• Carregando...
Bolo sendo distribuído no parque Barigui em 2015: sobremesa é tradição do aniversário da capital há 15 anos. | Gelson Bampi/Divulgação
Bolo sendo distribuído no parque Barigui em 2015: sobremesa é tradição do aniversário da capital há 15 anos.| Foto: Gelson Bampi/Divulgação

Cem quilos de farinha de trigo, 90 quilos de açúcar e dois mil ovos. Esses são alguns dos ingredientes do tradicional bolo gigante do aniversário de Curitiba, cuja produção começa nesta quinta-feira (23) e terá surpresas na decoração e no recheio. A receita celebra os 324 anos que serão completados pela capital em 29 de março. Presenteado à cidade há 15 anos pelo Sindicato da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (SIPCEP), neste ano o bolo terá 600 quilos. O doce será distribuído à população em um evento no próximo domingo (26), no Parque Barigui, a partir das 15h30.

Leia também: Confira o especial do aniversário de 324 anos de Curitiba

A aposta do sindicato para a receita deste ano é a inovação. Além de abrir mão do recheio de frutas usado em nas edições anteriores, a equipe de produção decidiu fazer uma versão mais alta, para que fique mais parecido um legítimo bolo de aniversário. A decoração e o sabor que irá preencher a massa de pão de ló, porém, são surpresa.

Segundo Vilson Borgmann, presidente do SIPCEP, uma equipe de oito voluntários por turno passará toda a quarta-feira (22), separando e pesando os ingredientes para a produção. “Os cozinheiros vão produzir e assar a massa na quinta e na sexta, das 8h às 18h. Depois, no sábado, levamos o que foi feito até o Parque Barigui, onde montamos a estrutura do bolo com o recheio e fazemos a decoração”, explica Borgmann.

A previsão é de que o doce renda 6 mil fatias, servidas junto com refrigerante doado pela Coca-Cola Femsa. Para fabricar o bolo, serão necessários 100 kg de farinha de trigo, 90 kg de açúcar, 2 mil ovos, 7 kg de emulsificante, 4,2 kg de fermento, 130 litros de chantilly e 60 litros de calda - além dos ingredientes do recheio surpresa.

Para o trabalho, o presidente conta que o sindicato tem a mão de obra voluntária de estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Centro Tecnológico Positivo, que irão preparar a receita nas dependências do SIPCEP, no bairro Ahú. Já para organizar a distribuição, além de 30 colaboradores, o evento terá apoio da Guarda Municipal.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]