• Carregando...
 | Arte: Felipe Lima
| Foto: Arte: Felipe Lima

O último adeus é dado em uma sala espaçosa, com baixa luminosidade, poltronas confortáveis e paredes pintadas em tons claros. À frente dos familiares e amigos, o caixão com o corpo do ente querido é colocado em uma base de mármore possibilitando a visão de todos os presentes. A última cerimônia é realizada rapidamente. Depois da despedida, o silêncio parece ser combinado entre os que estão reunidos. Vagarosamente a urna mortuária desce por um elevador – como se fosse um sepultamento simbólico. Aí sim, suspiros, choros e soluços começam a ser ouvidos no ambiente. O corpo segue para a cremação.

Em outra sala, o forno crematório já está preaquecido. Com exceção dos funcionários, ninguém mais acompanha o processo. As chamas são lançadas. Depois da primeira faísca iniciar a combustão, o fogo queima por cerca de três horas, em temperatura que chega a 1000°C, até a matéria se transformar em pó.

Ao fim da incineração, alguns pedaços de ossos ainda se mantêm intactos. Por isso são triturados em uma máquina, tornarem-se grânulos e são misturados às cinzas. Horas depois, a família recebe uma urna e cabe aos parentes dar a destinação desejada.

Apesar de ter se tornado comum nos últimos anos, a cremação é uma prática antiga. A cerimônia com fogo já era praticada por volta do século 10 a.C, quando os gregos utilizavam as chamas para dar adeus aos mortos nas guerras.

Destino das cinzas

Ana Paula Lima, gerente do crematório Angelus, do Sistema Prever, de Maringá, explica que são várias as opções para guardar a lembrança do familiar falecido. Segundo ela, muitas pessoas preferem depositar as cinzas em um columbário – uma espécie de câmara sepulcral instalada em um cemitério. Mas há quem prefira guardar em casa ou jogá-las ao mar.

Há também quem coloque em uma urna com sementes de árvores e húmus, para que uma nova vida floresça. Ainda há aqueles que “transformam” os restos do familiar em obra de arte. O material é enviado a um artista plástico que pinta quadros a óleo utilizando as cinzas. “Isso vai depender de como a família pretende preservar a lembrança”, afirma a gerente.

Prazo legal

Antes de o corpo ser incinerado, em conformidade com a legislação, é preciso aguardar um período mínimo de 24 horas, contadas a partir do falecimento. O prazo é dado para contestação judicial ou mesmo apuração de erro médico. Em geral, durante esse tempo o corpo é velado em capelas. Se a família abrir mão da cerimônia, o corpo pode ser guardado refrigerado em uma câmara fria a 4°C, antes de ser cremado.

Em algumas doutrinas, como o Espiritismo, o tempo de espera chega a 72 horas – período que, segundo a Federação Espírita Brasileira (FEB), a alma leva para se desprender do corpo.

Decisão particular

A decisão de o que fazer com o corpo após a morte é particular. O indicado, segundo a gerente do Prever, é que o desejo pela cremação seja registrado em cartório. Na ausência do documento, um parente de primeiro grau, em ordem sucessória (pais, cônjuge, irmãos, primos maiores de 18 anos), pode dar a autorização.

Em casos de assassinatos, quando há chances de se solicitar uma perícia ou mesmo exumação, o processo crematório só pode ser autorizado pela Justiça – mesmo diante da vontade da família. As cinzas não contêm componente genético, o que impede a realização de qualquer exame posterior, explica o médico legista Aldo Pesarini.

Custos

A cremação particular custa, em média, aproximadamente R$ 3 mil. O valor é mais baixo se comparado com o do sepultamento tradicional. Nele, além dos gastos com a funerária, há o preço do jazigo e os custos adicionais de manutenção.

Meio ambiente

Nos fornos crematórios, com recursos de alta tecnologia, a emissão de gases poluentes é nula e não há impacto ambiental, diz Ana Paula. Conforme o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a cremação impede a formação de líquidos da decomposição dos corpos, o que ocorre nos enterros em jazigos.

De acordo com o Sindicato dos Cemitérios Particulares do Brasil (Sincep), o país conta atualmente com 32 crematórios.

Lista de falecimentos - 05/09/2015

Ademar Souza de Assis, 23 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Airton Pires de Assis e Sílvia de Souza de Assis. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela do Cemitério de Porto AmozonasPR..

