• Carregando...
Arma que não mata: idéia é reduzir mortes em confrontos policiais | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Arma que não mata: idéia é reduzir mortes em confrontos policiais| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

A viatura do futuro, armas não-letais e lanternas com spray de pimenta e espuma. Essas são algumas das novidades apresentadas na Interseg – Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança, edição 2008. O evento ocorre no Estação Embratel Convention Center, simultaneamente com a 7ª Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul. O evento começou domingo e termina hoje. A expectativa é receber 5 mil visitantes.

A feira tem novidades para a polícia, empresas de segurança e para defesa pessoal. Neste caso, a atenção é para um falso celular que dá choque, equipado com lanterna e alarme. O Titan – uma imitação de telefone celular – custa R$ 120. O revendedor (www.policeshop.com.br) oferece ainda lanternas táticas que podem ser acopladas a armas.

Bala de borracha

Mas são as armas não-letais que se destacam como a possível solução do futuro diante dos índices de mortes registrados em confrontos policiais no país. No Paraná, por exemplo, a estudante Rafaeli Ramos Lima, de 21 anos, foi morta por engano numa ação da Polícia Militar, no mês passado. Ela foi baleada na cabeça em Porto Amazonas, na região dos Campos Gerais, quando voltava de um baile de formatura com um amigo. Se o policial usasse arma com bala de borracha (não-letal), ela poderia estar viva.

Segundo o fabricante Condor Tecnologias Não-Letais, esse tipo de munição incapacita momentaneamente o infrator, sem causar lesão permanente ou morte. Além disso, a bala de borracha calibre 12 garante precisão nos tiros disparados numa distância de 20 a 30 metros.

Viatura do futuro

Já a viatura do futuro é um veículo usado pela polícia com recursos tecnológicos capazes de captar imagens, como placas de veículos usados por bandidos, processar dados e receber informações de outros computadores, além de câmeras de monitoramento urbano.

Com a tecnologia, a viatura do futuro pode captar as imagens da câmeras instaladas na Rua XV de Novembro, por exemplo. Segundo a Motorola, responsável pela tecnologia usada, o veículo de ponta já é usado nos estados de São Paulo, Paraíba, Pará e Amazonas.

O carro é equipado com notebooks, rádios digitais, computadores de mão e outros produtos de segurança. O veículo é fabricado pela General Motors, em parceria com a metalúrgica Rontan.

* * * * *

Serviço

Interseg – Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para a Segurança Pública e 7ª Conferência da Internacional Association of Chiels of Police. Mais informações no site www.interseg2008.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]