• Carregando...

Após os protestos de taxistas na última sexta-feira (25) contra os motoristas do Uber -aplicativo que disponibiliza transporte similar ao táxi - no Rio, o governo estadual intensificou as operações de combate ao transporte irregular de passageiros.

Agentes do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado) estão realizando operações no aeroporto Santos Dumont desde terça-feira (28).

Polêmica sobre o Uber coloca em foco regulamentação de novos negócios

Reação ao aplicativo de transporte traz à tona debate para equilibrar questões trabalhistas e tributárias do serviço

Leia a matéria completa

Projeto quer proibir Uber no Paraná

Leia a matéria completa

O órgão nega que as ações tenham como objetivo motoristas de Uber, mas em dois dias de operação, dez carros que trabalham para a empresa foram apreendidos.

Segundo o Detro, os veículos flagrados realizavam cobrança sem autorização e foram levados a um depósito público. Os donos dos carros foram multados em R$ 2.711,90, mais os custos com reboque e diária do depósito.

Em nota, a assessoria do Uber informou que a empresa “não concorda com essas apreensões porque o serviço prestado pelo motorista parceiro da Uber não é de táxi”. Para a empresa, “os parceiros têm que ter seus direitos constitucionais de trabalhar (exercício da livre iniciativa e liberdade do exercício profissional) preservados”.

Também nesta quarta, após um evento, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, disse que apoia a ação de combate.

“Isso é um problema da prefeitura. Quem legisla sobre isso é a Câmara. Mas eles estão ilegais porque quem transporta passageiros é taxista. Existem normas e leis que devem ser obedecidas. O que a prefeitura decidir, nós vamos apoiar.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]