• Carregando...
Proposta  de comerciantes deve começar na avenida Vicente Machado, mas  expansão para outras localidades está nos planos | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Proposta de comerciantes deve começar na avenida Vicente Machado, mas expansão para outras localidades está nos planos| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR) e donos de estabelecimentos na avenida Vicente Machado se reúnem na manhã desta quarta-feira (18) com o prefeito Rafael Greca para apresentar propostas para otimizar a Operação Balada Protegida. Iniciada no último dia 12, a ação gerou polêmica após fechar bares na região a poucos metros da residência do prefeito.

E, apesar desse foco inicial na Vicente Machado, a ideia pode ser transportada também para outras localidades, como a Rua Trajano Reis, onde empresários já demonstraram preocupação com a segurança no entorno, como explica o diretor executivo da Abrasel-PR, Luciano Bartolomeu. “A Trajano e a Vicente são pontos críticos, mas também temos que dar espaço para o jovem. Se ele quer ocupar a rua, temos que dar a estrutura correta”, explica.

De acordo com Bartolomeu, a ideia é apresentar propostas de ações em conjunto entre a iniciativa privada e o poder público que ajudem a solucionar os problemas encontrados. Para isso, eles elaboraram um dossiê destacando os pontos considerados sensíveis nessas regiões e devem apresentar algumas sugestões de solução, como a instalação de banheiros químicos nas proximidades e a presença da Guarda Municipal durante as fiscalizações. “Muitos fiscais já foram ameaçados quando tentavam verificar a legalidade dos ambulantes que ficam por ali”, aponta o diretor.

Comércio ilegal

Esse comércio ilegal é uma das principais preocupações dos comerciantes, principalmente por causa do chamado “terceiro turno”, quando os estabelecimentos fecham as portas e o público continua na rua graças aos ambulantes. Para combater esse tipo de prática, a Abrasel-PR está lançando a campanha “Nós Somos Legais” para informar os bares e restaurantes dessas regiões sobre a importância de monitorar o que acontece ao seu entorno, além de incentivar as denúncias sobre qualquer ilegalidade identificada.

Já em relação ao barulho, principal reclamação envolvendo a Vicente Machado e a Trajano Reis, Bartolomeu destaca a necessidade da educação. Para ele, os próprios bares devem conversar com seus clientes para garantir a boa convivência com a vizinhança. “Mas se o som alto vier dos próprios estabelecimentos, tem de multar. Não tem outro jeito”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]