Ademir Góes, 58 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Ataide Góes e Dina Cascao Góes. Sepultamento ontem.

Ademir do Amaral, 63 anos. Profissão: vendedor(a). Filiação: Francisco Miguel do Amaral e Ana do Amaral. Sepultamento ontem.

Álvaro Moreira Mazzo, 92 anos. Profissão: jogador futebol. Filiação: Joaquim da Silva Moreira e Rozaria Mazzo Moreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Amazilis Cardoso Moser, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Rufino Cardoso de Moura e Osoria de Freitas. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Anete Wolanski Fernandes, 54 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Altair Wolanski e Laura Wolanski. Sepultamento ontem.

Antônio Alves, 40 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Noel Alves e Maria Salvina Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Capela Mortuária em Almirante Tamandaré -PR.

Arestides Roberto Rodrigues, 89 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Manoel Roberto Rodrigues e Otília Matias Cordeiro. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Ari Alves Bonfim, 91 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Manoel Bonfim e Lorezina Alves Bonfim. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Capela 02 Municipal São Francisco de Paula.

Carlos Alberto Moreira, 28 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Sílvio Souza Moreira e Izilda Zueli Moreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Mortuária de Porto Amazonas /PR.

Carlos Sipinski, 79 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: João Sipinski e Anna Sipinski. Sepultamento ontem.

Circe Aparecida da Silva Carvalho, 60 anos. Profissão: contador(a). Filiação: Nivaldo da Silva e Dejanira Batista da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Parque Iguaçu.

Claudinei Ribeiro dos Santos, 38 anos. Profissão: servente. Filiação: Odival dos Santos e Santina Ribeiro. Sepultamento ontem.

Diva Delphina Guimarães, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bortolo Dalpra e Callegari Dalpra. Sepultamento hoje, Colônia Faria (Colombo), saindo da Capela Municipal Santa Cândida - Capela 01 do Santa Cândida.

Domingos Posse, 88 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Ricardo Posse e Carolina Posse. Sepultamento ontem.

Douglas Hamilton de Queiroz, 91 anos. Filiação: Lauro Queiroz e Magdalena Cardoso de Queiroz. Sepultamento ontem.

Edinaldo Cícero Lima de Oliveira, 27 anos. Profissão: técnico enfermagem. Filiação: Pedro Prestes de Oliveira e Maria de Fátima Lima de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Jacarezinho (PR).

Eloides Prigoli de Oliveira, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Prigoli e Sílvia de Souza Prigoli. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da Capela Mortuária no Bairro Fazendinha Curitiba -PR.

Emma Gebauer, 82 anos. Profissão: gerente. Filiação: Luiz Gebauer e Emma Gebauer. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Francisco Afonso Barbosa, 68 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Francisco Olímpio Barbosa e Maria da Glória Massaneiro Barbosa. Sepultamento ontem.

Harry Destreich, 76 anos. Profissão: radialista. Filiação: Ewaldo Destreich e Ismenia Oestreich. Sepultamento ontem.

Henrique Lourenço de Souza, 1 mes(es). Filiação: Flávio C e Ana Paula Schroeder. Sepultamento ontem.

Ivo Michaloski, 73 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Francisco Michaloski e Marieta Michaloski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 04 do Àgua Verde.

Ivone Leal Viana, 49 anos. Profissão: copeiro(a). Filiação: Eugênio Leal Viana e Lurdes Rodrigues Viana. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), saindo de Parque das Araucárias-- Colombo (PR).

Izaltina del Latore Volanski, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro del Latore e Tereza Puiath. Sepultamento ontem.

Jesus Peres Zanatta, 74 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Alfonso Peres e Maria Zanatta. Sepultamento ontem.

João Anselmo Chueda, 73 anos. Profissão: motorista. Filiação: Antônio Chueda e Olinda Chueda. Sepultamento ontem.

João Cláudio Teixeira, 38 anos. Profissão: engenheiro(a) agrônomo. Filiação: Américo Teixeira Filho e Beatriz Romano da Silva Teixeira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela da Funerária Bom Jesus - Fartura / Sp.

João Ednei Negrello, 62 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Noel Negrello e Isabel Pedrina Negrello. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Umbará, saindo de Paroquial Umbará.

