• Carregando...
Registro do enterro de Oswald Lopes: caixão em forma de pinhão | Acervo Cássio Santos Lopes
Registro do enterro de Oswald Lopes: caixão em forma de pinhão| Foto: Acervo Cássio Santos Lopes

Mármore dolomítico e diabásio. Uma dupla cujo nome soa estranho aos ouvidos, mas que marca presença nas calçadas curitibanas e em diversas cidades brasileiras. Melhor seria dizer “petit-pavê”, denominação das calçadas portuguesas, herança de nossos colonizadores de quem aprendemos a arte da cantaria, o entalhe das rochas. Em Curitiba, o petit-pavê se fez presente nas principais ruas e avenidas, nas quais o pinhão ocupa o papel de protagonista. Herança marcante que remete ao paranismo, movimento que buscou ressaltar a identidade do estado.

Capitaneado por Romário Martins, o paranismo encontrou nos artistas João Turin, João Ghelfi e Lange de Morretes a oportunidade para transformar temas como o índio, a flora e fauna paranaenses em expressão da identidade do Paraná. A Lange coube o cálculo e elaboração da forma geométrica para a representação do pinhão, semente da a araucária. Cada artista, à sua maneira, incorporou aos seus trabalhos a identidade paranista. Da paixão pelo estado, explícita no nome que adotou ao estudar na Alemanha, Frederico Lange foi o primeiro a suscitar o desejo de um enterro nada convencional: pediu para que fosse sepultado de pé, no cemitério de Morretes, sua terra natal, com o rosto voltado ao Pico Marumbi.

Um discípulo de Lange de Morretes também quis levar a paixão pela temática paranista ao túmulo. O pintor e escultor Oswald Lopes não só planejou como também executou o necessário para o seu sepultamento em um caixão em forma de pinhão. Bisneto de Cândido Lopes, tipógrafo carioca responsável pela fundação da Tipografia Paranaense, editora de nosso primeiro jornal – Dezenove de Dezembro –, Oswald foi também aluno de Alfredo Andersen e Guido Viaro. Lecionou no Instituto de Educação e foi um dos professores fundadores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde ensinou modelagem, além de ocupar o cargo de diretor do departamento de Belas Artes.

Desde a juventude, Oswald nutria a vontade de externar seu amor pelo estado. Aos 18 anos executou um molde em argila, no formato de um pinhão, que serviria como base para a execução futura do ataúde. Precavido, dois anos antes de sua morte, contou com o auxílio de seus alunos para colocar o projeto em prática e fabricar o caixão. Segundo o filho, Cassio Lopes, entre a finalização do sarcófago e o uso final, o artista utilizou o objeto como armário e ali guardava os pertencentes. Ao fundo do móvel improvisado, lia-se a frase “Meu enterro não deve ser fúnebre e sim festivo”. Também teve a preocupação de separar uma fita para amarrar o queixo e forrar um travesseiro com serragem, artifício para descansar a cabeça. Redigiu uma carta em que determinava quem seriam as pessoas encarregadas de transportarem seu caixão.

O pinhão-ataúde de ângulos retos traz uma riqueza em detalhes e remete ao longo processo de planejamento a que Oswald deve ter submetido sua última obra. Os pés, em formato de pinhas, elevam-no do solo. Grimpas estão posicionadas tanto nas laterais quanto na tampa do caixão. Cruzadas com uma pinha ao meio, elas formam uma cruz. Até mesmo as alças foram planejadas em formato de pinhão. São seis, três de cada lado. Tanto planejamento não evitou uma pequena intercorrência durante o sepultamento no Cemitério Municipal São Francisco de Paula: o caixão excedia a largura do túmulo, que teve partes quebradas para receber o ilustre artista.

Lista de Falecimentos - 04/10/2015

Arminda Sartori de Araújo, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Sartori e Esther Cesco. Sepultamento ontem.

Chrystian Miguel Cardozo dos Santos, 4 anos. Filiação: Luiz Alex dos Santos e Cristiane Cardozo. Sepultamento ontem.

Cleverson José Cardozo, 31 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Algacir Cardozo e Maria Rosa Cardozo. Sepultamento ontem.

Diego Ricardo Alberti, 31 anos. Profissão: motoboy. Filiação: Sérgio Ricardo Ciecielski Albert e Lindamar Beatriz Broeto Alberti. Sepultamento ontem.

Eloi Edson dos Santos Duarte, 32 anos. Profissão: vendedor(a). Filiação: Eluir Pereira Duarte e Maria da Luz Santos. Sepultamento ontem.

Genesia Zela Antônio, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Juvelino Zela e Benta Capeta Zela. Sepultamento ontem.

Honório Zatelli, 82 anos. Profissão: alfaiate. Filiação: Affonso Zatelli e Maria Zatelli. Sepultamento ontem.

Iraydes Esmanhotto Soares, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Isaias Esmanhotto e Felicidade Segala Esmanhotto. Sepultamento ontem.

Janir Rodrigues Goulart, 64 anos. Profissão: representante. Filiação: Acendor Rodrigues Goulart e Maria Figueiredo Goulart. Sepultamento ontem.

Jovita de Oliveira Obinger, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Ferreira de Oliveira e Olivia Pereira de Oliveira. Sepultamento ontem.

Juscelino Miguel Dias, 38 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Jeraldo Miguel Dias e Maria Mercedes de Souza Dias. Sepultamento ontem.

Leda Caetano, 69 anos. Filiação: Manoel Caetano e Maria Pacheco Caetano. Sepultamento ontem.

Luiz Zoreck, 73 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Antônio Zoreck e Emília Zoreck. Sepultamento ontem.

Maria Conceição Rocha Jardim Garcia, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gabriel Ferreira Jardim e Elvira da Rocha Jardim. Sepultamento ontem.

Maria Roseli Elias Portela, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Bonzito Elias e Josefa Cecília Portela. Sepultamento ontem.

Maria das Dores Borges, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Frncilizio Rosa Pinto e Maria Gomes da Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Morretes, saindo da Capela Nossa Senhora Aparecida - Cajuru.

Odair João Rodrigues, 67 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Bonifácio Rodrigues e Damázia Gomes Ribeiro. Sepultamento ontem.

Odette della Giacoma, 99 anos. Profissão: do lar. Filiação: Arlindo della Giacoma e Maria Motta della Giacoma. Sepultamento ontem.

Rubem Antônio Nogueira de Franca, 94 anos. Filiação: Ildefonso Stockler de Franca e Marina Nogueira de Franca. Sepultamento ontem.

Sylvia Roessle, 81 anos. Profissão: escriturário(a). Filiação: Gottlib Carlos Alberto Roessle e Hilda Roessle. Sepultamento ontem.

Wellinton Simioni Moraes de Lima, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: Pedro Moraes de Lima e Rosemeri Simioni. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]