coletiva no Afonso PenaMarcelo Andrade/Gazeta do Povo

Algumas das notas do Afonso Pena (na escala que vai de 1 a 5)

Inspeção de segurança – 4,85

qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem – 4,83

velocidade da restituição de bagagem – 4,81

tempo de fila no check-in – 4,77

disponibilidade de assentos na sala de embarque – 4,76

cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança – 4,74

entrega as bagagens íntegras – 4,71

limpeza dos sanitários– 4,63

disponibilidade de tomadas – 3,83

custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes – 3,11

qualidade da internet/wi-fi – 2,58

Foram ouvidos 720 usuários, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016

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