• Carregando...
Bloco C da Unespar Paranaguá: entulhos ainda ocupam corredores. | Debora Mariotto Alves/Gazeta do Povo
Bloco C da Unespar Paranaguá: entulhos ainda ocupam corredores.| Foto: Debora Mariotto Alves/Gazeta do Povo

As aulas na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, começam na próxima segunda-feira (29), mas as obras de reforma do campus, que se iniciaram em outubro de 2014, ainda não foram concluídas. Para receber as turmas, a instituição usará salas de aula de dois colégios estaduais próximos ao campus, o Instituto Estadual de Educação e a escola Helena Viana Sundin.

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) informou que a parte emergencial da obra, que era conclusão de dois banheiros, está pronta. Também foram terminadas algumas salas de aula. “Mais de 50% dos alunos vão ficar no campus”, informou a Seti. Os estudantes dos cursos diurnos permanecem na Unespar, os que têm aula durante a noite serão divididos entre o prédio da instituição e as escolas.

São quase dois mil alunos, distribuídos por sete cursos: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, História, Letras (Português e Português-Inglês), Matemática e Pedagogia.

As aulas de Administração, História, Pedagogia e Matemática serão lecionadas no campus. O curso de Ciências Contábeis teve as aulas divididas entre o prédio da faculdade e o Instituto de Educação, que fica ao lado da Unespar. Já os acadêmicos de Letras vão ter que se deslocar até o Colégio Helena Viana Sundin, na Avenida Coronel José Lobo, próximo a zona portuária.

Entre os alunos, a notícia do início das aulas foi recebida com entusiasmo. “É uma felicidade para mim, começar as aulas do meu tão esperado curso. Agora é se dedicar muito para recuperar o tempo perdido”, disse Luana Biscaia de Oliveira, caloura de Pedagogia.

A Unespar Paranaguá vive uma situação peculiar: não houve um único dia letivo no campus. O conteúdo perdido nesse período vai precisar ser reposto, mas ainda não se sabe qual estratégia vai ser adotada. De acordo com a Seti, primeiro haverá uma reunião para decidir o calendário geral da Unespar, em todo o estado, e depois os professores vão se reunir para definir o calendário em Paranaguá.

Obras foram paralisadas mais uma vez

A reforma da Unespar Paranaguá começou em outubro de 2014 e deveria ter ficado pronta no início de 2015. No entanto, atrasos no pagamento da empreiteira fizeram com que o prazo se estendesse. As notas foram quitadas no final do mês de março, quando as obras foram retomadas. Na época, a Seti priorizou a reforma dos banheiros e de algumas salas de aula, o tempo de conclusão de toda a reforma foi estimado em dois meses.

Nesta sexta-feira (26), os corredores do bloco C da Unespar continuavam cheios de entulho e algumas salas de aula estavam sem porta. A Seti informou que a empreiteira voltou a paralisar a obra, mas, dessa vez, não haveria pagamento atrasado. De acordo com a secretaria, as notas vencem nos próximos dias e estão na programação de pagamento, mas a empresa de engenharia disse que só volta quando o pagamento for registrado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]