• Carregando...
Celestino Costella em entrevista a uma rádio do RS | Reprodução/Facebook da Rádio Veranense
Celestino Costella em entrevista a uma rádio do RS| Foto: Reprodução/Facebook da Rádio Veranense

Não poderia ter sido diferente: as atenções das centenas de pessoas que lotaram o ginásio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), campus de Bento Gonçalves, para assistir a uma cerimônia de formatura no último sábado (27) estavam voltadas a um senhor baixinho e de cabelos brancos em meio a dezenas de moças e rapazes de 20 e 30 e poucos anos. É que a noite era especial para Celestino Costella que comemorou o diploma da primeira graduação aos 90 anos. Depois de seis anos de estudos, ele colou grau em Pedagogia e recebeu o carinho não só da própria família, mas dos demais graduandos da noite. Único formando de Pedagogia, Costella celebrou ao lado dos formandos de Ciências Biológicas, Comércio Internacional e Ciências Contábeis.

“Meu coração está estourando de alegria”, disse, minutos antes de receber o diploma. O público vibrou como em final de campeonato quando Costella, acompanhado de uma professora, percorreu os cerca de 200 metros de passarela até o palco. Depois, ao som de música italiana, foi novamente aclamado quando se levantou e foi até a mesa de autoridades fazer o juramento, receber o diploma e sair exibindo o barrete na cabeça.

Todas as autoridades se levantaram para aplaudir a garra do nonagenário que, incansável, fazia viagens de cerca de duas horas, três vezes por semana, para ir estudar. O formando não conseguiu segurar a emoção. Já diplomado, enxugou algumas lágrimas enquanto assistia à colação de graus dos demais formandos. “Estou recebendo muitos elogios, não sei se é por causa da idade, eu nem sei se mereço tudo isso”, comentou.

Antes de iniciar na Pedagogia, ele cursou Educação de Jovens e Adultos (EJA) – havia parado de estudar na terceira série para ajudar a família na roça — , frequentou a Universidade da Terceira Idade, em Caxias do Sul, e fez curso de informática. Só então ingressou na graduação, depois de prestar uma prova. Frequentou as 3 mil horas previstas no programa do curso com raríssimas faltas e, para ajudar na compreensão dos textos mais complexos, contratou até uma professora particular.

Se a rotina de estudos pode parecer pesada para quem é jovem, imagine para quem tem 90 anos: morando em Veranópolis (RS), Costella viajava de ônibus até o campus da UCS em Bento Gonçalves para frequentar a sala de aula.

Passada a emoção da formatura, o formando celebrou a conquista com uma missa e um almoço para amigos e familiares no domingo (28). A celebração ocorreu na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, e a festa, na Sociedade dos Motoristas de Veranópolis. Além de marcar a conquista, o encontro serviu para lembrar os 90 anos de idade de Celestino e os 66 de casamento com Maria Sbrissa, 84, união que gerou 11 filhos e 15 netos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]