• Carregando...
Encontro do Code for Curitiba: dados abertos para a população. | Pedro Serapio / Gazeta do Povo
Encontro do Code for Curitiba: dados abertos para a população.| Foto: Pedro Serapio / Gazeta do Povo

Em atividade desde outubro de 2014, o Code for Curitiba já desenvolveu uma série de aplicativos capazes de organizar dados públicos e transformá-los em informação útil para o cidadão. A abrangência extrapola a fiscalização da política em estado mais bruto. O foco é mostrar ao cidadão como a estrutura pública pode facilitar sua vida. Selecionamos seis aplicativos nascidos dentro do grupo que carregam este DNA.

Kartão

Primogênito do Code for Curitiba, o aplicativo web foi criado para ajudar usuários do sistema de transporte coletivo da capital a encontrar locais onde comprar e recarregar cartões avulsos ou cartões de usuários e onde emitir a primeira via.

Vizin

É uma solução para ser usada por vizinhos que desejam, juntos, combater a violência no bairro e proteger uns aos outros. O aplicativo cria grupos de conversação e permite a gestão do aparato que já existe: monitoramento de câmeras de segurança, emissão de alertas de atividades suspeitas e integração com polícias e empresas de segurança privada.

Alunuz

Trata-se de uma plataforma educacional que visa a atender a qualquer cidade e estado interessado em aderir ao sistema. Ainda em fase de desenvolvimento, o Alunuz quer facilitar a vida de pais que buscam por uma vaga no ensino público para seus filhos, mapeando as unidades existentes na cidade e informando quantas vagas possuem.

Politikei

Seus criadores querem que ele seja a interface entre cidadão e poder. O Politikei vai funcionar em três eixos: promovendo o acesso a projetos de lei que passarão pelo crivo dos cidadãos, facilitando o monitoramento ao mostrar os votos e posicionamentos dos parlamentares, e convidando os parlamentares a dialogarem com os usuários.

Ponto de acesso

Outro xodó do Code for Curitiba, o Ponto de Acesso é uma plataforma de acessibilidade na qual serão mapeados todos os pontos de acessibilidade para pessoas com deficiência (usuários ou não de cadeiras de rodas). O inventário vai listar calçadas com rampas, estacionamentos, farmácias, hospitais, restaurantes e locais inadequados ou perigosos para os usuários.

Peace Labs

O foco é a responsabilidade social corporativa. A proposta é ajudar empresas a aprimorarem ações e projetos de cunho social. Para isso, os agentes envolvidos no projeto usam a tecnologia para aumentar a eficiência dos projetos desenvolvidos por empresas, ampliando o impacto da marca em determinado contexto e o retorno para a própria empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]