• Carregando...
Em Curitiba, calor pode chegar aos 26°C no domingo (30) | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Em Curitiba, calor pode chegar aos 26°C no domingo (30)| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Agosto deve se despedir como chegou: com sol, temperaturas elevadas, principalmente durante as tardes, e pouquíssima possibilidade de chuva. Esse cenário, de calor fora de época, que chega na esteira de uma frente fria avassaladora – cujos ventos atingiram velocidades de 107 km/h e causaram estragos em, ao menos, vinte municípios do Paraná – deve se estabelecer e dominar o clima durante toda a próxima semana.

Confira a previsão do tempo para a sua cidade

Estragos do temporal: falta de energia elétrica prejudica abastecimento de água em Curitiba e região

Leia a matéria completa

Se tudo continuar dentro do previsto, o mês de agosto vai terminar com temperatura média de, pelo menos, 17,3°C em Curitiba, o que significa 3,3°C acima da média normal para o mês na capital, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

E a previsão do Simepar é animadora para que gosta do sol e do céu azul. Ainda que exista a possibilidade de nebulosidade nos próximos dias, ela vai ser pequena e variável. Com isso, os termômetros alcançam até 30°C nas regiões Norte e Oeste, e 27°C no Litoral do estado neste fim de semana.

Enquanto nestas regiões a mínima fica na casa dos 14°C, em Curitiba as manhãs ainda devem ser geladas, mas não tanto como nesta sexta-feira (28), quando fez 8,5°C. A máxima na capital, nesta sexta, chega a 20°C, subindo gradualmente com o passar dos dias: 24°C no sábado, 26°C no domingo e 28°C na próxima segunda-feira (31).

Confira fotos dos estragos do temporal em Curitiba

Leia a matéria completa

Em Palmas, no Sudoeste, que teve a menor temperatura da sexta (4°C), o amanhecer também será frio, e deve subir, gradualmente, de 5°C a 8°C entre sábado e segunda-feira.

“O panorama é esse mesmo, de tempo estável e grande amplitude térmica”, explica a meteorologista do Simepar Ana Beatriz Porto, que confirma a normalidade da variação para esta época do ano. “Sem nuvens no período noturno há essa perda gradual de calor. Ao contrário, durante o dia, aquece mais”, complementa.

Mais frio por aí?

Embora a previsão aponte tempo bom e estável para os próximos sete dias, ainda não há como descartar a possibilidade de ingresso de novas frentes frias seguidas de massa de ar frio no estado. Mas, por enquanto, não há como prever se isso pode acontecer até a chegada da primavera, que começa às 5h20 do dia 23 de setembro.

Moradores e comerciantes contabilizam prejuízos na capital

Leia a matéria completa

“Certamente este mês de agosto está tendo um resfriamento bem menor se comparado aos últimos anos. O inverno vai chegando ao final e, claro, os eventos de ingresso de ar frio vão ficando menos favoráveis. Porém, não há como afirmar completamente e descartar a ocorrência de geadas”, afirma Ana Beatriz.

O calor acima da média não é fenômeno registrado apenas no Paraná. Em julho, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou que os seis primeiros meses de 2015 foram os mais quentes já registrados no planeta (desde 1880, quando teve início a medição).

Entre janeiro e junho, temperatura da superfície da Terra e dos oceanos ficou 0,85ºC acima da média do século XX, de 15,5ºC. O novo registro supera o recorde anterior, de 2010.

  • Sexta-feira de tempo bom em Curitiba
  • Capivara toma sol no Parque Barigui
  • Capivara toma sol no Parque Barigui, em Curitiba, na manhã desta sexta (28)
  • Sexta-feira com manhã ensolarada em Curitiba
  • Pessoas caminhando no Parque Barigui, em Curitiba
  • Sol leva pessoas a aproveitarem a manhã na capital
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]