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A professora Taísa Valentin Silva, da Escola Municipal Augusto Staben, de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, vislumbrou no projeto Ler e Pensar uma oportunidade de ir além da tradicional prática de esportes na disciplina de Educação Física com seus alunos do 4.º ano. Para participar do projeto, a atividade desenvolvida teve como objetivo principal promover qualidade de vida para os estudantes.

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Para não restringir suas aulas às atividades tradicionalmente atribuídas na disciplina, a professora selecionou matérias da Gazeta do Povo que davam destaque para os cuidados com a saúde, especialmente das crianças. Os textos foram trabalhados em sala de aula e permitiram aos alunos se familiarizar com alguns conceitos como: alimentação saudável, atividade física, qualidade de vida e saúde.

Após a atividade teórica, todos partiram para a prática e, coordenados pela professora, desenvolveram atividades que afetaram não só a rotina das suas aulas, mas de toda a comunidade escolar. Em um piquenique no bosque, colocaram em prática o que aprenderam sobre alimentação saudável. Eles realizaram uma caminhada que iniciou na escola e percorreu parte do bairro e ainda aproveitaram o exercício para distribuir panfletos e incentivar as pessoas a fazerem exercícios físicos.

A escola promoveu uma feira do conhecimento para expor os trabalhos produzidos em sala, mas, principalmente, para envolver as famílias em jogos e brincadeiras saudáveis. Os alunos, em duplas com seus pais, participaram de campeonatos de betes, bolinha de gude, pebolim e pingue-pongue. Ao final, as duplas vencedoras receberam medalhas, momento que propiciou uma interação maior entre as famílias e o projeto desenvolvido na escola.

A Escola Municipal Augusto Staben é apadrinhada pela empresa Alcion Bubniack.

Mudanças de hábitos são para toda a vida

De acordo com a professora, as mudanças de hábito acontecem de forma gradual, porém, os primeiros passos já foram dados na Escola Augusto Staben. “As crianças mostraram um interesse enorme e muito aprendizado, tomando gosto pela prática da caminhada e dos alongamentos, mostraram-se também mais preocupadas com sua saúde e com a saúde das pessoas que as cercam”, afirmou Taísa, que ainda lembrou o encantamento de alunos e comunidade escolar por poderem unir leitura e atividades que extrapolaram os muros da escola.

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