• Carregando...
A estudante de pintura  Anna Rachel Czech e outros colegas fazem intervenção artística para pedir melhorias na universidade | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
A estudante de pintura Anna Rachel Czech e outros colegas fazem intervenção artística para pedir melhorias na universidade| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

Um grupo de alunos da Escola de Belas Artes do Paraná (Embap) e da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), que pertencem à Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizam na noite desta sexta-feira (6) uma manifestação artística para reivindicar melhorias para os estudantes e em apoio à paralisação dos professores e servidores das universidades estaduais. O protesto ocorre na Praça de Bolso do Ciclista, no centro de Curitiba, e começou por volta das 18h30.

Os alunos informaram que também estão em greve, tanto em apoio ao movimento realizado pelos professores quanto para reivindicar melhorias na estrutura da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - que engloba, além da Embap e da FAP, outras faculdades no interior e litoral do estado.

Conforme explica a estudante do curso de pintura da Embap, Anna Rachel Czech, a Unespar passa por problemas na estrutura oferecida à assistência estudantil, o que engloba a falta de Restaurante Universitário (RU), opção de moradia aos estudantes e transporte. “É uma forma de apoiar nossos professores e de mostrar que também estamos lutando por melhorias. Alguns de nós também serão professores”, diz.

A manifestação tem cunho artístico. Os alunos fazem intervenções com pintura e música para chamar atenção da sociedade e do governo para as reivindicações. No caso dos alunos de pintura, uma das formas de manifestação será a “tela viva”, na qual uma pessoa irá pintar a outra em uma tela que terá apenas a armação. “Quem será pintado segura a moldura e a outra pessoa vai pintá-la de verdade. É a reflexão da personalidade de uma espelhada na outra”, diz.

De acordo com a estudante do curso de Música da Embap Bianca Amante, duas bandas tocam no evento: Clan Mac Norse e São Pedro Não Gosta de Jazz. “Vamos mostrar nosso lado das reivindicações de uma maneira que não é tão rotineira, para contar o que está acontecendo nas faculdades da Unespar”, afirma.

  • Manequim é caracterizado para a manifestação artística dos universitários na Praça de Bolso do Ciclista
  • Alunos se reuniram para pedir melhorias na estrutura da Unespar
  • Faixa simboliza pedido por melhorias na educação pública do Paraná
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]