• Carregando...
 | Brunno Covello/Gazeta do Povo
| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Depois de bater recordes de chuva em todo o Paraná, julho enfim se despede, seco e ensolarado, e dá lugar a um agosto que inicia também sem cara de inverno. O fim de semana será marcado pelo sol, céu sem nuvens e temperaturas elevadas em todas as regiões.

Nevoeiros

A frequência de nevoeiros no início das manhãs na região de Curitiba tem causado transtornos. Só nessa última semana, o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, teve de fechar e suspender pousos e decolagens três vezes devido à restrição de visibilidade provocada pela névoa.

De acordo com meteorologistas do Simepar, os nevoeiros se formam graças à combinação de umidade concentrada e baixas temperaturas e são um fenômeno bastante comum nessa época do ano. As condições devem melhorar na próxima semana com a queda dos índices de umidade.

De acordo com o Simepar, o veranico ocorre devido à presença de uma massa de ar seco sobre o estado e a circulação de ventos em altitude. Essas condições formam uma espécie de bloqueio atmosférico sobre toda a região Sul do país, impedindo que as frentes frias avancem sobre o continente e as desviando diretamente para o Oceano Atlântico.

Outra característica típica do clima curitibano deve ser percebida em diversos municípios nesse fim de semana: a amplitude térmica, condição meteorológica em que há uma grande distância entre as temperaturas mínima e máxima registradas em um mesmo dia. Na capital, a amplitude térmica média é de 10°C, sendo que o recorde aconteceu em setembro do ano passado, quando a variação chegou a 18,3°C.

Nesse sábado (1º), os termômetros de Curitiba oscilam entre 10°C e 25°C – e dá-lhe camadas de roupas para não passar frio ou calor. Outras cidades, não tão acostumadas com essa gangorra climática, também terão mínimas e máximas distantes entre si: na região Sul, União da Vitória deve ter temperaturas entre 10°C e 24°C; em Guarapuava, que deve registrar a temperatura mais baixa em todo o estado, a variação ficará entre 9°C e 25°C; nos municípios da região Norte o calor será mais intenso, e a máxima, digna de verão, fica com Paranavaí, que alcança 31°C ao longo do dia.

O sol e o calor continuam presentes no domingo (2), quando as mínimas sobem em todo o Paraná. Em Curitiba, dia bom para o programa típico de fins de semana de céu azul, ao ar livre: os termômetros marcarão 26°C; no Sul e Noroeste, temperaturas ainda mais elevadas, em Francisco Beltrão, chegam a 28°C, e em Maringá, a 29°C.

O início da próxima semana deve ser quente também. Na segunda-feira (3), pouca variação nos termômetros, mas o céu começa a ficar encoberto em todas as regiões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]