• Carregando...

Ao menos 22 festas universitárias foram canceladas em Bauru (a 329 km de São Paulo) após a morte de um estudante em um evento “open bar” (com bebida à vontade) no sábado (28).

O estudante de engenharia elétrica Humberto Moura Fonseca, 23, passou mal depois de ingerir vodca na festa Inter Reps, realizada numa chácara da cidade. Segundo a polícia, ele teve um infarto.

As festas organizadas por repúblicas são tradicionais na cidade no início do ano letivo e muitas contam com o patrocínio de cervejarias.

Entre os eventos cancelados estão a “Recepção dos bixos da Faculdade de Odontologia da USP”, a “Acapulco volta às aulas” e a “Interbrejas - 7ª edição”.

A Polícia Civil vai usar um vídeo que circula pelas redes sociais como prova de que houve uma competição de ingestão de álcool entre os alunos. Os jovens aparecem nas imagens de coletes da Skol enquanto viram rapidamente copos de bebida. Um apito marca o início do “circuito alcoólico”, também citado em material de divulgação do evento apreendido pela polícia, que tem o logo da Skol.

Uma testemunha disse aos policiais que Humberto, que estudava na Unesp, ingeriu 30 doses de vodca durante a competição.

A Ambev, proprietária da Skol, lamentou o ocorrido, em nota, e disse que o consumo responsável é um de seus principais compromissos. A empresa não respondeu se patrocinou a festa.

Além de Humberto, outros estudantes receberam atendimento em unidades de saúde de Bauru após a festa. Três deles continuam internados, mas não há informação sobre seu estado de saúde.

A Inter Reps oferecia cerveja, vodca, energético e cachaça livremente a quem pagasse até R$ 42 pelo ingresso e não tinha alvará.

Dois organizadores do evento, os estudantes Luís Henrique Scafi Menegatti, 22, e Gabriel Juncal Prudente, 25, foram presos em flagrante no sábado, mas liberados por ordem judicial horas depois.

“Eles estão consternados”, disse o advogado Luiz Celso de Barros. Segundo ele, os jovens admitem que a festa tinha um circuito alcoólico com oferta de bebidas, mas dizem que outros alunos organizaram a competição, “comum” em festas universitárias. “Fugiu ao controle de tudo. Não esperavam essa consequência”, afirmou.

Comoção

Humberto foi enterrado em Passos (MG), no domingo (1º). Ele era da cidade e morava em Bauru, onde estudava. No perfil do Facebook, sua citação favorita é uma frase sobre bebidas: “Melhor morrer de vodca do que de tédio”.

O irmão dele, Henrique Moura Fonseca, usou a rede social para lamentar a morte. “Não tenho palavras para falar a falta que você fará em nossas vidas, ainda mais porque quem era bom com as palavras era você. Te amo meu irmão”, escreveu.

Também numa rede social, uma das participantes da Inter Reps contou que foi doloroso ver amigos inconsoláveis durante a festa por causa da morte do estudante.

“Somos uma geração hedonista, egoísta, irresponsável em busca de prazeres imediatos. E me incluo nisso, obviamente”, escreveu.

Por meio de nota, a Unesp lamentou o ocorrido e lembrou que a morte ocorreu fora das dependências da universidade, onde o consumo de bebida alcoólica é proibido. A universidade informou ainda que distribui folhetos e organiza palestras alertando sobre o perigo do consumo excessivo de álcool.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]