João Olavo de Vieira, 74 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Osório do Nascimento Vieira e Ermira Maria de Souza. Sepultamento ontem.

João Sampaio, 94 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Apolonio da Silva Ribeiro e Joaquina Alves de Sampaio. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela Nº 02 - Cemitério Municipal do Boqueirão.

Joaquina Ribeiro Picheth, 93 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Jayme Pinto Ribeiro e Albertina de Paula Faria. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Jorge Filakovski, 51 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Raimundo Filakovski e Iracema Martins Filakovski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista (São José dos Pinhais), saindo da Capela Berti - S.j.p /PR.

Jorge José Eduardo, 85 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: José Benedito Eduardo e Elidia Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Jorge Lúcio da Silva, 83 anos. Filiação: José Lúcio da Silva e Angelina Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

José Pereira da Silva, 89 anos. Profissão: auditor(a). Filiação: Luiz Pereira Ribeiro e Eliza Viana Pereira. Sepultamento ontem.

José Zavorne Sobrinho, 78 anos. Filiação: Francisco Zavorne e Francisca Tuchinski Zavorne. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de residência.

José dos Santos, 89 anos. Profissão: autônomo(a). Filiação: Basílio José dos Santos e Marcelina Lopes de Jesus. Sepultamento ontem.

Jovana Aparecida Ploger, 53 anos. Profissão: vendedor(a). Filiação: Oswaldo Ploger e Iolanda Felipe Ploger. Sepultamento ontem.

Lucas Rabello Matias, 2 anos. Filiação: Luiz Guilhem Matias e Maria Regina Rabello Matias. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.

Luiz Barbosa da Silva, 60 anos. Profissão: porteiro(a). Filiação: Jonas Barbosa da Silva e Sebastiana Maria de Jesus. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.

Maria Georgina de Carvalho, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ignácio Pedro de Carvalho e Anna Carvalho. Sepultamento ontem.

Maria Inês de Oliveira, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Lima de Oliveira Filho e Marina dos Santos de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de Ong- Rua Carlos Eduardo Martins Mercês- 31-Cic.

Maria Mercedes Martins, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Marcelino Martins e Emília Vieira. Sepultamento ontem.

Maria Oszika Hiurko, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Oszika e Martha Oszika. Sepultamento ontem.

Maria de Souza Rocha, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Vieira da Rocha e Luíza de Souza Rocha. Sepultamento ontem.

Mildo Luiz de Lara, 58 anos. Profissão: açougueiro. Filiação: Ramao Antunes de Lara e Rosa Ilda Befart de Lara. Sepultamento ontem.

Nair Antonieta Bastos, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Romualdo do Rosário e Maria de Aquino Rosário. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela do Cemitério Municipal de São Francisco do Sul Sc.

Otávio Hein Filho, 64 anos. Profissão: empresário. Filiação: Octávio Hein e Bernadete Polak Hein. Sepultamento ontem.

Paulo Henrique Rodrigues Silva, 35 anos. Profissão: frentista. Filiação: Paulo Roberto Rodrigues da Silva e Vera Lúcia Rodrigues da Silva. Sepultamento ontem.

Raquel Josefa da Conceição, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Josefa Delfina da Conceição. Sepultamento segunda-feira, 7 de setembro de 2015 às 17hh, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Capela, Ômega, em São José dos PinhaisPR.

Roberson Sílvio Pereira da Silva, 37 anos. Profissão: repositor(a). Filiação: João Pereira da Silva e Lina dos Santos Silva. Sepultamento ontem.

Rosa Lima do Nascimento, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Izidio de Lima e Amélia Soares de Andrade. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Terezinha Valente de Andrade, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Augusto Valente e Maria Joana Valente. Sepultamento ontem.

Valdir Tomaz da Silva, 43 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Lorisberto Tomaz da Silva e Tereza de Jesus Luiz Silva. Sepultamento ontem.

Vladislava Wojeicki, 65 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Izidoro Wojeicki e Angelica Wojeicki. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela Nº 01 - Cemitério Municipal do Água Verde.

Wilson José Marcílio, 57 anos. Filiação: Walter Marcílio e Luzia Erminda Marcílio. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Nossa Senhora do Carmo em Pguá -PR.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]