• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O governador Beto Richa utilizou o Twitter nesta sexta-feira (28) para dizer que o número de pessoas prejudicadas pelo temporal de quinta-feira (27) poderia ter sido ainda maior caso o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) não tivesse emitido um alerta, 15 horas antes, sobre o risco de vendavais em todo o estado. O Simepar e a Defesa Civil do Paraná, porém, afirmam que a previsão foi feita pouco tempo antes das chuvas e que o alerta permitiu apenas a preparação de uma resposta aos danos.

Reprodução/Simepar

O alerta sobre o vendaval foi emitido pelo Simepar à população perto das 22 horas de quarta-feira, a partir de mensagens no site do instituto e nas redes sociais. A notificação também foi repassada algumas horas antes do temporal ao plantão da Defesa Civil Estadual. Em Curitiba, a tempestade começou por volta das 3h30 da manhã e os ventos atingiram intensidade máxima às 3h45, quando, pela medição do Simepar, chegaram a 59,76 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou 70 km/h. A passagem do fenômeno deixou muitos estragos para comerciantes e moradores da capital.

Segundo informações obtidas com o Simepar nesta sexta-feira, só foi possível prever o vendaval algumas horas antes de ele chegar ao estado. “Quanto mais severo e raro o evento, mais difícil se torna a sua previsibilidade. A frente fria que se aproximava do estado não era algo fora do normal, o mais significativo foi o deslocamento rápido do sistema pelo Paraná, com mudança grande no campo de pressão e temperatura, o que provocou rajadas de vento muito fortes. Entre a quarta à noite e a quinta é que ocorreu a aceleração dessa frente fria”, explicou um meteorologista do órgão.

O tenente Marcos Vidal, da Defesa Civil Estadual, diz que o órgão não chegou a informar previamente a população, até porque não havia dados sobre áreas específicas que seriam atingidas dentro dos municípios. “Com o alerta do Simepar conseguimos identificar os recursos que tínhamos a nossa disposição, o que seria preciso para dar um primeiro atendimento às equipes de prontidão, se precisaríamos de lonas ou motosserras, por exemplo”, afirma. “Não dá para identificar a área específica que vai ser atingida, diferentemente dos casos de enchente, quando já sabemos quais são as áreas de risco”, explica.

Pela internet, o Simepar informava na noite de quarta-feira que “uma ampla área de chuva, com pontos de tempestade, deve trazer um fim de noite e madrugada de quinta-feira de muita chuva no Estado. Há risco de temporais nas próximas horas, associados a ventos fortes, intensa concentração de raios e até mesmo precipitação de granizo em alguns pontos. [...] o alerta de temporais é válido para todas as regiões paranaenses. As chuvas serão intensas, mas não se concentram no mesmo ponto por muito tempo (pancadas rápidas)”.

Outro lado

Procurada, a assessoria de imprensa do governo do estado manteve a informação de que o Simepar emitiu o primeiro alerta com 15 horas de antecedência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]