• Carregando...
Agentes penitenciários encontraram terra em uma das celas e desconfiaram do buraco na PEP1. | Sesp/
Agentes penitenciários encontraram terra em uma das celas e desconfiaram do buraco na PEP1.| Foto: Sesp/

Agentes penitenciários encontraram nesta quinta-feira (19) um túnel de cerca de 10 metros de extensão que levava em direção ao muro externo da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP1). O buraco foi encontrado quatro dias depois que 26 detentos fugiram e dois morreram em rebelião na mesma unidade prisional domingo (15) - outros três morreram depois, na tentativa de a polícia recapturá-los.

Presos já haviam cavado 10 m em uma das celas da PEP1.Sesp

Os reparos na cela onde foi feito o buraco já foram realizados e os detentos que estavam presos no local agora estão isolados. Além dos processos pelos quais já respondiam, eles responderão agora também por tentativa de fuga e dano ao patrimônio público.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), resíduos de terra foram encontrados no esgoto da sexta galeria da PEP1 por volta das 9h30 desta quinta. A partir daí, uma vistoria nas instalações da unidade detectou o túnel que direcionado para fora da penitenciária.

A fuga de domingo começou de madrugada, por volta das 3 horas, quando presos da Casa de Custódia de Piraquara (CCP) organizaram um princípio de rebelião para chamar a atenção dos agentes penitenciários e da Polícia Militar. Assim que a segurança foi concentrada na tentativa de conter o tumulto, o muro da penitenciária foi explodido. Os fugitivos conseguiram ao serem escoltados por aproximadamente 15 homens fortemente armados.

Segundo a Sesp, o grupo entrou em confronto armado com os policiais que estavam nas guaritas e com as equipes que se deslocavam para prestar apoio. A fuga de mais presos foi evitada após as forças de segurança conseguirem acessar o perímetro interno da PEP1.

Cinco dos fugitivos morreram em confronto com a polícia e um detento foi recapturado. Além disso, quatro pessoas envolvidas na fuga foram presas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]